Uma lista de competências profissionais para a gestão em 2019

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    Olá! Celebrando a primeira temporada dos meus artigos aqui na Food Service News, nesta edição listamos um compêndio de competências que não podem faltar para os profissionais e gestores daqui para a frente. Desde que eu fiz o doutorado na Escola Politécnica da USP, venho me dedicando à divulgação desses resultados das minhas pesquisas.

    Nelas, além da minha carreira de professor universitário e consultorias que já somam quase 20 anos, percebo a importância do desenvolvimento humano e organizacional nas empresas, principalmente nas do setor de varejo. Essa visão traz o conceito de sinergia, ou seja, buscamos em nossos serviços integrar a gestão das organizações frente ao mercado, buscando melhorar o desempenho sempre e, assim, os resultados delas.

    Acreditamos que a comunicação entre os objetivos da empresa e os colaboradores seja sempre o caminho principal para isso, através das nossas assessorias, palestras, treinamentos e programas de gestão.

    No setor de food service, notamos que muitos profissionais experientes e competentes tecnicamente precisam desenvolver competências humanas e pessoais. Atualmente, são os detalhes que fazem a diferença no desempenho de atividades e funções nas empresas que enfrentam cada vez mais um ambiente de concorrência e competitividade. A seguir, algumas competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) que considero as mais importantes para a atuação profissional.

    FLEXIBILIDADE

    Esta é uma importante competência profissional e pessoal, que destaca algumas pessoas da grande maioria de indivíduos. A flexibilidade deve ser desenvolvida sempre, pois ocorrem muitas situações de desafio, pressão e conflitos em que ser flexível pode fazer toda a diferença.

    PLANEJAMENTO

    O sucesso de qualquer plano é resultado de um processo de planejamento. O documento resultante que é o plano mostra as etapas a serem realizadas previamente. Cabe ao profissional definir quais são as prioridades e necessidade de recursos para que se alcancem os vários objetivos pessoais e organizacionais.

    ORGANIZAÇÃO

    Atualmente, se espera que o colaborador consiga realizar diversas tarefas, que muitas vezes envolvem diferentes áreas da organização. Lidar com todas elas de forma, praticamente, simultânea, é uma realidade hoje. Por isso, a capacidade de se organizar é fundamental para alcançar o sucesso.

    COMUNICAÇÃO

    A comunicação pode ser feita de várias maneiras: verbal, não verbal e escrita, além de ser cada vez mais mediada e influenciada pela tecnologia. Às vezes, nós nos comunicamos facilmente através de uma dessas formas, mas também precisamos desenvolver as outras. Às vezes, dizemos algo verbalmente, mas os nossos olhos ou sorriso podem dizer o contrário. Precisamos desenvolver a competência da comunicação através das várias linguagens e níveis do atual mercado profissional.

    CRIATIVIDADE

    É o processo que envolve a descoberta de maneiras novas e eficazes de lidar com o mundo, resolver problemas e ampliar o círculo de influência. Está relacionada à capacidade de inovar e de resolver situações, não aceitando passivamente a tradição, moda e opiniões tradicionais. O mercado sempre busca os profissionais que têm ideias novas e originais.

    RELACIONAMENTOS

    Para um melhor relacionamento com os outros, precisamos ser empáticos, aceitar a nós mesmos e aos outros com as diferenças e os pontos fortes e fracos de cada um. Na sociedade de hoje, as relações são cada vez mais breves, superficiais, temporárias e até mesmo virtuais. No mundo do trabalho, desenvolver relacionamentos facilita vislumbrar novas oportunidades de negócios e carreira, a trocar informações e parcerias duradouras.

    LIDERANÇA

    Um bom líder ouve as ideias, inspira confiança na equipe, respeita os outros e atrai apoiadores para suas iniciativas e projetos. Saber influenciar positivamente os outros nos diferentes tipos de projetos é uma competência fundamental. O mercado de trabalho hoje procura as pessoas que podem assumir o papel de liderança nos projetos e nas organizações.

    TRABALHO EM EQUIPE

    Vivemos em um mundo globalizado que exige que o trabalho seja feito em equipe, às vezes com pessoas que estão muito longe. Não é fácil trabalhar em conjunto, porque isso requer expor ideias e ouvir os outros; aceitar sugestões, respeitar opiniões diferentes, colaborar, construir juntos e aceitar os limites de si e dos outros. Entretanto, como qualquer competência, podemos desenvolvê-la continuamente.

    TECNOLOGIA

    Por fim, mas não menos importante, é essencial conhecer e saber usar as novas tecnologias, tanto no trabalho como nos bancos, na diversão e entretenimento. Ter competências em relação ao uso da tecnologia é extremamente necessário ao profissional atual.
    Que em 2019 possamos desenvolver cada vez mais nossas competências para alcançar os nossos objetivos e, assim, a nossa felicidade. Reforço aqui especiais saudações a cada um de nossos leitores! Fico feliz por saber que mostramos um pouco em cada texto a importância de buscar o autodesenvolvimento e a melhoria pessoal. A gestão pode ser aperfeiçoada através da melhoria de toda e qualquer pessoa da organização. Isso se aplica a todas as empresas do food service brasileiro. Que o ano novo tenha muito valor e realizações em sua vida.

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