Venda de suco de uva e espumante lideram setor vitivinícola

0

Por Redação FSN – 7 de agosto de 2014

O setor de vitivinícola brasileira registrou no primeiro semestre de 2014 resultado positivo de 1,99% em relação ao mesmo período do ano passado, com a comercialização de 172,7 milhões de litros de vinhos, sucos e derivados.

Os desempenhos das categorias de produtos, entretanto, tiveram comportamentos comerciais distintos no mercado interno. O somatório das vendas de vinhos de mesa, finos e espumantes registrou recuo de 5,98% frente ao mesmo período do ano passado, enquanto que os vinhos de mesa tiveram desempenho negativo de 6,23%, com a venda de 89,6 milhões de litros, e os vinhos finos, recuaram 5,79%, com 8,7 milhões de litros. Os espumantes, por sua vez, tiveram venda estável, com índice de 0,05%.

Os indicadores positivos dentro do setor ficaram por conta do suco de uva natural, que apresentaram alta de 18,68% no período. As vendas dos espumantes moscatéis também tiveram crescimento de 17,17%.

A previsão dos dirigentes do setor para o segundo semestre são de melhor desempenho em relação à primeira metade do ano. Entre os fatores citados para a avaliação está a perspectiva de manutenção em alta do comércio de suco, a retomada das vendas de vinhos e o reforço dos espumantes em função das festas de final de ano.

A importação de vinhos, por sua vez, registrou alta de 14,11% no primeiro semestre, frente ao mesmo período do ano passado. No total, ingressaram 35,6 milhões de litros de rótulos estrangeiros. Os indicadores foram positivos apenas para os vinhos tranquilos – que não são gaseificados –, com crescimento de 15,36%. Os espumantes estrangeiros, por sua vez, recuaram 8,54%.

Fonte: Portal Uai

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

5 × 4 =