Trabalho e motivação

    0

    Conhecido também por seu trabalho no programa Homens Gourmet, na FOX, João Alcântara é cozinheiro, empresário, diretor de marketing e chef

    João Alcântara é um dos chefs maisprestigiados do momento, com uma
    carreira bem consolidada na TV e nacozinha. Após descobrir ter diabetes, aos vinte anos, ele começou a se interessar por culinária e a curiosidade só aumentou, até tornar sua principal ocupação. O chef se tornou um grande conhecedor de culinária saudável, cuidando da alimentação de atletas famosos, como a dos jogadores Daniel Alves e Neymar.
    Na TV, o chef ficou mais conhecido ao apresentar o programa Homens Gourmet, na FOX.
    O trabalho de João nas cozinhas profissionais é conciliado com um estilo de vida saudável.
    Além de ter grande conhecimento desse tipo de culinária, focada na saúde, ele também concilia com a prática de esportes no seu dia a dia. Um grande diferencial em seu trabalho é estar sempre rodeado por chefs de outras nacionalidades, convivendo diariamente com diversas culturas e temperos. O chef um dos principais responsáveis por espalhar a culinária tipicamente brasileira por onde passa.

    O começo
    Assim como a maioria dos profissionais, João começou a se interessar pela cozinha através de uma inspiração e nunca mais saiu do ramo. “Descobri na cozinha a fórmula perfeita para colocar em prática minha maior paixão: servir. Aos 20 anos, descobri que tinha diabetes e comecei a estudar tudo sobre alimentação. O desdobramento disso foi a cozinha profissional, que hoje tenho como estilo de vida”, ressalta o chef.
    Engana-se quem pensa que a escolha de João pela culinária foi extremamente fácil. Antes de entrar para o mundo das panelas, o chef cursou Administração e se especializou em Marketing. João conta que, no começo, ir para a Gastronomia foi uma escolha radical. Porém, o chef conseguiu conciliar toda experiência adquirida na sala de aula com a carreira nas cozinhas. Com a inserção no mundo empresarial, esse prendizado se mostrou ainda mais importante. “Tudo que estudei tanto em administração quanto em minha especialização em marketing levo para minha profissão. Estou vivendo uma fase da minha carreira em que aplicar administração e marketing toma grande parte do meu tempo.
    Sou cozinheiro, empresário, chefe e diretor de marketing, e se não fosse pelos anos que me dediquei na faculdade, hoje estaria perdido” afirma.

    Parceria no Esporte
    Todas essas profissões são conciliadaspelo chef através de muita dedicação e uma rotina agitada. Conhecedor de culinária vegetariana e saudável, João consegue misturar esses estilosde vida na hora de cozinhar. Ele é responsávelpela alimentação de atletas como o jogador Daniel Alves, com quem possui uma longa parceria,
    e também auxilia na alimentação de Neymar.
    “Acredito que para ter uma alimentação saudável é primordial ter bons hábitos. Trabalhar com atletas que seguem essa dedicação dentro de sua profissão é uma excelente forma de aplicar meu trabalho e conseguir bons resultados.
    Outro ponto importante é que a alimentação deve ser personalizada. Cada pessoa tem sua necessidade de combustível diária. O que faço é alimentar o corpo e nutrir a alma, pois, sem dúvida, comer é um dos maiores prazeres da vida e meu trabalho é juntar prazer, sabor e saúde na mesma receita”, conta. A proximidade com o jogador Daniel Alves rendeu bons frutos. A parceria entre o chef e o jogador resultou no restaurante FOgO, em Barcelona, onde são apresentados pratos refinados e criativos da culinária brasileira.
    Além do restaurante, o chef divide outra realidade com Daniel Alves: um brasileiro vivendo na Espanha. João é apaixonado pelas terras brasileiras e suas raízes. “Tenho muito orgulho de viver entre os dois países. O Brasil é minha casa, minha pátria e minha cultura.
    Como cozinheiro, considero o Brasil o melhor lugar para contar nossa história através da comida.
    São inúmeros produtos. Temos a maior área de floresta tropical do mundo e somos donos da maior bacia hidrográfica do planeta.
    Sabe o que isso significa para um profissional de cozinha? Um verdadeiro sonho. Sempre afirmo que para criar um grande prato dependemos do produto e, por esse quesito, somos a maior potência gastronômica do mundo”, diz. Na Europa, onde João vive, algumas experiências foram fundamentais para o profissional ser a pessoa que é hoje. “Na Espanha aprendi muito com as pessoas. Costumo dizer que para escrever nosso livro da vida temos que ler grandes livros, e posso afirmar que aqui encontrei todos de páginas abertas. Meu objetivo é difundir a cultura Brasileira através do meu trabalho. É muito gratificante contar nossa história através de um prato”, afirma o chef.
    Apesar de não ser vegetariano, o chef se tornou um grande conhecedor quando se trata do assunto. Ele acredita que essa culinária tem crescido muito devido às pessoas que se dedicam a entender essa comida e compartilham o conhecimento. Para ele, é indispensável oferecer bons pratos quando se trata de culinária saudável e vegetariana. “Acredito que a cozinha vegetariana tem um amplo universo a ser explorado. Não sou vegetariano, porém é uma área pela qual tenho grande interesse, tanto pelo apelo físico quanto social. O que procuro é conhecer bem meus fornecedores e trabalhar com os melhores produtos possíveis. O que comemos hoje e a forma com que comemos vai determinar o que vamos ser como sociedade daqui a alguns anos. É importante ter essa consciência”, explica.

    Sucesso na Tv
    Com tanto talento na cozinha, João ficou conhecido no Brasil também pelo seu
    carisma. O chef foi um dos integrantes do Homens Gourmet, idealizado pela FOX.
    No ar desde 2010, o programa consiste em abordar pratos práticos feitos com um toque
    masculino, além do bom humor como uma das características. Para os fãs de João Alcântara, má notícia: o chef não estará na próxima temporada. “Participar do programa
    Homens Gourmet foi uma forma divertida e leve de fazer entretenimento e aproximar
    do grande público através da comida. O retorno é incrível. É uma forma de cozinhar
    para milhões de pessoas ao mesmo tempo.
    Não participarei da próxima temporada do programa, mas foi uma experiência muito
    valiosa”, ressalta.
    Quando está na cozinha, João gosta é de desafios. Para o chef, algo que o motiva
    é cozinhar coisas diferentes. “Eu gosto de cozinhar o ‘novo’, gosto de ser surpreendido
    e, quando estou trabalhando, gosto de arriscar. Prefiro fazer algo inesquecível
    e surpreendente mesmo que meu comensal não goste do que apostar em algo ‘batido’”,
    afirma João.
    Para chegar onde está, o chef enfrentou vários desafios e continua enfrentando em seu dia a dia. “Vivo todos os dias um novo desafio. A cozinha é um universo muito grande e é impossível conhecer tudo. Ser
    surpreendido me motiva. Porém, tive momentos marcantes na minha profissão: a descoberta da minha diabetes, meus anos vividos em São Paulo e hoje, sem dúvida,
    minha maior dificuldade é ficar longe da minha família, sobretudo da pequena Sofia ‘Marley’, minha afilhada”, conta.
    E para quem deseja trilhar a carreira de chef, João acredita que é preciso ter três características indispensáveis. “Um bom cozinheiro deve ter humildade, paixão e determinação”,
    ressalta.

    ALQUIMIA FOGO
    www.alquimiafogo.com/pt

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here