Tábuas de frios: setor aquecido

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Tábuas de frios: setor aquecido

Tábuas de frios são destaque nos cardápios de diversos estabelecimentos, agradando vários tipos de público pela variedade dos itens que as compõem

Queijos, salames e presuntos dos mais diversos tipos são alguns dos variados itens que compõem as famosas e bastante pedidas tábuas de frios de bares e restaurantes. Sobre esse mercado no Brasil, a Food Service News conversou com estabelecimentos que oferecem essa opção no cardápio.

Diversificado

A Adega Santiago nasceu de várias viagens gastronômicas do proprietário Luis Felipe Moraes entre Portugal e Espanha. São três unidades na cidade de São Paulo e uma na cidade do Rio de Janeiro.

Fábio Araújo, responsável pelo marketing da Adega Santiago, apresenta os itens das tábuas de frios do estabelecimento. “Presunto Jamón Serrano, Presunto Jamon pata negra, Chorizo Cantimpalo, Linguiça Catalan, queijo pardinho, queijo manchego, queijo gorgonzola, queijo de cabra, brandade de bacalhau e mel”, destaca.

Os valores das tábuas variam de R$ 96 a R$ 99 nas unidades de São Paulo. “Aqui já são cinco anos oferecendo tábuas de frios e a receptividade tem sido muito satisfatória”, diz Fábio Araújo.

Abrangência

A Galeria dos Pães foi aberta em 1999, inaugurando em São Paulo um novo conceito em padaria. O leque de produtos é muito abrangente, contemplando mais de 20 mil itens em um espaço com mais de 800m2. As tábuas de frios da Galeria dos Pães são 100% customizadas para que atendam a todas as necessidades dos seus clientes.

Tábuas de frios: setor aquecido
Vicky Cortez, diretora administrativo e comercial da Le Dépanneur, diz que o grande benefício desse produto é a venda com outros itens

Milton Guedes de Oliveira, fundador e proprietário da padaria, diz que, atualmente, o local tem a maior variedade de frios do mercado, sendo eles nacionais e importados.

“Buscando sempre inovar, além de acompanhar todas as tendências mundiais e os novos hábitos de consumo, a todo o momento procuramos lançar algo diferenciado. Este ano, por exemplo, trouxemos para os nossos clientes uma supertábua de peixes defumados e marinados. O conceito de grazing table – comida espalhada, esparramada em uma superfície, geralmente em uma tábua de madeira – também chegou para ficar, e já temos produtos específicos voltados para essa nova demanda”, afirma ele.

O fundador destaca os ingredientes clássicos de uma tábua, que apesar da passagem dos anos, nunca saem de moda. “As tábuas no formato aperitivo, que podem conter frios, queijos, frutas, azeitonas e castanhas são sucesso até hoje. Para a montagem das tábuas é necessário criatividade, técnica e profissionais extremamente capacitados para que o resultado final deixe qualquer um com água na boca – e é exatamente isso que entregamos. Além disso, o corte de frios na Galeria dos Pães é único e o ponto mais forte da casa”, afirma ele.

As tábuas da padaria visam atender desde pequenas comemorações (aniversários, chás de bebê, confraternizações entre amigos e família) até grandes eventos corporativos (coffee breaks e reuniões).

“Os acompanhamentos são um show por si só e incluem desde pães, especiarias e petiscos a vinhos. As tábuas de frios combinam com qualquer ocasião e são sucesso por atenderem a todos os tipos de cardápios e menus por toda a sua versatilidade. A receptividade desse tipo de produto por parte do cliente final é enorme e a recorrência constante”, diz Milton Oliveira.

O fundador e proprietário da Galeria dos Pães avalia que é um item que gera um valor agregado significativo, pois o valor cobrado em uma tábua de frios é bem diferente do valor dos frios simplesmente fatiados e/ou em peças.

“Percebemos também que o consumo de tábuas de frios aumentou muito na pandemia, levando em consideração que as pessoas começaram a se reunir mais em casa e procuravam por produtos que remetessem ao aconchego, sabor e delicadeza, além de deixar o ambiente mais bonito e organizado. Em síntese, o que vemos é que as tábuas de frios já estão inclusas no cotidiano do consumidor paulista e estará cada vez mais presente na mesa dos brasileiros”, pontua.

Venda com outros produtos

Vicky Cortez, diretora administrativo e comercial da Le Dépanneur, rede de lojas nascida em 2014, com quatro unidades no Rio de Janeiro, uma em Niterói e outra em Juiz de Fora (MG), além dos Quiosques Le Dép Express, que já somam dois pontos no Rio, diz que o grande benefício desse produto é a venda com outros produtos.

“Quem pede uma tábua de frios acaba optando por pães, torradas, pastinhas e outros produtos feitos na casa que acompanham bem com elas”, afirma.

No menu de encomendas da Le Dép, são três as sugestões de tábuas de queijos e frios para encomenda.

“Além disso, nós damos ao cliente a liberdade de montar a sua tábua personalizada, de acordo com o gosto e preferências. Em nosso balcão encontram-se as melhores marcas para o cliente escolher”, diz a diretora.

Vicky Cortez conta que as tábuas das unidades têm uma ótima saída e aprovação dos clientes.

Variedade

Tábuas de frios: setor aquecido
“O conceito de comida espalhada que surgiu na Austrália veio para ficar”, diz Anna Carolina Teixeira, responsável pela filial especializada em tábuas e caixas de queijos e frios Marcelino Tábuas & Antepastos

“Nossas tábuas de frios são compostas por queijos, frios, antepastos, frutas, torradas e oleaginosas. Temos de diversos tamanhos, conforme a necessidade do cliente, seja para uma pessoa (Piccolo), duas pessoas (Petit), quatro a seis pessoas (Pequena), seis a oito pessoas (Média), dez a doze pessoas (Grande) e as tábuas de Metro, para eventos acima de 15 pessoas. Os valores são determinados conforme o tamanho escolhido pelo cliente, por exemplo: caixa petit custa R$ 120 e a caixa grande no valor de R$ 350”, apresenta Anna Carolina Teixeira, responsável pela filial especializada em tábuas e caixas de queijos e frios Marcelino Tábuas & Antepastos, localizada em São Paulo.

O propósito da marca é tornar os encontros em momentos inesquecíveis, com beleza, requinte, produtos de qualidade e praticidade, transformando os clientes em excelentes anfitriões.

“O conceito de comida espalhada que surgiu na Austrália veio para ficar, por ser despojada e elegante simultaneamente, deixando os convidados à vontade para consumir o que desejam, com itens de qualidade, selecionados e que harmonizam entre si, trazem uma excelente experiência a quem consome”, salienta Anna Carolina.

Devido à essência artesanal das tábuas de frios, o público da Marcelino, hoje, encomenda não apenas para consumo próprio, mas também para presente.

“Temos muitos clientes de outros estados que encomendam nossas caixas como forma de presentear um ente querido com originalidade e elegância”, diz ela.

Por realizar as montagens das caixas e tábuas de frios, Anna Carolina conta que a marca tem a possibilidade de proporcionar aos clientes uma harmonização de todos os itens, com queijos especiais, curadoria especializada, permitindo assim que o consumidor tenha a melhor experiência possível.

Receptividade

O restaurante da Vila Madalena, em São Paulo, chamado Pé de Manga, que comemora 15 anos, faz sucesso por oferecer uma generosa área ao ar livre e com muito verde, onde o público pode degustar saborosos pratos assinados pelo chef João Silva.

“Um desses pratos é a tábua de frios que temos com queijo prato, muçarela de búfala, salame italiano, batata bolinha, azeitona azapa e tomate seco no preço de R$ 66”, diz Gustavo Barakat, sócio-proprietário do Pé de Manga. “A nossa tábua tem uma margem boa de lucro e de fácil produção, pois não vai fritura”, diz ele.


ADEGA SANTIAGO
www.adegasantiago.com.br
Instagram: @adegasantiago
GALERIA DOS PÃES
www.galeriadospaes.com.br
Instagram: @galeriadospaes
LE DÉPANNEUR
www.ledep.com.br
Instagram: @le.depanneur
MARCELINO TÁBUAS & ANTEPASTOS
www.marcelinoantepastos.com.br
Instagram: @marcelinoantepastossp
PÉ DE MANGA
www.pedemanga.com.br
Instagram: @pedemanga

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