Sensação de prazer é um dos motivos para consumo

0

Para metade dos brasileiros, a sensação de prazer é um dos motivos que levam ao consumidor se decidir na hora da compra. É o que mostra uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e o portal de educação financeira Meu Bolso Feliz. Esse levantamento escutou 620 pessoas, de 27 capitais brasileiras.Entre as classe A e B, o número é ainda maior, chegando a 68%.

Dentre as sensações positivas na hora de comprar, os entrevistados listaram: relaxar (47%), prazer de compras (43%), melhora no humor (37%)e satisfação pessoal(35%). Outras fatores técnicos e financeiros também foram listados, como o preço (44%), promoções( 37%),além de qualidade , marca ou modelo (21%).

Segundo o levantamento, questões financeiras possuem bastante interferência nas decisões do consumidor. Para 88% das pessoas, o preço é o principal fator determinante da compra, seguido por promoções e liquidações (78%), qualidade do produto ou serviço (71%) e facilidade de pagamento (51%). Outro fator relevante são as vitrines , citado por 12% dos entrevistados.

Apesar das boas sensações causadas pela compra, muitas pessoas se arrependem após ter comprado algo. De acordo com o estudo, os principais motivos desse arrependimento são: alteração no planejamento financeiro, gasto sem proveito e dívidas adquiridas.

Fonte: Valor Econômico

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

13 − 6 =