WWF e Abrasel promovem consumo consciente de pescados

0

Uma parceria firmada pela Abrasel com a WWF Brasil está promovendo o consumo consciente de pescados através da campanha “Do Mar à Mesa”. Ação será direcionada a pescadores, ao mercado e aos consumidores finais para que possam entender a importância de uma escolha responsável no cardápio.

Dezenas de espécies de pescados são capturadas diariamente no Brasil, muitas destas de maneira inadequada, correndo o risco de extinção destes animais. Pensando nisso, foi criada a campanha que visa estimular soluções para o consumo consciente.

De acordo com Gustavo Tino, 26% das espécies de peixes comerciais no Brasil estão em situação de sobrepesca. “Isso significa que são pescadas num volume maior que os bancos pesqueiros conseguem regenerar. Um bom exemplo é a sardinha verdadeira, principal espécie de pescado produzida por aqui: em 1973, ela tinha o volume de 228 mil toneladas e, em 2011, atingiu 75 toneladas. Ou seja, uma perda de dois terços do volume de pesca dessa espécie em pouco menos de 40 anos”, explica.

O aumento no consumo é outro fator que interfere nesses números. O consumo médio de pescados em 1960 era de 9,9 kg por ano, em 2012 esse número passou a ser 19,2 kg por ano. “Esses números mostram que temos que cuidar do tema e implementar medidas que garantam fornecimento sustentável para o futuro”, finaliza Tino.

Fonte: Abrasel

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

quatro × 4 =