Toque final

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    Toque final

    Muito utilizado na finalização de pratos, chocolate granulado desperta desejo por diversas receitas e estimula consumo

    Grande exemplo de sucesso, o chocolate granulado permanece amado por gerações. Paulo Mokarzel, gerente de marketing da Duas Rodas, fala sobre o sucesso do produto.

    “Um dos confeitos mais famosos e tradicionais, o chocolate granulado dá um toque final a diferentes receitas, além de garantir uma dose extra de sabor e textura, atendendo ao desejo dos consumidores por novas experiências. É um produto muito versátil, que pode ser aplicado em diversos tipos de doces, como brigadeiros, cupcakes, bolos de todos os tamanhos, e até na massa de bolo, tipo ‘formigueiro’, além de ser usado como recheio e topping. A união destes vários atributos faz com que o granulado seja utilizado por consumidores que preparam produtos em casa, por transformadores que confeccionam doces para vender, além de toda a cadeia de food service, como confeitarias, padarias, lanchonetes, sorveterias e outros. Justamente por isto, mesmo durante os períodos mais complicados da pandemia, as vendas em supermercados, por exemplo, continuaram, por meio das padarias e os próprios consumidores. Também se observou um crescimento das vendas por delivery de doces e sobremesas”, destaca ele.

    Toque final
    “Um dos confeitos mais famosos e tradicionais, o chocolate granulado dá um toque final a diferentes receitas, além de garantir uma dose extra de sabor e textura, atendendo ao desejo dos consumidores por novas experiências”, afirma Paulo Mokarzel, gerente de marketing da Duas Rodas

    Paulo Mokarzel salienta que “granulados dão um toque todo especial ao visual dos doces e sobremesas, já que é aplicado na superfície das receitas, aumentando o appetite appeal junto aos consumidores, estimulando o consumo. Mas também faz a diferença no sabor e textura das receitas, dando um toque diferenciado principalmente com granulado escuro (chocolate), tanto nas superfícies (brigadeiros, cupcakes) como em massa de bolos ou recheios”, ressalta.

    Sobre o impacto da pandemia da Covid-19 no mercado de chocolate granulado, Paulo Mokarzel afirma que, num primeiro momento, com a paralisação do setor de eventos, houve impactos no segmento, mas que esse obstáculo está sendo superado gradativamente.

    “No início da pandemia, quando festas de casamento, de aniversário e outras confraternizações estavam totalmente suspensas, confeitarias, padarias, lanchonetes e até lojas de festas fechadas, o impacto foi relevante. Mas gradativamente o mercado começou a reagir, com as pessoas fazendo seus próprios doces em casa, as festas no formato mais intimista sendo retomadas e a venda delivery de doces sendo uma alternativa de comfort food”, relata.

    Paulo Mokarzel diz ainda que doces e demais produtos indulgentes vêm tendo papel fundamental no dia a dia das pessoas que atravessam a crise do coronavírus.
    “Os produtos indulgentes, os doces em especial, têm sido aliados importantes na busca das pessoas para superarem os efeitos psicológicos da pandemia. E este comportamento também vem contribuindo para a retomada”, afirma ele.

    Paulo Mokarzel destaca que o controle gradual da crise sanitária, impulsionado pela vacinação, traz o otimismo de dias melhores no mercado, já que os eventos tendem a se normalizar com o tempo.

    “Agora, com a vacinação avançando, o mercado aberto e as festas voltando gradativamente, as expectativas são bem positivas. Atentos aos movimentos de consumo e com suporte de pesquisas de mercado, lançamos recentemente a nova linha de Granulados Festas Mix, que se destaca pelo brilho, intensidade de cor e de sabor e traz uma textura que se diferencia pela maciez ao derreter na boca. Com alto rendimento, diversidade de aplicações e formulação sem gordura trans, o portfólio dos novos Granulados Festas Mix oferece 12 opções de cores para dar um colorido especial às receitas de bolos, cupcakes e doces em geral: escuro, mesclado, verde, amarelo, laranja, rosa, azul, vermelho, branco, misto, azul bebê e rosa bebê. Outra novidade da nova linha é a embalagem de 120g, que oferece a quantidade ideal para enrolar uma receita de brigadeiro, com ótimo preenchimento. Para consumos maiores, a linha também está disponível em embalagens de 500g e de 1,01kg”, relata ele.

    Expectativas

    Toque finalPerguntado sobre a continuidade do granulado na vida das pessoas, Paulo Mokarzel destaca que “brigadeiros e outros doces elaborados com chocolate granulado fazem parte das festas, são sinônimos de socialização, de bem-estar e momentos de alegria. Sem esquecer que o chocolate é uma paixão nacional. Justamente por isto seguirão presentes na vida das crianças e também de adultos. Além disso, hoje em dia os granulados estão presentes muito além dos tradicionais brigadeiros, bolos formigueiros e picolés. Estão em muitas outras guloseimas. Essa diversificação também mostra a versatilidade do produto e é grande responsável por boas previsões para seu futuro”, diz ele.

    O gerente de marketing da Duas Rodas comenta sobre as inovações no mercado de granulado. “Nos confeitos granulados, as inovações ficam por conta da diversidade de cores que podem inspirar receitas temáticas, como Halloween, ou personagens, além de candy colors (cores mais clarinhas), muito utilizadas em festas de crianças ou em chás de bebês. Os blends de mais tipos de confeitos também vêm aumentando. Além disso, as novidades também alcançam as aplicações, que vão muito além do brigadeiro, como recheios, massas ou na superfície de outras criações de confeiteiros e de consumidores finais”, afirma.

    Atrativos

    Luciano Aquino, diretor de gastronomia do Divino Fogão, fala sobre a constância nas vendas do chocolate granulado, afirmando que o produto tem diversos atrativos que explicam o sucesso. “Sem dúvidas, as diversas atualizações, formatos e sabores fazem toda diferença para manter essa constância e, consequentemente, atratividades para venda”, destaca ele.

    Luciano Aquino ressalta, ainda, a importância do chocolate granulado nas receitas, ao finalizá-las, e também para corrigir eventuais imperfeições que prejudicariam a apresentação dos pratos. “Nas receitas, o papel fundamental é finalizar os pratos, ou seja, dar aquele toque final que faz toda a diferença. Também tem a importância de cobrir as imperfeições, melhorando mais ainda o produto que será servido”, diz ele.

    Questionado sobre como a pandemia da Covid-19 impactou o mercado de chocolate granulado, o diretor de gastronomia do Divino Fogão afirma que houve uma diminuição de demanda, mas que confia na recuperação do setor com a liberação de eventos e espaços, que acontece gradualmente. “Durante a pandemia, os mercados que atuam com esse produto foram afetados, principalmente o de festas, onde esse produto é extremamente utilizado. Embora a demanda estivesse reprimida, muitos locais irão voltar a todo vapor e, com isso, esse mercado volta a se recuperar”, afirma ele.

    A Food Service News também perguntou para Luciano Aquino se ele crê na continuidade do sucesso do produto. “Acredito que sim, primeiro porque isso é passado de pais para filhos. Outro grande diferencial: são diversos tipos e sabores, que atendem a todos os gostos”, afirma.

    Luciano Aquino fala ainda das inovações no mercado de chocolate granulado, que hoje oferece diversas versões do produto. “Esse mercado inovou e muito. Hoje, temos muitas variações: ao leite, branco, colorido, sem açúcar, meio amargo, sem lactose, sem glúten, ou seja, para todas as idades e preferências”, destaca.

    Duas Rodas
    www.duasrodas.com
    Divino Fogão
    www.divinofogao.com.br

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