Um estouro

    0

    De origem francesa, bomba de chocolate tem sido um dos doces mais pedidos pelas padarias do Brasil

    A parte de confeitaria da gastronomia mundial é riquíssima em receitas de milhares de tipos de doces que podem ser feitos a partir de diversos ingredientes. Entre essa lista extensa de sobremesas, nacionais ou internacionais, há um doce que se destaca em todo mundo: a bomba de chocolate – ou também conhecido em boa parte do globo como éclair.
    De origem francesa, essa sobremesa há mais de um século conquista o paladar de milhões e milhões de pessoas que apreciam um doce de qualidade e bastante saboroso como são as características da bomba.
    Mesmo sendo originado lá fora, o Brasil já conhece bem o éclair e a sua produção aqui é comum, junto a criações doces originalmente brasileiras, como o brigadeiro e o pé de moleque.
    Não é incomum encontrar esse quitute em padarias, confeitarias, cafeterias e restaurantes.
    Como sobremesa, após uma refeição salgada, ou até mesmo como parte de um lanche da manhã ou da tarde, a bomba já tem seu lugar de destaque na mesa do consumidor brasileiro.
    Sabendo de seu sucesso, diversos estabelecimentos não perdem a oportunidade de fazê-la para agradar os seus clientes. E quanto à cobertura e o recheio das bombas? É o que a criatividade mandar dos confeiteiros.

    Produto

    Um estouro
    A gerente industrial do Verdemar, Paula Dias, relata que o produto está consolidado e é muito procurado nas padarias do supermercado, independentemente da época

    “Utilizamos a receita clássica de pâte à choux (massa de bomba). A cobertura e recheio são um blend de ganache de chocolate belga meio amargo e ao leite com creme de leite fresco. A exposição é feita na vitrine da confeitaria”, apresenta Rafael Feitosa, coordenador de Qualidade e Desenvolvimento do Empório Santa Maria.
    Lá, o item é produzido diariamente, mantendo o máximo frescor. “Perfeito para uma sobremesa ou até mesmo para um café/chá da tarde”, sugere o coordenador.
    No Empório, o público que solicita suas bombas é variado. Rafael afirma que é grande a procura por apreciadores da confeitaria clássica.
    No estabelecimento, o éclair é feito sob uma receita clássica, sem aditivos químicos e conservantes. “Dessa forma, ganhamos maior credibilidade com os clientes”.
    Na padaria do Empório Santa Maria, Rafael salienta que o cliente sempre encontrará padeiros que amam e que se orgulham do que fazem: pães com ingredientes da mais alta qualidade e produção feita no local da compra.
    “Usamos em nossos pães fermento natural e farinha orgânica, porque acreditamos que a ecologia proporciona maior qualidade no cozimento e resultados mais saborosos para nossos clientes. Nossa confeitaria é clássica com uma curadoria apurada de produtos, sempre de extrema qualidade com matéria-prima de primeira – importada e nacional”.
    O estabelecimento está localizado na cidade de São Paulo.

    Diversificação

    Um estouro
    “Uma sobremesa refinada e saborosa, como é caso do éclair, apenas reforça o projeto de diversificar o mix da padaria para encantar o cliente com a variedade de opções”, diz Paula Dias, gerente industrial do Verdemar

    A bomba de chocolate, também conhecida e comercializada no supermercado e padaria Verdemar como éclair, é um dos doces franceses mais saborosos, como conta Paula Dias, gerente industrial do Verdemar.
    “A receita é realizada com massa de farinha de trigo, recheios cremosos e cobertura de chocolate. Por aqui, apostamos na diversificação para ampliar o interesse dos clientes, que encontra versões nos sabores de Nutella®, Prestígio, limão, amendoim, maracujá, doce de leite e muito mais”.
    A gerente reitera que o produto está consolidado e é muito procurado nas padarias do supermercado, independentemente da época.
    “Por ser uma sobremesa extremamente versátil, a bomba de chocolate pode ser servida no café da manhã, da tarde, ou em situações que exigem requinte, como, por exemplo, um coquetel”, acrescenta.
    O éclair, por ser tão saboroso, agrada um público diversificado, porque a sobremesa faz sucesso entre crianças, adultos e idosos.
    O Verdemar, de acordo com Paula, preza pela oferta de produtos gastronômicos de alta qualidade ao consumidor e dispõe de um mix variado de itens.
    “Uma sobremesa refinada e saborosa, como é caso do éclair, apenas reforça o projeto de diversificar o mix da padaria para encantar o cliente com a variedade de opções”.
    O Verdemar tem unidades localizadas nas cidades de Belo Horizonte e Nova Lima (MG).

    História

    Um estouro
    Rafael Feitosa, coordenador de Qualidade e Desenvolvimento do Empório Santa Maria, afirma que é grande a procura por apreciadores da confeitaria clássica

    A bomba de chocolate tem origem em Lyon, na França, país considerado berço da gastronomia mundial, e sua confeitaria é uma das mais famosas do mundo. Por terras francesas, é um dos doces mais famosos e consumidos por seus nativos – e por que não pelos milhões de turistas que passeiam por lá todo ano?
    Desde o século XIX, o doce tem feito sucesso ao redor do mundo. Segundo alguns historiadores, os primeiros foram feitos pelo famoso chef francês Antonin Carême (1784-1833), considerado o “rei dos cozinheiros e o cozinheiro dos reis”, tornando-se um ícone gastronômico à época – e reverenciado nos dias de hoje também.
    Por que o quitute é denominado de éclair e bomba? Tradicionalmente de formato longo e bem recheado, o nome éclair, em francês, quer dizer relâmpago. No Brasil é chamado de bomba porque, à primeira mordida, a sobremesa estoura na boca justamente por seu recheio cremoso em seu interior.
    A cobertura por cima, que pode ser de chocolate ou de outro ingrediente, fica endurecida, proporcionando maior rigidez ao degustá-lo, sem que fique escorrendo. O preparo da massa leva apenas em sua composição água, manteiga, açúcar, sal, farinha de trigo e ovos.
    A massa combina com vários tipos de cobertura e recheio. A cobertura pode ser de chocolate ao leite, meio amargo e amargo, de chocolate branco, de leite condensado, caramelo, doce de leite, entre outros. O ideal é que ela fique mais densa e seca por cima do doce.
    Na parte do recheio, diversos tipos combinam muito bem com a massa. O próprio chocolate e suas variações, brigadeiro, leite condensado, doce de leite, Nutella®, creme de coco, cremes das mais diversas frutas como limão, morango e maracujá, churros com aquele sabor característico de açúcar, canela e doce de leite.
    A arte da confeitaria francesa, respeitada mundialmente, fez do éclair um doce muito comum pela França. Originou-se, portanto, o dito francês “Et un bon éclair se dévore toujours en un éclair!” (“E uma boa bomba se devora sempre em um
    relâmpago!” – em português).

    EMPÓRIO SANTA MARIA
    www.emporiosantamaria.com.br
    VERDEMAR
    www.superverdemar.com.br

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here