Sucesso tem custo e razão

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Marcas food service elegem quais são os seus produtos de maior destaque e explicam o motivo de caírem no gosto dos consumidores

Sucesso tem custo e razão
“Para a área de food service, desenvolvemos inovações em produtos e serviços que trazem mais sabor, rendimento, facilidade de manuseio e versatilidade para os negócios de nossos clientes”, diz Augustos Lemos, Diretor Geral da Cargill Foods para América do Sul

O setor de alimentação do Brasil é o quinto maior do mundo. Por isso, o food service é um dos mercados de consumo mais relevantes do país. De acordo com um levantamento feito pelo Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio), por exemplo, o mercado de alimentação fora do lar teve um aumento registrado de aproximadamente 3,5% em 2019.
Porém, em meio a esse positivo cenário, uma pesquisa feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aponta que 60% dos empreendimentos ligados ao ramo food service fecham as portas antes de completarem cinco anos e que 21,5% deixam de funcionar antes de dois anos. Ou seja, nem tudo são flores no mercado brasileiro de alimentação. Mas como algumas empresas conseguem prosperar por anos e ainda fazer muito sucesso com determinados produtos?
Segundo Augustos Lemos, Diretor Geral da Cargill Foods para América do Sul, “as indústrias precisam escutar a voz de seus clientes, operadores, entender as suas necessidades, de forma a serem mais assertivas, entregando aquilo que o mercado espera. O foco e o planejamento nos direcionam às prioridades do mercado e, estabelecendo as prioridades, conseguimos investir de forma consistente para obter resultados. Além disso, temos aqui no Brasil um dos mais modernos Centros de Inovação da Cargill no mundo. Essa estrutura reúne no mesmo local amplo conhecimento em pesquisa, desenvolvimento e aplicação de novos ingredientes e produtos em diversas categorias de produtos”, pontua.
Para Ricardo Marques, vice-presidente da Unilever Food Solutions para o Sul da América Latina, o segredo para fazer sucesso com algum produto do ramo food service é “prezar pela qualidade, funcionalidade e praticidade para o cozinheiro, entregando a ele o que não abre mão, que é poder ter um produto que vá otimizar sua rotina na cozinha permitindo que ele possa dar o toque especial para os pratos”, afirma.
Já conforme Marco Antônio Barbosa, Gerente de Marketing e Vendas da Scala, “fazer sucesso no canal food service requer muito trabalho, muita dedicação e muita atenção às necessidades e expectativas dos nossos clientes, que prezam muito por qualidade e confiança nos produtos. Sabemos que qualquer desvio pode comprometer o bom andamento do negócio dos nossos clientes (falta de produtos gerando possíveis rupturas de produtos acabados, por exemplo). Por isso, assertividade e pontualidade nas entregas fazem toda a diferença”, salienta.

Produtos de maior sucesso

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“Oferecemos inspirações que ajudam os clientes a manterem cardápios criativos e saborosos, com segurança alimentar, padronização e custos totais de preparação compatíveis”, garante Ricardo Marques, vice-presidente de Unilever Food Solutions para o Sul da América Latina

Para Lemos, da Cargill Foods, a empresa tem não só mais de um produto de muito sucesso, mas marcas expressivas e que somam à tradição e crescimento da companhia. “Para a área de food service, desenvolvemos inovações em produtos e serviços que trazem mais sabor, rendimento, facilidade de manuseio e versatilidade para os negócios de nossos clientes. Trabalhamos com um sério controle de qualidade e um time de vendas dedicado, além de serviço técnico especializado em oferecer suporte, treinamento e consultoria culinária para ajudar os operadores e diferenciar o seu menu e encantar seus clientes. Além disso, temos a tradição e reconhecimento de marcas como Liza, Elefante e Pomarola. Contamos com um portfólio extenso e variado para atender a demanda de nossos clientes. A marca Liza é reconhecida como a marca de tradição e confiança do consumidor brasileiro. É a única que apresenta a linha completa de óleos de cozinha: soja, milho, girassol, canola e equilíbrio. Liza está sempre inovando e oferece ainda uma linha completa de maioneses e molhos para salada, que permite combinar ingredientes em receitas saborosas e equilibradas. Lançamos, recentemente, o Óleo de Algodão Liza, em baldes quadrados de 14,5 kg ou 15,8 litros. De sabor neutro e duas vezes filtrado, o produto é rico em ácidos graxos Ômega 6, composto essencial não produzido pelo organismo e que deve ser adquirido a partir de uma dieta balanceada e equilibrada. Extraído da semente, conhecida como caroço do algodão, o óleo apresenta maior rendimento para fritura e mais economia, já que aguenta altas temperaturas sem perder suas qualidades. Além disso, a nova embalagem facilita o manuseio, reduzindo o custo de frete e otimizando o estoque e armazenamento. Também trabalhamos com a marca Top of Mind Elefante. Atualmente, Elefante conta com o extrato tradicional, feito apenas com tomates selecionados, sal e açúcar; e a linha Elefante Sabores nas versões pizza, cebola e alho, louro e ervas finas e strogonoff. Todos os produtos estão nas gôndolas dos supermercados de todo o país e são vendidos também pelo canal de food service da Cargill. Recentemente, trabalhamos na renovação de sua marca. Após 75 anos de tradição e relacionamento com os consumidores, a Cargill optou por mudar o posicionamento e os signos visuais e verbais do atomatado. Entendemos que nosso cliente não busca apenas rendimento e sabor. O que importa é o resultado, o momento e a memória afetiva que fica. E fazer parte disso, mesmo que discretamente, é o nosso grande objetivo. Decidimos fazer essa renovação, pois nossos clientes também têm evoluído ao longo dos últimos anos de uma maneira muito acelerada e precisamos acompanhar esse movimento. Outra marca de sucesso é o molho Pomarola. Com 41 anos de tradição, Pomarola se renovou para crescer e atender as demandas dos clientes que buscam uma alimentação mais equilibrada. A renovação começou pelo produto e todas as variantes da linha Pomarola ganharam novas receitas, que oferecem um sabor único e equilibrado, com redução da quantidade de sal, uso dos temperos preferidos pelos consumidores e ingredientes simples, atributos que buscam atender a demanda por naturalidade, hoje, muito valorizada pelo consumidor. O principal item, Pomarola Tradicional Sache 340g, por exemplo, teve uma redução de 45% de sal em comparação com a receita anterior. O portfólio da marca também foi simplificado, garantindo um posicionamento simples e claro. Agora, o produto está disponível em três linhas: tradicional, com a praticidade do molho pronto para as refeições do dia a dia; sabores, para aquelas receitas especiais, que vão do frescor do manjericão à suculência da bolonhesa; e chef, composta por molhos premium e ingredientes selecionados para momentos diferenciados. Atrelado às mudanças de receita, rejuvenescemos a identidade visual e verbal da marca. As cores estão mais vivas e modernas para chamar atenção do consumidor e se diferenciar nas prateleiras dos supermercados. O logo também foi modernizado, com traçado orgânico e gestual. Na comunicação, reforçamos a essência de Pomarola por meio de uma conversa genuína e autêntica e também reforçamos a conexão dos consumidores com a fazenda, o frescor dos ingredientes e o sabor do tomate. Vale ressaltar que, para a categoria de atomatados, a Cargill conta com uma de rede de 50 produtores exclusivos de tomates na região de Goiânia (GO), que recebem o suporte completo de um time da Cargill com técnicos, agrônomos e supervisores especializados. Esse suporte vai desde a utilização de fertilizantes e distribuição de sementes até o consumo de água necessário para a produção. Dessa forma, controlamos todo o processo, da plantação até a colheita. Com isso, a Cargill garante a qualidade e a rastreabilidade da cadeia do tomate utilizado para produzir o molho Pomarola e o extrato Elefante”, detalha.
Marques, da Unilever Food Solutions, explica que “em nosso portfólio, temos as marcas Hellmann’s, Knorr, Maizena, Arisco e Carte D’or, além de comercializarmos também produtos da marca Bonduelle. Bem conhecidas e estabelecidas, Knorr e Hellmann’s são as marcas heroínas do portfólio. São linhas completas e com produtos reconhecidos pela qualidade, rendimento e praticidade, com soluções específicas para o preparo profissional. Sucesso tem custo e razãoA marca conta com um portfólio de ingredientes práticos que ajudam cozinheiros, chefs de cozinha e operadores a economizarem um tempo precioso na cozinha durante o preparo de alimentos, sem comprometer o sabor ou seu toque final. Além disso, oferece inspirações que ajudam os clientes a manterem cardápios criativos e saborosos, com segurança alimentar, padronização e custos totais de preparação compatíveis. Com produtos profissionais, conhecimento gastronômico e de negócios, a Unilever Food Solutions oferece soluções para as mais diversas necessidades: produtos, receitas, atendimento aos chefs para facilitar a operação gastronômica, além de colaborar com planos de parceria para ajudar os clientes a venderem muito mais”, garante.
Barbosa, da Scala, por sua vez, afirma que “toda a nossa linha de produtos é muito bem avaliada por nossos clientes, consumidores e mercado. Citamos como maiores destaques as linhas Mussarela, Parmesão, Requeijão Culinário, Manteiga e o Cream Cheese. A Mussarela é muito reconhecida no mercado da região Sudeste como a ‘Queridinha dos Pizzaiolos’, principalmente, em São Paulo, capital, onde as principais casas do segmento de pizzarias utilizam e reconhecem a qualidade, sabor, rendimento e derretimento da nossa Mussarela. Outras linhas de produtos como nosso Requeijão Culinário, Linha Parmesão, Cream Cheese 1,2kg e nossa linha de Manteigas também são muito reconhecidos e valorizados por nossos clientes e consumidores finais, que utilizam a nossa marca pela qualidade, sabor e diferenciação que nossos produtos entregam”, enfatiza.

Sucesso em conjunto

Sucesso tem custo e razãoDe acordo com os entrevistados, os produtos citados por eles fazem muito sucesso e há anos por também serem fruto de um trabalho em conjunto. Lemos, da Cargill Foods, por exemplo, frisa que “temos uma equipe completa de vendas com amplo conhecimento para oferecer todo o suporte que o cliente precisa no dia a dia do seu negócio. Os 155 mil funcionários da Cargill nos 70 países onde ela está presente trabalham para atingir o propósito de nutrir o mundo de maneira segura, responsável e sustentável. Todos os dias, conectamos agricultores com mercados, clientes com ingredientes e pessoas e animais com os alimentos que precisam para prosperar. Unimos 153 anos de experiência com novas tecnologias e insights para sermos um parceiro confiável aos clientes dos setores de alimentos, agricultura, financeiro e industrial em mais de 125 países. Lado a lado, estamos construindo um futuro mais forte e sustentável para a agricultura. No Brasil desde 1965, somos uma das maiores indústrias de alimentos do país. Com sede em São Paulo, estamos presentes em 17 estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em 147 municípios e 11 mil funcionários”, informa.
Marques, da Unilever Food Solutions, também associa o sucesso dos produtos da empresa aos seus colaboradores. “Temos um time de engenharia de alimentos que desenvolve as fórmulas dos produtos de forma a atender da melhor maneira possível o alto padrão de qualidade da Unilever e expectativa dos consumidores. Junto a isso, o time de engenharia de embalagem que procura sempre a melhor proteção e preservação dos produtos, assim como o time de marketing que percebe e compreende as dores e necessidades dos operadores. Trabalhamos no mercado de alimentos desde 1880 e com marcas reconhecidas mundialmente como Knorr, Hellmann’s, Carte D’Or, entre outras. A Unilever Food Solutions nasceu a partir da oportunidade de elevar o padrão de relacionamento e serviços para o B2B, oferecendo mais que produtos de alta qualidade, mas sim associados a eles benefícios como eficiência operacional para os restaurantes. Trabalhamos com negócios de todos os tipos, de restaurantes independentes a grandes redes de restaurantes industriais, em 74 países”.
Barbosa, da Scala, avalia que “é impossível falar do Scala sem falar do seu fundador, Sr. Nino. Desde 2002, ele não está mais entre nós, mas deixou um grande legado para todos que trabalham
na empresa: sua filosofia de vida, sua forma de trabalhar arduamente e de valorizar as pessoas. Mais de meio século depois da fundação do Scala, nos orgulharmos de termos conseguido manter viva a essência do nosso fundador, o de aprimorar a produção de queijos sem perder a essência do seu sabor artesanal, respeitando os valores humanos com comprometimento e paixão pelo que fazemos. Tudo começou com a vinda de Leonildo Luigi Cerchi para o Brasil. Ele veio da Itália ainda criança com a mãe viúva e outros quatro irmãos. A família escolheu o Estado de Minas Gerais para ir em busca de trabalho. Nino, como era conhecido, ajudava a mãe a vender pães na rua e trabalhou como garçom, profissão da qual se orgulhava por ‘gostar de servir’, como ele mesmo dizia. Sr. Nino fundou o Scala em 1963 a partir da compra de uma pequena fábrica de manteiga. Com o passar dos anos, modernizou a fábrica e começou a produzir outros tipos de queijos”, destaca.

Cargill
www.cargill.com.br
Unilever Food Solutions
www.unileverfoodsolutions.com.br
Scala
www.scala.com.br

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