Sinal amarelo

    0
    Sinal amarelo

    Food truck viveu um boom no início da década passada. A atual realidade tem exigido diversas adaptações para que esse mercado continue firme e atuante. Empreendedores relatam como isso é possível

    Febre no Brasil há alguns anos, o mercado de food truck conquistou diversos investidores e consumidores, atraídos pelo moderno conceito dos caminhões de comida, na tradução livre, e seus preparos criativos, que diferem totalmente dos espaços convencionais de alimentação, como restaurantes, lanchonetes e bares.

    O boom do food truck no Brasil pôde ser percebido nos primeiros anos da década passada, em um momento anterior à popularização dos serviços de m-commerce, o delivery de comida por aplicativo. Mas e agora, em uma nova década, como esses empreendimentos têm atuado, se adequado e sobrevivido a um contexto diferente ao da sua chegada em massa ao país?

    Adaptando as operações

    Sinal amarelo
    “O mercado ainda é fomentado por alguns perseverantes empreendedores que levam seus food trucks para condomínios residenciais, alguns atendem dentro de empresas e poucos continuam pelas ruas da Capital, como nós”, afirma Adolpho Schaefer, proprietário do Holy Pasta food truck

    Adolpho Schaefer é proprietário do Holy Pasta food truck, localizado em São Paulo capital, e para ele o sucesso dos food trucks no Brasil se deveu aos eventos gastronômicos ao ar livre, que possibilitaram aos consumidores conhecerem o conceito e assim se interessarem pelo visual, cardápios e atendimento.

    “O mercado foi puxado pelos eventos de comida ao ar livre, as chamadas Feiras Gastronômicas. Esses eventos foram o grande outdoor para o mercado de comida informal e os food trucks se tornaram a grande atração por serem uma nova versão do mercado de comida de rua nacional. O visual diferente, cozinhas profissionais, comidas diferentes – apesar de a maioria ser hambúrguer, atrelados à informalidade no atendimento faziam com que o público se interessasse em ir atrás dos ‘trucks’”, afirma.

    De acordo com Adolpho Schaefer, as vendas vinham alcançando bons números antes da pandemia da Covid-19. Segundo ele, o Holy Pasta teve bons resultados desde o início de seu funcionamento.

    “Antes da pandemia, vínhamos em uma crescente excelente, no meu food truck, Holy Pasta, estávamos conquistando mais e mais clientes a cada semana que passava, sempre focados na hora do rush do almoço nos grandes centros empresariais – eixo Faria Lima/Berrini. Desde o início de nossa operação, tivemos constante crescente no negócio, vindo da kombi e terceirizando todos os produtos quando tudo começou até a produção própria e o crescimento para um caminhão, cozinha de produção e delivery pelos apps”, destaca.

    Ainda em relação ao assunto pandemia, o empresário afirma que o baque foi grande no mercado de food trucks e isso acabou gerando fechamentos. Para Adolpho Schaefer, a sobrevivência do setor tem se dado com a adaptação dos proprietários que buscam diferentes formas de seguir atuando.

    “A pandemia fez muitos encerrarem as operações, infelizmente. O mercado ainda é fomentado por alguns perseverantes empreendedores que levam seus food trucks para condomínios residenciais, alguns atendem dentro de empresas e poucos continuam pelas ruas da Capital, como nós. Vale ressaltar a adaptação nas operações, enxugando custos, reduzindo equipe, trazendo para a casa dos empreendedores o local de produção das comidas. E também as cervejarias como local de grande demanda pelos food trucks”, ressalta.

    A Food Service News perguntou para Adolpho Schaefer o que os food trucks têm feito e podem fazer para não perder espaço no mercado e ele respondeu que levar o serviço para dentro de espaços privados e ter cuidado ao administrar os negócios é o que os empresários do ramo têm buscado e devem seguir buscando.

    “Já estão fazendo há algum tempo, desenvolvendo esse mercado dentro dos espaços privados de empresas e condomínios residenciais. Além disso, muita, mas muita atenção na gestão do negócio para conseguir sobreviver a tantas altas nos preços em meio à essa redução drástica da demanda”, diz ele.

    Adolpho Schaefer finaliza falando sobre a continuidade do setor, que segundo ele vem em processo de mudança para se adaptar à nova realidade e tentar superar o momento de crise, ganhando sobrevida no momento em que o isolamento social não mais for necessário.

    “Há tempos atrás, meados de 2018, o mercado teve um encolhimento em função da realidade enfrentada por muitos empreendedores que não tiveram condições de gerir o food truck como um negócio e desistiram. Hoje em dia as mudanças são fundamentais para atrair os mais diversos públicos e aumentar as vendas. Estou na torcida para que os food trucks que estão na ativa hoje consigam sobreviver até que o convívio social não seja mais um perigo para as pessoas e todos nós como pessoas possamos aproveitar as delícias e a atmosfera única proporcionadas por esses que são os ícones da idade moderna da comida de rua, os food trucks”, afirma ele.

    Necessidade de facilitar a operação

    Carlos Rogério Oliveira Paes, chef no Veggies na Praça, que trabalhou com food truck até o início da pandemia e que hoje, com a necessidade de isolamento social, atende pela internet, destaca os motivos do sucesso do food truck no início da década passada no Brasil.

    Sinal amarelo
    “Hoje em dia as mudanças são fundamentais para atrair os mais diversos públicos e aumentar as vendas”, diz Adolpho Schaefer, proprietário do Holy Pasta food truck

    “O sucesso é devido à facilidade que a gente tinha em montar uma cozinha num espaço pequeno, como começar um restaurante, você tem os eventos onde garantir o público, então parecia ser uma venda certa. Muitos dos eventos considerados bons eram aqueles que a gente ia para lá como catering, com tudo vendido. Então a gente entrava numa festa e isso era bom”, diz ele.

    O chef relata que houve grande queda nas vendas com a chegada da pandemia, já que os eventos e o atendimento presencial precisaram ser parados.

    “Antes da pandemia, eu vendia o dobro, porque além de vender pela internet, como eu faço hoje, eu tinha o público presencial que vinha no meu restaurante. Eu também fazia eventos, então quando eu consegui ter o restaurante aberto e fazer eventos, era como nos multiplicar. A gente se acertava, o restaurante ficava funcionando, se eu fosse em um evento bom, ganhava mais ainda, se eu fosse em um ruim, tudo bem, o restaurante estava funcionando, o evento serviu para fazer propaganda e um network”, afirma.

    De acordo com Carlos Rogério Oliveira Paes, o mercado de food truck precisa se adaptar frequentemente. “O food truck sempre tem que estar se adaptando dentro das normas de fiscalização, que são muito difíceis para o setor, por serem as mesmas de uma cozinha fixa. Os trucks precisam ter respeito com o que fazem, trabalhar bastante, pesado. Vamos ver se o setor volta, com fé. Existem food parks ainda, são bem maneiros, bem legais, o que precisa é que seus donos façam um esquema melhor para quem está lá, pois o aluguel é muito alto algumas vezes e a conta não bate”, diz.

    Holy Pasta
    www.instagram.com/holypastafoodtruck
    Veggies na Praça
    www.instagram.com/veggiesnapraca

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here