Um breve compêndio de marketing – da teoria para a aplicação

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    A proposta deste artigo é analisar o marketing buscando melhor compreendê-lo para aplicá-lo visando um desempenho superior para toda e qualquer empresa, inclusive aquelas de todos os portes do food service brasileiro. O marketing nasceu e se desenvolveu junto com a sociedade industrial, sofisticou-se com o tempo e é de suma importância atualmente. É uma área de estudo relativamente nova, estando em aprimoramento contínuo, principalmente, nos últimos tempos.

    Em sua formação, contou com importantes contribuições de áreas como economia, psicologia e sociologia. Atualmente, ele envolve a integração de conceitos multidisciplinares, da administração, da comunicação; e com grandes influências da tecnologia, elementos sociais e da gestão de negócios.
    O marketing atual deve envolver a relação de uma organização com todos os seus públicos de interesse, cuidar de assuntos relacionados à marca, aos produtos e ao mercado. Nessa perspectiva, o marketing eficaz deve buscar envolver em suas ações os funcionários, os distribuidores, os fornecedores e principalmente os clientes da empresa.
    No food service, eu vejo o marketing relacionado diretamente à necessidade de agregar valor aos produtos. Aliado a isso, desenvolver ações orientadas pelo mercado, tendo claramente definidos os desejos e necessidades dos clientes. O aspecto mais conhecido do marketing é a comunicação, incluindo ferramentas variadas; entretanto, todas devem gerar resultados e principalmente vendas.

    O marketing tem sido definido de várias maneiras, por diferentes autores. Em geral, eles trabalham com a ideia central de marketing como a atividade destinada a satisfazer necessidades e desejos através de um processo de troca. O surgimento desse conceito se deu principalmente nos últimos tempos, com aumento da complexidade e competitividade entre os vários setores e empresas.
    Nestes períodos de transformações cada vez mais rápidas, duas grandes forças devem ser analisadas sempre pelo marketing, sendo a primeira a globalização da economia e as novas concorrências decorrentes disso. E a outra força neste contexto são as intensas mudanças tecnológicas que afetam e influenciam a relação da empresa com o mercado.

    Assim, o marketing deve desenvolver processos que vão muito além das atividades tradicionalmente delimitadas como um departamento específico. A prática profissional do marketing deve se disseminar por toda a empresa, fazendo parte do dia a dia, através de comunicação: folhetos, anúncios, site; políticas diferenciadas de preço, atendimento e produtos de qualidade etc, visando uma melhoria contínua com foco no cliente no desempenho de toda a organização.

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