Unilever Food Solutions e Gastromotiva parceria de sucesso

    Unilever Food Solutions e Gastromotiva se unem para a disseminação de conhecimento e formação de profissionais

    0

    Uma importante parceria entre a Unilever Food Solutions e a Gastromotiva, que teve início no mês de maio deste ano, tem gerado retornos bastante positivos. As duas marcas têm atuado juntas para promover conhecimento e contribuir para a formação das pessoas. Somente neste ano, até o mês de outubro, foram realizados quatro encontros, que receberam o nome de “Na Real”. O último deles aconteceu no campus Anhembi Morumbi da Mooca. Cerca de 30 alunos da Gastromotiva marcaram presença. A Unilever participou falando a respeito do mercado de trabalho no que diz respeito à área de alimentação fora do lar e desmistificando os produtos industrializados.

    A dinâmica teve início com uma pesquisa feita com os alunos. Eles responderam o que sabiam sobre a Unilever e sobre os produtos da empresa, entre outras questões. Uma palestra com os chefs da Unilever aconteceu logo a seguir. Após a teoria, foi o momento de os presentes partirem para a prática. Divididos em grupos, os estudantes cozinharam com o auxílio de um chef da Unilever. Por fim, o encerramento contou com a degustação do que foi feito, em um animado happy hour.

    “A Unilever tem um plano global de sustentabilidade, que inclui melhorar a saudabilidade, diminuir o impacto e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade de vida das pessoas, o que significa também trabalhar com negócios inclusivos, como atuar em classes menos favorecidas. Dentro da Unilever, temos a divisão de negócios Unilever Food Solutions. Nessa área, temos como propósito liberar os chefs para fazer o que eles realmente amam, que é cozinhar. Quando nós olhamos isso, a parceria da Unilever Food Solutions com a Gastromotiva faz todo sentido. A missão das duas tem muita sinergia. Nós temos o plano de sustentabilidade e a missão da Companhia, e a Gastromotiva tem como uma das prioridades oferecer treinamento a pessoas menos favorecidas para que elas tenham oportunidade no mercado de trabalho. Essa parceria é muito importante. Ao mesmo tempo em que a Gastromotiva recruta pessoas para serem treinadas em técnicas culinárias ou dá ferramentas para que elas se tornem melhores empreendedoras, nós da Unilever Food Solutions conseguimos estar próximos de futuros profissionais que serão possíveis clientes e embaixadores da marca”, afirma Cristiane Naco – Diretora de Marketing de Unilever Food Solutions.

    Unilever Food Solutions e Gastromotiva
    Trabalho conjunto entre a Unilever Food Solutions e a Gastromotiva tem auxiliado os futuros profissionais

    O curso completo tem duração de três meses. Pessoas que têm entre 18 e 35 anos e que não fizeram graduação podem se inscrever. Além do módulo “Na Real” há, ainda, o “Empreenda”. “Para 2017, já temos confirmado um módulo “Empreenda”. A Unilever Food Solutions participa ao fim de cada ciclo com aulas em que os aspirantes a cozinheiros conhecem oportunidades de mercado e o papel da indústria. Nessas sessões, conseguimos ajudá-los a desmistificar o papel das empresas e dos alimentos industrializados. O retorno no curto prazo efetivamente foi poder fazer mais pelos outros e que para nós, funcionários Unilever, pareciam tarefas básicas. E, de fato, está sendo muito gratificante. No módulo chamado “Empreenda”, a gente sente que falta melhor conhecimento de como fazer a gestão e um plano de negócios, por exemplo. Por isso, mostramos, por exemplo, como fazer fluxo de caixa”, explica ela.

    Cristiane destaca que o principal benefício da parceria para a Unilever Food Solutions é a criação de vínculos com os participantes e futuros profissionais, tornando-os futuros embaixadores da empresa e também das suas marcas. “E os alunos da Gastromotiva têm a oportunidade de aprender dentro da indústria e de estarem próximos à realidade do mercado de trabalho, além de receberem dicas e instruções de profissionais já muito experientes no setor”, diz ela.

    A diretora de marketing revela que há diversos planos relacionados ao programa, sendo que um deles inclui levá-lo até outras partes da América Latina. “Estamos bastante alinhados com o time global”, diz ela. O próximo país a contar com esse programa será o México, no ano que vem. Posteriormente, será a vez da Argentina, à medida que a OSCIP for se expandindo para esses países, conforme explica a profissional. “Globalmente, a Gastromotiva é uma das organizações melhor reconhecidas pela inclusão social por meio da gastronomia. Vamos colocar todos os módulos e tutoriais no nosso site para amplificar o alcance para mais operadores e empreendedores, para que mais pessoas consigam adquirir esse tipo de conhecimento”.

    Destaques Unilever Food Solutions e Gastromotiva

    Ambas as marcas possuem uma série de características que as fazem ser diferenciadas no mercado. Cristiane destacou algumas delas. “A Unilever Food Solutions tem como um dos principais pilares a capacitação profissional e o desenvolvimento do mercado de alimentação fora do lar. A Unilever Food Solutions oferece gratuitamente o treinamento de Segurança do Alimento por meio da plataforma digital: www.unileverfoodsolutions.com.br. O treinamento promove uma orientação completa e eficiente sobre a gestão de riscos e controle de processos. Essas mesmas técnicas e dicas são utilizadas nas principais cozinhas de sucesso de todo o mundo. Com o treinamento, o operador aprende as boas práticas que garantem alimentos mais seguros e que ao mesmo tempo cumprem à risca as regras exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Hoje, todos esses cuidados com os alimentos já são mais do que uma necessidade: são um interesse e um direito dos clientes”, ressalta ela. “E a Gastromotiva é uma OSCIP que busca transformar a vida de pessoas em vulnerabilidade social pela culinária. Para isso, a Gastromotiva dissemina o potencial do Movimento da Gastronomia Social, por meio de palestras, eventos e outras experiências inovadoras, além de oferecer um curso de capacitação para jovens talentos e apoio a microempreendedores. A Gastromotiva atua em São Paulo desde 2006, no Rio de Janeiro desde 2013 e chegou a Salvador em 2014. Hoje, além do curso de Capacitação em Cozinha, a organização também desenvolve um trabalho de disseminação da Gastronomia Social no Brasil e no Mundo, demonstrando o poder de transformação que a comida possui”, relata.
    Conforme a diretora de marketing explica, a Gastromotiva tem propósitos que são bastante semelhantes aos que a Unilever Food Solutions tem. “E a ideia de uni-los nasceu para atender aos seguintes objetivos: dar oportunidade e ajudar a desenvolver cozinheiros e empreendedores de gastronomia a estarem mais bem preparados para a realidade do mercado; conectar pessoas à Unilever Food Solutions, criando uma forte comunidade para obterem informação, ajuda e serviços; vivenciar o propósito de UFS por meio de ações reais, com o compromisso e interação direta dos funcionários da Unilever”, diz.

    Mercado

    Como a profissional ressalta, o mercado de alimentação fora do lar está vivendo um momento que é de desafios. Sendo assim, é importante, segundo ela, que os restaurantes se reinventem e tenham como uma de suas características a criatividade, para que possam oferecer diferenciais que atraiam e que mantenham os clientes. “A Unilever Food Solutions atua não apenas como uma empresa que oferece os melhores produtos para a cozinha profissional, mas também atua como consultoria. Entendemos a realidade dos nossos clientes e oferecemos uma ampla gama de serviços gratuitamente. Seja com um treinamento sobre Segurança Alimentar, a elaboração de um cardápio ou para treinar os funcionários, a Unilever Food Solutions é o parceiro completo. A empresa atua como consultora de empresas que estão se estruturando ou se modernizando com foco na otimização de recursos. O mercado precisa usufruir melhor dessa expertise e infraestrutura que a UFS oferece, incluindo Studio Gourmet, chefs e nutricionistas”, diz.

    Unilever-Food-Solutions-e-Gastromotiva
    “A Unilever tem um plano global de sustentabilidade, que inclui melhorar a saudabilidade, diminuir o impacto e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade de vida das pessoas, o que significa também trabalhar com negócios inclusivos”, diz Cristiane Naco – Diretora de Marketing de Unilever Food Solutions

    Assim sendo, Cristiane finaliza falando a respeito dos desafios e dos benefícios que marcam presença no setor. “Os principais desafios do operador hoje são a diferenciação diante da concorrência, geração de fluxo no estabelecimento, oferecendo uma boa experiência aos consumidores, além da eficiência no negócio na gestão de recursos e custos. O setor de alimentação fora do lar é um dos maiores empregadores do país. É muito gratificante fazer parte deste mercado que, além de empregar e qualificar, oferece oportunidades reais de ascensão social. A Unilever Food Solutions participa diretamente deste processo”.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here