Varejo prevê recuo nas vendas de natal

    Crescimento deve ser inferior ao do ano passado, é o que aponta especialistas

    0

    Com o PIB menor, comerciantes varejistas esperam um natal menos lucrativo. De acordo com projeções realizadas por entidades ligadas ao comércio, esse ano o setor terá um crescimento menor de vendas de natal. A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) espera um aumento de 2% no volume de vendas em relação a 2013. Já a Boa Vista SCPC, estima que o avanço será ainda menor, com 1,5%. O natal de 2013 teve o crescimento de 2,4% em relação a 2012.

    O desempenho inferior desse Natal é uma continuidade do que aconteceu durante o ano. Entre Janeiro e a primeira quinzena deste mês, o movimento varejista na cidade de São Paulo cresceu 2% em relação ao mesmo período de 2013.”É um movimento fraco que já era esperado”, conta o economista da ACSP, Emilio Alfieri.

    Dentre os motivos que levaram ao recuo no consumo estão: juros altos, queda na confiança do consumidor e crédito em desaceleração, que deve ser o pior desempenho registrado desde 2003. Marcel Solimeo, economista-chefe da ACSP, adiciona outros itens que devem interferir em 2015. “No ano que vem, deve ocorrer restrição no consumo por causa da renda e da massa salarial. Isso porque os reajustes salariais devem desacelerar em termos reais”, conta. Outra mudança citada pelo especialista é o impacto nos preços de produtos devido a disparada do dólar, além do reajuste de tarifas públicas e volta de impostos,como o Cide, que está sendo cogitado pelo governo.

    Fonte: Estadão

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here