Universidades nos Estados Unidos investem em cervejas artesanais

0

Com o mercado crescente de cervejas artesanais nos Estados Unidos, universidades têm investido em oferecer cursos. O mercado tem se fortalecido nos últimos anos e deixado o cenário de cervejas artesanais bem competitivo.

Para ter uma ideia, o número de cervejarias artesanais cresceu na última década de 1.500 em 2005, para 4.000 cervejarias só nos Estados Unidos, é o que afirma a Associação de Cervejeiros do país. De acordo com Gregory Dunkling, diretor do certificado on-line da Universidade de Vermont sobre negócios de cervejas artesanais, muitos negócios começaram há aproximadamente cincou ou dez anos. “Na época, um cervejeiro caseiro talvez fosse capaz de criar ótimas receitas, mas não tinha jeito para os negócios, então, ao longo do caminho, tinha que contratar gente de marketing, gestão ou vendas”, explica.

De acordo com Bart Watson, economista da Associação dos cervejeiros, conforme o nível de competitividade foi crescendo, a profissionalização também foi aumentando. “Certamente a demanda por pessoas de alto nível de conhecimento em cervejaria subiu e isso no lado dos negócios também. Eu acho que nós estamos vendo uma variedade de cursos que buscam maneiras de capitalizar isso”, disse.

Quem também investiu nos negócios foi a universidade estadual de Portland, no Oregon, que lançou um curso on-line sobre cervejas artesanais em 2013 e teve a turma lotada já na primeira semana. O diretor de comunicação da faculdade, Scott Gallagher, disse que esse programa de certificação se tornou um dos maiores sucessos na universidade.

“Nós descobrimos que há uma enorme quantidade de pessoas que querem um certificado. Elas não necessariamente querem fazer faculdade ou já têm um diploma e querem abrir uma cervejaria”, explica.

Fonte: Folha de S.Paulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

10 − 7 =