Vitória

Muitas empresas são destaque positivo mesmo em cenário econômico instável

0

O ano de 2015 foi marcado por várias discussões a respeito da crise econômica e sobre o que fazer para driblá-la. Muitas empresas mostraram-se preocupadas com a situação. Muitas estratégias foram pensadas para que as organizações pudessem passar pelo período sem grandes prejuízos.

Também existiram vários casos de sucesso, casos esses que mostram que organizações conseguiram alcançar bons números, mostrando resultados bastante positivos. Reunimos aqui alguns exemplos de empresas que conseguiram lucrar e crescer, apesar do cenário econômico instável.

127% foi o crescimento do Grupo Giraffas® em inaugurações de restaurantes em relação à 2014. Com 430 unidades no Brasil e EUA, Grupo fechou 2015 com recorde de contratos assinados. São 40 novas lojas já confirmadas para 2016.

“Já temos mais de 40 lojas confirmadas para abertura em 2016, sendo 33 de Giraffas Brasil e 10 de Tostex. Não temos como negar que, com o ano desafiador que temos pela frente, é um número excelente para iniciar 2016”, explica Alexandre Guerra, CEO do Grupo Giraffas
“Já temos mais de 40 lojas confirmadas para abertura em 2016, sendo 33 de Giraffas Brasil e 10 de Tostex. Não temos como negar que, com o ano desafiador que temos pela frente, é um número excelente para iniciar 2016”, explica Alexandre Guerra, CEO do Grupo Giraffas

O Grupo Giraffas®, franqueador das marcas Giraffas® e Tostex®, já inicia 2016 com ótimas perspectivas para a sua operação no Brasil e EUA, além de resultados positivos do ano passado em comparação com 2014. Em 2015, o Grupo bateu recorde de contratos assinados. “Já temos mais de 40 lojas confirmadas para abertura em 2016, sendo 33 de Giraffas Brasil e 10 de Tostex. Não temos como negar que, com o ano desafiador que temos pela frente, é um número excelente para iniciar 2016”, explica Alexandre Guerra, CEO do Grupo Giraffas. O Grupo, que opera com 430 unidades e emprega mais de 9.500 colaboradores no Brasil e Estados Unidos, fechou o faturamento de 2015 em R$ 800 milhões e pretende investir R$30 milhões para abertura das novas unidades, além de gerar mais de 1.000 empregos.

Comparado com 2014, a marca Giraffas cresceu 127% em inaugurações de restaurantes. A rede chegou a praças relevantes como Patos (PB), Ipatinga (MG), João Pessoa (PB), Araranguá (SC) e Feira de Santana (BA). Nos Estados Unidos, somente a operação, cresceu 18% em comparação ao ano de 2014. A marca Tostex chegou a três capitais: Brasília, Goiânia e Rio de Janeiro.

Um dos principais diferenciais do Grupo Giraffas, que fez com que os resultados de 2015 se elevassem consideravelmente, foi a adoção de um novo posicionamento. “Em 2015, o Giraffas lançou o ‘Gostinho Brasileiro’, fortalecendo a bandeira de entregar arroz, feijão, farofa, saladinha e proteína para as famílias brasileiras. A verdadeira comida brasileira, com opções saudáveis e com preços justos para o dia a dia. Além disso, não investimos em campanhas com ações promocionais. Seguimos a estratégia de construção de valor para marca, fato que nos fez elevar a margem ao longo do ano, protegendo nossos franqueados”, ressalta Guerra.

Vale destacar ainda que, durante o ano, a rede investiu constantemente em inovações. Foram mais de 25 lançamentos de produtos, sendo que 20% do faturamento da rede em 2015 correspondem à venda dos novos pratos, sanduíches, sobremesas e acompanhamentos. O Giraffas também ficou entre as 25 franquias que mais engajam os franqueados, segundo pesquisa do Prêmio Bittencourt.

No final de 2015, completou um ano desde que o Giraffas descontinuou a linha infantil de sanduíches, reforçando seu compromisso com a educação alimentar das crianças brasileiras por meio do consumo do GiraPrato, linha infantil de pratos compostos por arroz, feijão, saladinha e uma proteína.

E os números de 2015 de Giraffas também foram destaque nos canais de mídia social da marca. Em setembro, a marca se aliou ao Burger King e participou de uma ação global em nome da paz mundial.  Os três posts que foram publicados sobre o tema resultaram num alcance total de 6,5 milhões de usuários, além de mais de 270 mil formas de engajamento, como curtidas, compartilhamentos e comentários em geral – sempre respondidos pela marca – além de aproximadamente 44 mil novos fãs.

Sobre o Tostex®. Fundado em Trancoso, na Bahia, em 2000, o Tostex® oferece o clássico sanduíche tostado adicionado de criatividade e inovação para todos em todos os momentos.
Em 2002, inaugurou uma filial em São Paulo. Em 2011, associou-se ao Giraffas®, rede brasileira de fast-food, e, em maio de 2012, abriu a primeira loja com um novo formato no Shopping Cidade Jardim. Seu principal foco é oferecer o perfeito sanduíche tostado que desperta sensações agradáveis, que traz lembranças da infância e da história de vida dos brasileiros. O cardápio do Tostex® conta com mais de 20 opções diferentes. Para conhecer mais sobre essa experiência, sobre os produtos e sobre as lojas, visite o site http://www.tostexoficial.com.br/ ou o facebook https://www.facebook.com/tostexoficial
Sobre o Giraffas®. Fundado em Brasília, no Distrito Federal, em agosto de 1981, o Giraffas®, rede multinacional brasileira de restaurantes, oferece a verdadeira comida brasileira, caseira, saborosa e criativa. Em 1991, adotou o sistema de franquias, tornando possível a expansão e instalação de restaurantes em 26 estados do Brasil. Em 2011, inaugurou seu primeiro restaurante internacional, nos Estados Unidos, na cidade de Miami. Hoje, já são 10 unidades na Flórida. Há mais de 10 anos, criou o GiraPrato, uma alimentação balanceada, saborosa e elaborada sob medida para as crianças. Seu principal foco é a diversificação dos produtos. O cardápio do Giraffas® conta com mais de 30 opções de refeições e 9 sanduíches diferentes, além de sobremesas e bebidas. A rede emprega mais de 9 mil pessoas no Brasil e EUA e possui mais de 410 restaurantes.  A rede é detentora do Selo de Excelência ABF Franchising há 12 anos e há 9 anos recebe a indicação ao Prêmio Top of Mind. Para conhecer mais sobre essa experiência, sobre os produtos e sobre os restaurantes, visite o site http://www.giraffas.com.br

Contramão

Na contramão da crise: em 2015, Consórcio União cresceu 12%. Administradora está presente em quatro estados e espera crescer mais 14% em 2016. Ao contrário da retração observada em diversos setores da economia, a procura de consórcios para adquirir casas, veículos e eletrodomésticos cresceu 1,9%, de janeiro a novembro do ano passado, com o registro de 2,15 milhões de novas adesões e negócios. Os dados são da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) e mostram que este foi um setor em recuperação, uma vez que, já em 2014, as vendas tinham recuado 7,9%.

O Consórcio União, presente nos estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, evidenciou a tendência e solidez do sistema, apesar da crise: vendeu 20% a mais cotas de imóveis, 11% a mais de cota de automóveis e 12% no geral (comparação 2014 e 2015). Para 2016, estima crescer R$ 14,3%.

Sobre o crescimento e a meta positiva, o diretor do Consórcio União, Rodolfo Montosa, comenta: “Boa parte dos brasileiros passou a levar em conta fatores diversos antes de realizar compras”, diz. “As dificuldades econômicas persistem e o consumo, culturalmente falando, está diferente. Passamos a pesquisar, analisar e comparar custos. Planejamento financeiro, atenção máxima ao orçamento e formação de poupança com objetivo definido são características da modalidade [consórcios] e se encaixam perfeitamente no contexto atual.”

BR Consórcios – Fundada em 2011, com o objetivo de unir e fortalecer operadoras de consórcios nacionais que desejam expandir sua atuação, em 2015, a empresa e suas seis associadas produziram R$ 860 milhões – crescimento de 16%. Para 2016, o crescimento previsto é na ordem de 15,6%. Além do Consórcio União, são associados o Consórcio Saga, Consórcio Santa Emília, Consórcio Lyscar, Consórcio Araucária e Rodobens Consórcios. As empresas possuem, juntas, uma carteira de mais de 80 mil clientes ativos.
Sobre o Consórcio União. A administradora foi fundada em 1977, tem sua sede comercial em Londrina (PR) e está presente em quatro estados brasileiros, por meio de seis unidades de negócios instaladas em capitais e cidades polo do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Atua auxiliando na construção de patrimônio em solo brasileiro e para quem vive no exterior, como Japão, Europa e EUA. Tem como marca registrada os seus serviços de apoio ao cliente e já entregou mais de 100 mil bens até os dias de hoje.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

três × dois =