Um toque especial

    0

    E las servem como enfeites, dando um toque especial à decoração, impedem o acúmulo de sujeira, ajudam a conservar os móveis e, ainda, abafam o som do manuseio de talheres, copos e pratos. Assim como as roupas de cama e banho, as toalhas de mesa são itens indispensáveis, seja nas residências, nos bares, nos restaurantes, em hotéis e festas. As empresas especializadas no varejo de toalhas e lençóis de cama reservam espaço especial para as toalhas de mesa nos portfólios, assim como há muitas lojas que alugam estes e outros produtos para festas nas capitais.

    As toalhas são encontradas nos formatos redondo, quadrado e pranchão (longo e retangular), em tecidos como cetim, gorgurão, linho e organza e em várias cores. No entanto, tradicionalmente, a demanda por toalhas brancas ainda é maior. Ao mesmo tempo, há empreendimentos mais ousados, que vão além do básico e enxergam oportunidades valiosas neste mercado, sobretudo em eventos.

    Tradição no mercado

    Referência em fabricação de artigos de cama, mesa e banho na América Latina, a Teka atende ao varejo e ao segmento profissional. São 86 anos de mercado, sendo que, nos últimos 30, a empresa exporta seus produtos e os comercializa para o setor de hotelaria. Atualmente, a Teka emprega mais de 2 mil colaboradores nas unidades industriais de Blumenau e Indaial, em Santa Catarina, e em Artur Nogueira, no interior de São Paulo. Juntas, as três unidades são capazes de produzir 2 mil toneladas por mês e são verticalizadas desde a fiação, tecelagem, beneficiamento e manufaturas. De acordo com a empresa, a coleção de toalhas de mesa Toscana, por exemplo, atende os dois mercados e possui “a tecnologia a seu favor, recebendo um acabamento que protege o tecido e facilita a limpeza, impedindo que a sujeira penetre no tecido e mantendo a toalha sempre limpa”. Em cores neutras e suaves, a coleção dispõe de toalhas que facilitam a coordenação com os demais elementos do ambiente.

    A Teka possui quatro coleções de panos de copa que também atendem o varejo: Coleção Chef, composta por panos feitos de tecido felpudo e em cores neutras; Coleção Gourmet, cujos panos são feitos de tecido felpudo jacquard e com desenhos de frutas; Coleção Fiori e Coleção Primore, ambas com panos feitos de tecido felpudo estampado, sendo a primeira disponível em seis desenhos e a segunda em doze desenhos diferentes. A linha de toalhas de mesa First Class e Alpes também conta com diferencial. Ela é produzida a partir do tratamento soil release, o que facilita a retirada de manchas.

    Além do sucesso mercadológico, a marca preza pela sustentabilidade social e ambiental. De acordo com a Teka, a empresa “adota uma política que, além de assegurar o atendimento da legislação e a melhoria contínua dos processos, proporciona a redução dos impactos provocados por sua atividade. O grupo tem um longo histórico de compromisso com o meio ambiente, atuando através do sistema de parceria com empresas especializadas na utilização dos recursos naturais e na preservação do meio ambiente”.

    As ações realizadas pela empresa voltadas para a conservação do planeta foram reconhecidas. Bons exemplos são o Prêmio Nacional da ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil – na categoria Consciência Ecológica e o Prêmio Regional Otto Rohkohl de Conservação de Água. A Teka garante que toda a linha de cama, mesa e banho são desenvolvidas em processos que não danificam o meio ambiente e nem a saúde dos consumidores. Além desta, há outras medidas. O Programa de Redução e Controle da Poluição, por exemplo, visa reduzir o impacto ambiental e conscientizar os colaboradores da empresa sobre a preservação do meio ambiente. Tal medida atingiu eficácia de quase 100% nas estações de tratamento de efluentes da empresa, capaz de tornar a água mais limpa.

    Outra ação que merece destaque é a utilização de biomassa para a geração de vapor, fonte renovável de energia, assim como o programa para reciclagem e redução de resíduos no processo produtivo, que destina para locais adequados todos os resíduos sólidos gerados na empresa. Nas três unidades fabris, tudo é reciclado: bombas e fragmentos de plástico, tambores, metais, óleos lubrificantes, combustíveis, papel, papelão, sobras de fiação e tecelagem, lâmpadas, cartuchos de impressoras, pilhas e baterias. A empresa também é reconhecida por seu viés social. Além de se preocupar com os colaboradores internos, a Teka disponibiliza uma cota mensal para ajudar instituições carentes e auxilia em escolas, hospitais, asilos e demais instituições.

    Em 2010, a Teka recebeu o Selo Empresa Amiga do Adolescente Aprendiz da Fundação Pró-Família de Blumenau, um reconhecimento por capacitar adolescentes para o mercado de trabalho. Desde 2007, a empresa patrocinou 178 adolescentes com formação técnico-profissional; destes, 48 foram efetivados.

    Mercado na cidade maravilhosa

    Especializada em produtos de eventos como casamentos, churrascos, aniversários e até mesmo congressos, a Redentor Mesas, do Rio de Janeiro, há mais de 20 anos aluga cadeiras, mesas com 4, 5 e 6 lugares, tinas para gelar bebidas e toalhas de mesa. No caso destes produtos, a Redentor compra os tecidos de cetim e os envia para costura. O resultado são toalhas para mesas quadradas, redondas e com cobre mancha, que personalizam as mesas e dão um brilho especial, e no formato “pranchão” (longo e retangular). Após cada evento, a empresa se responsabiliza por limpar, lavar e passar cada toalha de mesa. Para conservá-las, elas são mantidas em locais fechados.

    A Redentor disponibiliza toalhas em várias cores. No entanto, as mais alugadas são as brancas. A empresa atende os seguintes bairros da capital fluminense: Centro, Glória, Catete, Flamengo, Botafogo, Urca, Leblon, Leme, Copacabana, Ipanema, Lagoa, São Conrado, Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Méier, Engenho Novo, Engenho de Dentro, Grajaú, Vila Isabel, Tijuca, Andaraí e Rio Comprido.

    Eventos: um mercado em expansão

    A decoradora Tatiana Korn Szyfer ainda era funcionária de uma empresa de aluguel de toalhas para festas quando começou a fabricar produtos por conta própria. No início, ela alugava as suas toalhas para a empresa na qual trabalhava. Depois, vieram novos clientes por meio do boca a boca e pela internet, considerados por ela “os melhores meios de divulgação”.

    Assim, surgiu a Mesa Bianca, em São Paulo, empresa especializada no aluguel de finas toalhas de mesa. No mercado há quatro anos, a empresa aluga para eventos sociais e corporativos. “Além da Mesa Bianca, sou proprietária da TK Eventos, especializada em arranjos florais, produção e organização de eventos”, conta Tatiana. “A TK surgiu há dois anos para concretizar diferentes experiências no mercado de eventos, do social ao corporativo, e transformar ideias em realidade. Minha equipe está preparada para elaborar e acompanhar os mais diversos formatos de eventos, como batizados, festas de 15 anos, open house, bar mitzvah e afins”.

    Desta forma, um negócio complementa o outro, pois ambos possuem o mesmo público-alvo, como os buffets e os decoradores e, juntos, oferecem vários produtos e serviços. “Trabalho com todo o processo, desde o layout até a entrega do evento”, diz. Tatiana terceiriza a confecção das toalhas, disponíveis nos formatos redondos e pranchão, nas cores branca, azul, verde maçã, fendi e rosa e em tecidos como gorgurão, linho e organza. Recentemente, a Mesa Bianca passou a alugar toalha de organdi com laços. Além das toalhas, ela também trabalha com o aluguel de passadeiras de linho branco.

    Além do fato de ser decoradora, o que agrega muito valor ao seu empreendimento, Tatiana conta que, ao longo de sua trajetória profissional, observou demandas não atendidas no mercado. “Ao planejar determinado evento, era bem difícil, por exemplo, achar 50 toalhas iguais, da mesma cor, tecido e formato para cobrir as 50 mesas disponíveis no local”, conta, revelando o que a motivou a confeccionar e empreender por conta própria.

     

    Teka
    www.teka.com.br

    Redentor Mesas
    www.redentormesas.com.br

    Mesa Bianca
    www.mesabianca.com.br

    TK Eventos
    www.tkeventos.com.br

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here