Temperos sabor, praticidade e diferenciação

    Temperos são essenciais dentro da cozinha profissional; saiba quais opções para o food service

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    Os temperos são importantes em muitas cozinhas profissionais: são, muitas vezes, responsáveis por dar sabor e originalidade aos pratos. Várias empresas que investem em temperos conseguem bons números no mercado. Para alcançar um lugar de destaque, é preciso que esses produtos deem praticidade e qualidade ao prato oferecido.

    A Food Service News selecionou empresas fornecedoras desse produto e mostrou quais são as principais diferenças entre eles. Nesta matéria, você confere quais opções podem deixar o trabalho dentro das cozinhas mais prático e ágil.

    Temperos Ajinomoto

    Uma das empresas bastante conhecida no segmento de temperos é a Ajinomoto. De acordo com Camila Lopes, gerente da área de Food Service, um dos objetivos da organização é fornecer ingredientes de qualidade, alinhados às necessidades dos clientes.

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    Camila Lopes, da Ajinomoto, fala sobre os ganhos dentro do food service com os temperos prontos da Ajinomoto

    “Essa área apresenta um portfólio de opções que facilita a rotina de quem trabalha nas cozinhas profissionais, não só com os temperos e caldos SAZÓN® Profissional, SABOR A MI® e HONDASHI®, mas também com a comercialização de produtos como Amaciante de Carne, Azeite TERRANO™, Molho e Extrato de Tomate, Purê de Batatas, molhos branco bechamel e escuro demi-glace, AJI-SAL®, o realçador de sabor AJI-NO-MOTO® e Satis!™ Molho Shoyu”, explica Camila, sobre os produtos oferecidos pela empresa.

    De acordo com a gerente, os produtos Ajinomoto Food Service conciliam excelente sabor com rendimento. Ela afirma que eles podem ajudar na composição dos pratos feitos pelos cozinheiros. “Oferecemos em nosso portfólio produtos de alta qualidade que reduzem o tempo de preparo, dispensam o manuseio de ingredientes, facilitam o processo de compra e armazenamento e oferecem alto rendimento, evitando desperdícios na cozinha”, ressalta.

    Para os profissionais que gostam de fazer os caldos e temperos, a versão pronta pode oferecer economia no tempo de lavar e picar os alimentos, por exemplo. A Ajinomoto Food Service explica que, além desse fator, o restaurante também tem vantagem ao economizar com a compra dos produtos in natura.

    Duas marcas da empresa possuem excelência na área de temperos: Sazon e Sabor a Mi. Camila explica a diferença entre elas, afirmando que a Sabor a Mi tem uma combinação de sal e temperos básicos, como alho, cebola e ervas. Essa linha também é conhecida por não usar conservantes em sua produção.

    Já o Tempero Sazon Profissional é uma combinação de temperos ideais para diversas receitas. Ainda nessa marca, a empresa afirma ter um sabor intenso e fácil de ser usado, facilitando o preparo de receitas. Para usá-lo, basta dissolvê-lo em água.

    Além dessas marcas, a Ajinomoto Food Service tem um tempero específico para peixes: o Hondashi. Segundo Camila, esse produto valoriza o sabor de molhos, purês, cremes e peixes. A gerente explica que ele resgata o sabor do peixe e também reduz os custos de receitas. “É muito utilizado principalmente nas receitas de bolinho de bacalhau e moquecas.
    Os operadores podem acessar diversas ideias de receitas com HONDASHI® através do site”, comenta.

    Food service

    Uma das ações feitas pela Ajinomoto para ajudar os trabalhadores de cozinhas profissionais são cursos direcionados a cada modelo de negócio. A empresa também compartilha informações através do site e revista “Negócios e Sabores”, com dicas de cardápio e recomendação de receitas. Além disso, a Ajinomoto conta com uma equipe de profissionais para responder às dúvidas dos consumidores através dos canais de atendimentos, como e-mail e telefone.

    “A linha profissional atende às necessidades dos profissionais de Food Service, com a composição dos produtos e as receitas compartilhadas desenvolvidas para atender às necessidades desses profissionais, como otimizar o pré-preparo, padronização das receitas, armazenamento dos produtos no estoque, entre outros”, pontua Camila sobre o portfólio da empresa.

    Neste ano, a Ajinomoto contou com o lançamento do Tempero Sazon Alho e o Tempero Sazon Alecrim. Para os próximos lançamentos, a empresa afirma que investirá em canais de comunicação e ações que permitam a experiência do público com o produto.

    UFS

    A Unilever Food Solutions (UFS) é a empresa responsável por oferecer produtos de qualidade aos operadores de alimentação fora do lar. Dentro de seu portfólio estão presentes temperos, molhos, caldos, creme, mistura, entre outros produtos.

    Uma de suas marcas mais famosas na área de temperos é a Knorr, principal marca de alimentos no mundo. No Brasil, a marca chegou em 1961 e já está presente em 90% dos lares brasileiros. A UFS é líder na área de alimentação fora do lar, oferecendo produtos que possam melhorar o trabalho em cozinhas profissionais.

    “A companhia oferece soluções que otimizam o tempo do operador, mantendo padrão de entrega. O portfólio é composto por produtos desenvolvidos a partir da necessidade do operador. São selecionados e produzidos ingredientes de alta qualidade, que aperfeiçoam o processo da cozinha profissional. Os produtos têm como prioridade oferecer refeições com sabor e aroma das refeições preparadas de forma caseira, mas com a praticidade e segurança dos produtos industrializados. Os sabores são criados e adaptados de acordo com questões culturais e gastronômicas”, afirma Rodrigo Bertoncini, diretor de marketing da UFS.
    Uma das ações da empresa para se aproximar dos restaurantes é oferecer cursos e consultorias para chefs e parceiros. Além disso, embalagens inovadoras e de fácil utilização oferecem praticidade durante o uso.

    Bertoncini explica que um dos maiores desafios no mercado é oferecer um produto diferenciado ao consumidor. Ele explica que é preciso melhorar a experiência dentro de casa e, também, oferecer economia para os estabelecimentos. “Hoje, as pessoas estão investindo no que oferece maior garantia e segurança. Não é momento de se arriscar e ter prejuízo.
    Agora é a hora do operador se qualificar, treinar equipe, entender a fundo o mercado, o que os clientes buscam e investir, mas otimizando custos. Por isso, mais do que nunca, a Unilever Food Solutions oferece as soluções mais completas e assertivas”, explica.

    Setor

    Atuar no mercado de alimentação fora do lar é um dos investimentos de grandes empresas e, não é por menos. De acordo com dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), esse setor representa 2,7% do PIB atualmente. Além disso, o food service teve crescimento anual médio de 14% nos últimos anos.

    “É muito gratificante fazer parte deste mercado que, além de empregar e qualificar, oferece oportunidades reais de ascensão social. A Unilever Food Solutions participa diretamente deste processo”, explicou Bertoncini.

    De acordo com ele, o público tem se tornado mais exigente ao longo dos anos. Uma das questões que têm interessado os consumidores é a sustentabilidade. Para isso, as subsidiárias da companhia precisam relatar as ações feitas para cumprir as metas qualitativas e quantitativas do Plano de Sustentabilidade estabelecido pela UFS.

    “Está no cerne da Unilever Foods Solutions praticar os pilares de Sustentabilidade em toda a Companhia e isso faz parte de nossa razão de ser, até porque também temos como objetivos de negócio sermos uma empresa que colabora diretamente para a estruturação, formação educacional e robustez do setor de Alimentação Fora do Lar”, diz Bertoncini. Ele explica que a UFS se compromete com toda a cadeia de valor, desde a gestão dos recursos naturais até aos públicos com quem se relaciona.

    Quanto ao futuro, a Unilever Food Solutions explica que deve continuar oferecendo os melhores produtos e serviços e também criar projetos e parcerias com restaurantes e chefs. Essas inovações têm o intuito de servir como inspiração para o público consumidor.

    Maggi

    A Maggi, da Nestlé, também oferece temperos, caldos, sopas, massas instantâneas, entre outros produtos. A empresa oferece bases para adicionar sabor aos pratos, como o “Ideias para Frango com toque de Azeite”. Prático, basta colocar a mistura sobre a carne e esperar a receita ficar pronta. Além desses produtos, a marca tem temperos como Amaciador de Carnes, Gril, “Meu Segredo”, Legumes e Aves.

    Com tradição no mercado de alimentação, a Maggi foi criada originalmente em 1872, na Suíça, por Julius Maggi. A empresa foi a primeira a oferecer farinha de leguminosas, rica em proteínas.

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