Sonho antecipado

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Participante do Masterchef Profissionais 2018, chef André Pionteke fala sobre a abertura do restaurante Trattô no período de pandemia

Um dos destaques do reality show “Masterchef Profissionais 2018”, o chef André Pionteke, juntamente com o chef Henrique Campos e o empresário João Battaglin, inaugurou um empreendimento no dia 10 de junho: o Trattô, restaurante pop-up de comida tradicional italiana. O local atende exclusivamente nas formas de delivery e retirada no balcão.

Para saber um pouco mais sobre o Trattô, conversamos com o chef, que nos contou de onde veio a inspiração para a criação do restaurante.

“A inspiração veio das primeiras tratorias italianas nas quais eram servidos os pratos que hoje consideramos parte da história da gastronomia italiana, por isso o nome Trattô. Conversando com o meu amigo de anos e também chef Henrique Campos, que comanda um restaurante de street food italiana em Curitiba chamado Figurate, surgiu a ideia de oferecer comfort food da melhor qualidade para quem é fã de massas e com preços acessíveis. E assim nasceu o Trattô, inaugurado em junho”.

O restaurante abriu as portas durante o período da pandemia do novo coronavírus, que tem feito com que a população se mantenha em isolamento social e tem ocasionado diversos reflexos negativos na economia. André fala sobre o lançamento do projeto mesmo em um período tão incerto.

“O Trattô é composto por três pessoas, eu, o chef Henrique Campos e o empresário João Bataglin. A gente se conhece há muito tempo, somos amigos, e já conversávamos sobre empreender, lançar algo novo, mas nada muito sério. Com a pandemia, o sonho foi antecipado, já que a necessidade da comida para entrega cresceu e também a vontade de levar de alguma forma um alento neste período tão complicado. Eu já tenho um restaurante em Curitiba, o Kitsune, os meus outros dois sócios também, e as duas estruturas são no modelo até então tradicional, com espaço físico. A pandemia acabou antecipando a implementação do Trattô, que desde o início nasceu com a proposta de ser um restaurante pop-up sem uma estrutura física, e que acaba condizendo com este novo momento que a humanidade está passando”.

Segundo o chef, a ideia de lançar o restaurante no formato pop-up, com atendimento somente em delivery ou retirada no balcão, já existia e se tornou ainda mais necessária com a situação do novo coronavírus.

“A ideia sempre foi oferecer comfort food italiana e com a pandemia o projeto tomou forma já focando na necessidade do isolamento social. Por isso nasceu já pensado para delivery, com embalagens para comer direto, sem precisar empratar, tudo o mais prático possível, com preços que cabem no bolso e sem deixar o sabor de lado. Só trabalhamos com matéria-prima de excelente qualidade”.

Futuro

Sonho antecipado
Segundo o chef, a ideia de lançar o restaurante no formato pop-up, com atendimento somente em delivery ou retirada no balcão, já existia e se tornou ainda mais necessária com a situação do novo coronavírus

Sobre um futuro Trattô com espaço físico, o chef afirmou que é uma ideia possível, mas que por enquanto, visto a situação atual, prevalecerá o delivery.

“Quem sabe. Estamos como todo mundo tentando entender este ‘novo normal’ e acredito que por um bom tempo o consumo em casa, via delivery, irá prevalecer”.
Atualmente, há apenas uma unidade do Trattô no Brasil, em Curitiba. Perguntado sobre possibilidade de expansão, André Pionteke se mostrou aberto.

“Por que não? Em Curitiba a recepção está ótima, seria um prazer levar o conceito e os sabores do Trattô para outras cidades e estados”.

O chef também fala sobre o que ele acredita ser os diferenciais do Trattô para agradar e fidelizar os clientes.

“Nosso grande diferencial é a qualidade, desde a origem dos produtos até o que chega à mesa do cliente. A excelência dos insumos, do atendimento e na forma como a comida chega até o cliente é a nossa chave para a fidelização e para
conquistar novos públicos”.

Por fim, André dá pequenos “spoilers” sobre seus empreendimentos futuros, além de seus outros projetos do momento.

“Em breve vou inaugurar com o pessoal do Taste Lab, um coletivo alimentar, o Sakei, um Izakaya (boteco japonês), no NorteShopping, no Rio de Janeiro. Vamos trazer pratos clássicos dos bares japoneses com os produtos que temos no Rio de Janeiro, criando uma nova experiência gastronômica e utilizando a bagagem que tenho com o Kitsune e outros lugares que passei. Também estou com a marca André Pionteke com foco em criação de conteúdo digital, na qual utilizo preceitos da minha filosofia de vida, lifestyle, viagens e cursos para o desenvolvimento de projetos. Mas no momento o foco principal é o Trattô e a reestruturação do Kitsune em meio a este novo cenário criado pela pandemia”.

André Pionteke

Sonho antecipadoCuritibano, o chef André Pionteke, apesar de ainda jovem, já tem vasta experiência nas cozinhas, tendo passado pelos restaurantes C la Vie, Tuna, Thai, Cantina do Délio, Estofaria Bar, Hotel Bourbon e Mamma Mia Gastronomia.

Atualmente, além do Trattô, André Pionteke é proprietário do restaurante Kitsune, também localizado em Curitiba. O chef foi selecionado com mais 14 profissionais para participar do reality show “Masterchef Profissionais”, exibido na Band, conseguindo grande destaque no programa.

Os sócios de André, Henrique Campos e João Bataglin, têm juntos um restaurante, também em Curitiba, chamado Figurate Focacceria, única do país especializada em focaccias no estilo schiacciata.

André Pionteke
www.instagram.com/andrepionteke
Trattô
www.instagram.com/trattobr

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