Sem lactose, o “zero” valioso

Produtos sem lactose estão na mira de investidores que observam grande demanda e ainda poucas opções no mercado

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Os produtos sem lactose têm sido o foco de diversas empresas em todo o Brasil. Diante da busca das pessoas por esse tipo de alimentação, que tem ganhado bastante espaço, os investimentos no setor não param. Com isso, os relatos de lucros altos em vários empreendimentos têm sido bem comuns.

Expansão

Fit Cookies, empresa paranaense especializada na produção de doces funcionais, lançou um audacioso projeto de expansão no final de 2014 e confirmou a sua entrada no mercado nordestino. A marca inaugura sua primeira franquia na região, na cidade de Fortaleza, no Ceará. Ainda em 2015, a Fit Cookies deve lançar mais 15 franquias no país.

Comandada pela pernambucana Marina de Andrade da Costa Pereira, de 27 anos, e seu marido Marcio Antônio da Silva, a Fit Cookies Fortaleza oferece a linha de produtos que conquistou o Brasil, todos proteicos, sem lactose e açúcar. Formada em Direito e, atuando desde 2011 na área do comércio, Marina sempre buscou estar no meio fitness por ter uma afinidade especial. Ela mesma já teve de travar uma batalha em prol de uma vida mais saudável, e há mais de uma década cuidar da saúde e do corpo virou prioridade em sua vida. “Descobri a paixão e o prazer que o exercício físico proporciona. No auge da adolescência, eu resolvi dar a volta por cima, por conta do sobrepeso. Foi sofrido, mas foi a melhor coisa que pude fazer por mim”, diz.

A Fit Cookies leva para a capital cearense toda a sua linha de pastas, mousses, e massa de cookie, todos produzidos artesanalmente com ingredientes nobres, funcionais e saudáveis. Os produtos são voltados para pessoas que visam manter uma dieta equilibrada com alimentos que agregam, por exemplo, proteína, gorduras boas e baixo carboidrato. Entre os destaques da marca estão os doces proteicos, entre eles o brigadeiro, o beijinho e os mousses de limão e maracujá. Além disso, a marca oferece diversas pastas especiais (Amendoim; Amêndoas; Macadâmia, Goji Berry e Cacau; Castanha do Pará e Nozes; Amendoim, Avelã e Cacau; Amendoim e Castanha de Caju; Amendoim, Castanha do Pará e Níbis de Cacau; Amendoim, Macadâmia e Cranberries; Amendoim com Coco e Amendoim com Passas) ricas em fibras, colágeno, sem glúten e conservantes. Além da cidade do Nordeste, a empresa já possui unidades próprias nas cidades de Curitiba e São Paulo, e está presente em mais de 80 lojas multimarcas ao redor do Brasil.

Por meio da internet, Marina encontrou a Fit Cookies e a paixão foi instantânea. Em novembro de 2014, entrou em contato com a marca, que já trabalhava com revenda pelo Brasil, e passou a comercializar os produtos em dezembro. “Decidi ser franqueada porque além de ser algo novo, diferenciado e saudável, o Nordeste está carente dessas opções. Muitas pessoas pediam para trazer os produtos e isso me deu mais força para solidificar junto à empresa”, completa a empresária.

Os produtos lácteos estão presentes em praticamente todas as refeições do dia a dia, sendo consumidos por crianças, adultos e idosos. Isso faz com que as pessoas que possuem diagnóstico de intolerância à lactose tenham de restringir o consumo de alimentos que possuem leite. Mas essa realidade está mudando graças à inclusão de produtos zero lactose na dieta dos brasileiros. E a Piracanjuba, uma das maiores empresas do segmento lácteo no país, tem colaborado para isso. Depois do pioneirismo ao lançar o primeiro Leite UHT zero lactose e a primeira Bebida Láctea UHT zero lactose sabor chocolate no mercado, a empresa inova mais uma vez e apresenta o primeiro Creme de Leite UHT zero lactose e o primeiro Leite Condensado zero lactose à base de leite de vaca. Os produtos não possuem similares no mercado nacional.

“Tanto o creme de leite quanto o leite condensado são ingredientes quase que imprescindíveis na preparação de receitas doces e salgadas. E os intolerantes à lactose acabavam se privando de comer alguns pratos que exigiam a utilização dos produtos. Agora, isso não será mais problema. Nossos próprios consumidores, que já usam o Leite Piracanjuba UHT zero lactose, pediam a expansão da linha. E essa ampliação do mix agrega valor à marca e mostra nossa preocupação em oferecer produtos que atendam às necessidades dos nossos consumidores e que sejam, ao mesmo tempo, saudáveis”, afirma a gerente de marketing da Piracanjuba, Lisiane Guimarães.

Um dos grandes diferenciais do Creme de Leite UHT Piracanjuba Zero Lactose é que não precisa ser refrigerado antes do uso. O produto estará disponível nas embalagens de 200g. Já o Leite Condensado Piracanjuba Zero Lactose vem em embalagem de 395g e vai atender os intolerantes amantes dos pratos doces e sobremesas em geral.

“Até pouco tempo, quando o assunto era alimentação diferenciada, apenas os produtos diet e light, para diabéticos e adeptos a dietas, tinham espaço nas gôndolas. Hoje, a realidade é diferente. Os holofotes estão direcionados a vários tipos de restrições alimentares, como é o caso da intolerância à lactose. Entretanto, por mais que isso seja uma realidade, o mercado ainda possui poucas opções para esse público. E é justamente essa demanda que queremos atender e suprir”, destaca Lisiane. A identidade visual das embalagens foi desenvolvida pela Agência Narita Design.

Resistir à tentação das sobremesas é um dos grandes desafios para os intolerantes à lactose. Atenta a essa realidade, a empresa lançou o Doce de Leite Zero Lactose, inédito no mercado, que é uma importante conquista para os intolerantes.

“Os estudos têm mostrado, cada vez mais, que grande parte da população brasileira possui algum nível de intolerância à lactose. Por mais que isso seja uma realidade, o mercado ainda possui poucas opções para esse público. E é justamente essa demanda que queremos atender e suprir. Com o Doce de Leite Zero Lactose, vamos dar oportunidade para que os intolerantes possam apreciar uma das sobremesas mais tradicionais em nosso país, com muito sabor e qualidade”, afirma a gerente de marketing da Piracanjuba, Lisiane Guimarães.

O produto está disponível em embalagem Tetra Pak de 395g e não possui similares no mercado nacional. Tem como base o leite de vaca, porém, sem lactose. “É uma ótima opção para se comer puro, com colher, ou para ser usado em coberturas e recheios de bolos e tortas”, detalha Lisiane.

O Doce de Leite Piracanjuba Zero Lactose foi apresentado com exclusividade na feira APAS, que ocorreu de 4 a 7 de maio, em São Paulo (SP), e já começou a ser comercializado em diversos pontos de venda, como hipermercados, supermercados, lojas de produtos especializados ou para festas, cash & carry e atacados focados no segmento de food service em todo o Brasil. A identidade visual da embalagem foi idealizada pela Pande, agência de design especializada na gestão de marcas.

A marca Piracanjuba, pertencente ao Laticínios Bela Vista, completa 60 anos em 2015 e é nacionalmente reconhecida pelas inúmeras inovações no segmento lácteo, proporcionando mais qualidade e praticidade aos seus consumidores. Está entre as 20 marcas mais presentes nos lares de todo o país e é pioneira no mercado por lançar produtos nutritivos, como bebida láctea com cereais, produtos lácteos para pessoas com intolerância à lactose e queijos em porções individuais.

O Laticínios Bela Vista possui um portfólio com mais de 100 produtos, distribuídos nas marcas Piracanjuba e Pirakids, comercializados em todas as regiões do Brasil. Com faturamento de mais de R$ 2 bi e capacidade de processamento de 4,3 milhões de litros de leite por dia, gera mais de 2 mil empregos diretos e possui três unidades fabris, localizadas em Bela Vista de Goiás (GO), Maravilha (SC) e Governador Valadares (MG). A empresa é uma das cinco maiores indústrias de laticínios do Brasil e vem recebendo importantes reconhecimentos nacionais e internacionais relacionados à marca Piracanjuba, aos produtos e à gestão, fundamentada em valores sólidos, como ética, valorização das pessoas e responsabilidade socioambiental.

Piracanjuba
www.piracanjuba.com.br

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