Tecnologia: Soluções para cada perfil

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    Cartões alimentação e refeição geram benefícios para todas as partes envolvidas

    Vinte e dois milhões de trabalhadores brasileiros, de aproximadamente 223 mil empresas, recebem, atualmente, os benefícios de alimentação e/ou refeição por meio do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT) no começo do ano passado.

    O PAT foi criado em 1976 pelo Governo Federal e tem como principal objetivo melhorar as condições nutricionais e de qualidade de vida dos profissionais que ganham até cinco salários mínimos mensais. Porém, o programa também visa promover a redução de acidentes e o aumento da produtividade de quem é empregado. Em resumo, trata-se de uma política pública executada mediante parceria entre Governo, empresa e trabalhador, tendo como unidade gestora o Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (DSST) da Secretaria de Inspeção (SIT) do Ministério do Trabalho.

    Ainda conforme a ABBT, a oferta dos benefícios de alimentação e/ou refeição aos trabalhadores brasileiros é responsável pela injeção de R$ 85 bilhões por ano na economia nacional. Diante desse positivo cenário econômico e em prol da mão de obra brasileira, quais são as vantagens para o empreendedor que planeja oferecer esses auxílios aos seus colaboradores ou já oferta?

    Fernando Cosenza, vice-presidente de marketing estratégico, inovação e digital da Sodexo Benefícios, afirma que a empresa entende que os vales alimentação e/ou refeição “fazem parte de um conjunto de ações para a melhoria da qualidade de vida do trabalhador brasileiro. Fator esse que impacta diretamente na produtividade dos profissionais, uma vez que a adoção de uma alimentação adequada e saudável contribui para o bem-estar, fazendo com que o corpo e a mente fiquem saudáveis para execução das atividades diárias da melhor forma possível. Além disso, a companhia que possui inscrição no PAT tem isenção de encargos sociais decorrentes do fornecimento do benefício. Assim como, essas soluções permitem que os empresários tenham mais agilidade para ofertar benefícios e premiação a seus colaboradores ao oferecerem vales alimentação e/ou refeição a partir do primeiro dia de trabalho. Existe ainda o serviço do crédito online, com o qual o RH pode antecipar a recarga de crédito nos cartões Sodexo para até 90 minutos e, a partir do Sistema Pede Fácil, é possível fazer a gestão online de pedidos mensais de benefícios em apenas três passos. A empresa também tem direito ao atendimento diferenciado, com uma Central de Atendimento disponível 24 horas para todos os seus funcionários”, detalha.

    Segundo Adriana Serra, diretora de produtos da Ticket, empresa do ramo de benefícios criada no mesmo ano do PAT, a concessão do cartão alimentação e/ou refeição por parte dos empresários é algo bastante vantajoso não só para os beneficiados, mas também para os beneficiadores. “As empresas devem incentivar uma alimentação saudável para terem trabalhadores mais produtivos e satisfeitos. Além disso, cada vez que uma pessoa usa seu Ticket, é disparada uma reação em cadeia. Com nossas soluções, buscamos contribuir para que um restaurante saiba exatamente as preferências de quem o frequenta e, assim, aprimore seu cardápio. Possibilitamos também que as empresas conheçam o comportamento de seus colaboradores, mesmo fora do escritório e, com isso, se tornem melhores empregadoras. Não é só o trabalhador que recebe sua refeição ou faz a compra do mês. Ou o comerciante que vende mais um produto ou serviço. Ou a empresa que confirma seu compromisso com o colaborador. São também produtores, distribuidores, famílias e pessoas de todo Brasil a serem beneficiadas por essa rede. Quando o benefício é inteligente, ele não soma, multiplica”, destaca.

    André Turquetto, diretor de marketing e produtos da Alelo, afirma que não há desvantagens na decisão de beneficiar colaboradores com cartões alimentação e/ou refeição, entre outros. “Todos ganham. Para as empresas clientes, por exemplo, as vantagens são isenção de encargos sociais sobre o valor do benefício carregado nos cartões; abatimento da despesa do imposto de renda em até 4% da alíquota de 15% para empresas com tributação em lucro real; aumento da produtividade por melhora na qualidade de vida dos colaboradores; ampliação do pacote de benefícios para os colaboradores; redução do desvirtuamento do benefício; central de atendimento especializada; facilidade no gerenciamento dos cartões por meio de sistema simples e online para realizar os pedidos e garantia da disponibilização dos benefícios no cartão dos usuários no dia determinado”.

    O diretor ainda acrescenta que os estabelecimentos comerciais também representam outro público que lucra com a oferta de cartão alimentação e/ou refeição por parte das companhias. “Para os estabelecimentos comerciais, as vantagens são o aumento no volume das transações/faturamento, maior segurança nas transações por meios eletrônicos e direcionamento de usuários nas redes credenciadas”.

    Diferencial

    Atualmente, atrair profissionais qualificados tem sido um desafio para muitas empresas. Além disso, quando esses talentos, finalmente, são encontrados, muitas vezes, os empresários ainda enfrentam outro impasse, que é como manter esses novos funcionários fiéis às suas organizações. Nesse cenário, a oferta de cartões alimentação e/ou refeição pode também ser um verdadeiro diferencial competitivo na conquista de mão de obra.

    A escolha da empresa de benefícios a contratar é de suma importância e precisa ser estratégica por parte dos empreendedores. Afinal, há várias companhias especializadas nesse nicho de mercado, tendo cada uma sua forma de atuação, atendimento e diferenciais.

    Serra, da Ticket, afirma que a empresa “é inovadora, tem paixão pelos clientes e, ultimamente, investe na digitalização e no desenvolvimento de soluções que facilitem a rotina de seus públicos. Temos uma plataforma online exclusiva para empresas. Pelo Portal Ticket, é possível solicitar novas remessas, acessar relatórios que ajudam a identificar os hábitos de uso dos benefícios contratados e gerenciar os benefícios dos seus colaboradores. Além disso, temos assistente de atendimento virtual e canal de atendimento telefônico exclusivo”.

    Também conforme a diretora de produtos, “as empresas clientes Ticket podem contar com serviços de orientação e apoio profissional em psicologia, serviço social, direito e finanças pessoais e também com uma rede credenciada de academias e estúdios em todo o Brasil por meio de parcerias da Ticket com a Chestnut Global Partners (CGP), empresa global de programas de apoio ao empregado, e do Gympass”.

    De acordo com Turquetto, da Alelo, a companhia busca sempre ofertar novos serviços e soluções que agreguem na vida dos seus clientes. “Para as empresas que nos contratam, oferecemos um programa com mais de 36 serviços para que o cliente possa escolher de acordo com sua estratégia ou necessidade. Eles se dividem em saúde e bem-estar, facilidades e capacitação profissional. Lançamos, recentemente, o Alelo Mais Valor, uma plataforma de relacionamento para os estabelecimentos comerciais com atendimento mais próximo, com múltiplos canais e atendimento digital. Também contamos com o Portal Meu Estabelecimento, plataforma direcionada ao estabelecimento para que possa acompanhar e gerenciar suas vendas com os cartões Alelo de forma simples, prática e segura. Por meio desse canal também é possível contratar produtos e serviços de forma totalmente online, bem como conferir todas as transações realizadas de forma detalhada e simples, além de ter acesso à agenda de recebíveis e consultar, de forma consolidada, as vendas diárias do estabelecimento”, informa.

    Fernando Cosenza
    “ A Sodexo Benefícios e Incentivos vem investindo na transformação digital do negócio, com objetivo de criar a melhor experiência para seus consumidores, fornecer serviços personalizados às empresas e contribuir para o crescimento dos estabelecimentos parceiros”, ressalta Fernando Cosenza, vice-presidente de marketing estratégico, inovação e digital da empresa

    Cosenza, da Sodexo, partilha que a companhia tem como missão “desenhar, gerenciar e entregar serviços para empresas de todos os portes, segmentos e regiões do Brasil com objetivo de melhorar a qualidade de vida diária das pessoas e contribuir para o desenvolvimento econômico, social e ambiental das cidades, regiões e dos países em que atua. Temos como valores o espírito de serviço, espírito de equipe e espírito de progresso”.

    Ainda segundo o vice-presidente de marketing estratégico da Sodexo, “dentre os principais diferenciais da empresa, estão suas soluções que podem ser utilizadas por empresas de todos os tamanhos e segmentos. A empresa faz parte do PAT e oferece a isenção de 100% dos encargos sociais e dedução de 4% no imposto de renda devido, além de os colaboradores terem acesso ao clube de vantagens exclusivo da Sodexo (Sodexo Club), com descontos em supermercados, mercearias, açougues e hortifrútis, além de brindes incríveis e exclusivos. A Sodexo também oferece atendimento exclusivo com uma central dedicada a ajudar empresas de pequeno, médio e grande porte e outros”.

    Mercado

    Conforme Serra, da Ticket, o mercado de benefícios é consolidado e tem espaço para continuar seu ritmo de crescimento. A diretora de produtos da marca pondera que é preciso investir em tecnologia, principalmente, digital, para a conquista do sucesso no ramo. “Estamos sempre buscando a inovação, investindo constantemente na transformação digital. Como uma marca digitalizada e intermediadora de 2 bilhões de transações anuais, conectamos empresas para dar agilidade em todos os tipos de interações. Temos utilizado a inteligência artificial na área de atendimento ao cliente. Em três anos de operação, a Edenred Virtual Assistant (EVA), assistente de atendimento digital, registrou mais de 1,5 milhão de atendimentos, com índice de acerto de 92% nas respostas. Nesse período, a marca ganhou ainda mais agilidade e eficiência no atendimento. O índice de reclamação do atendimento é zero, o que confirma a boa experiência dos clientes que recorrem ao canal”.

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    “Oferecemos um programa com mais de 36 serviços para que o cliente possa escolher de acordo com sua estratégia ou necessidade”, destaca André Turquetto, diretor de marketing e produtos da Alelo

    Serra relata ainda que outra inovação da Ticket é a solução de pagamento de refeição e alimentação via Samsung Pay, em que o trabalhador aproxima o celular da máquina de cartão e, assim, valida a transação. “Os dados são enviados por meio de transmissão magnética segura (MST, na sigla em inglês), que é um dos sistemas mais avançados para esse tipo de transação financeira e é uma tecnologia exclusiva da Samsung. Essa tecnologia permite o pagamento em praticamente todos os pontos de venda (POS, em inglês) credenciados Ticket”, afirma.

    Turquetto, da Alelo, revela uma nova estratégia da empresa que representa para expandir ainda mais seus negócios. “Enxergamos o mercado com grandes possibilidades de expansão, já que a grande parte das empresas que oferecem benefícios está localizada nos grandes centros. A Alelo vem investindo bastante nessa ‘interiorização’ do serviço, levando as vantagens da concessão de benefícios para todas as regiões do país e também para empresas de menor porte”.

    Cosenza, da Sodexo, apresenta a mesma leitura otimista e reforça que a ‘a bola da vez’ é a aposta em soluções digitais. “Acreditamos que esse é um mercado em expansão. Nesse sentido, a Sodexo Benefícios e Incentivos vem investindo na transformação digital do negócio, com objetivo de criar a melhor experiência para seus consumidores, fornecer serviços personalizados às empresas e contribuir para o crescimento dos estabelecimentos parceiros. A companhia acredita que transformar o modo de atuação do negócio, mantendo o foco do cliente e acompanhando as evoluções tecnológicas, é fundamental para manter a competitividade no segmento. Por isso, investe, constantemente, em inovações que atendam às necessidades reais das pessoas, gerem economia de tempo e também dinheiro para seus consumidores, clientes e estabelecimentos parceiros”, diz.

    Como contratar

    Para contratar o serviço de cartão alimentação e/ou refeição, é bastante simples. Serra, da Ticket, informa que “empresas a partir de um funcionário podem adquirir o serviço, basta acessar nosso site ou entrar em contato com a nossa central de atendimento que um representante proporcionará a melhor experiência para a sua empresa”.

    Turquetto, da Alelo, esclarece ainda que os empreendedores precisam cadastrar sua empresa no PAT, no site Governo Federal, e selecionar a empresa fornecedora do benefício para contratar. “Após esse cadastro, a empresa entra em contato com a fornecedora, que é o caso da Alelo, e contrata o serviço. Com o contrato fechado, a beneficiária pode comprar o benefício para seus colaboradores. Importante que, para participar do PAT, a empresa precisa estar inscrita via Governo. O valor definido fica a critério das empresas contratantes do serviço e a concessão do benefício deve priorizar todos os funcionários com renda de até cinco salários mínimos”.

    Cosenza, da Sodexo, diz que os interessados em contratar os serviços da empresa também devem acessar o site da organização e solicitar uma proposta. “O contato será retornado com uma oferta especialmente desenhada para a sua companhia”, frisa.

    Sodexo
    www.sodexo.com
    Ticket
    www.ticket.com.br
    Alelo
    www.alelo.com.br

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