Saudável para todos

0

Dieta Climatarian ganha diversos adeptos ao focar saúde do planeta. Estabelecimentos miram esse público cada vez mais numeroso

Saudável para todos
“Apesar de servir somente pratos vegetarianos/veganos, temos um público muito eclético e até carnívoros em busca de opções mais saudáveis”, destaca a chef Tati Lund, do .Org Bistrô

Atualmente, um novo conceito de dieta está sendo bastante discutido entre especialistas da área e pessoas que adaptam à saúde qualidade de vida e alimentação equilibrada. Todavia, ela também beneficia outras questões como mostra-se a seguir.
A dieta climatarian nada mais é que uma dieta focada em um regime alimentar que gera significativa redução de emissões de gases causadores do efeito estufa. É pautada em um consumo maior de frutas e vegetais locais e sazonais, além de proporcionar uma redução considerável no consumo de carnes, principalmente as bovinas, que têm o maior impacto climático.
Esse tipo de dieta, no entanto, não obriga o interessado a abrir mão total de carnes em geral, mas propõe maior consciência de uma escolha alimentar que seja menos prejudicial ao meio ambiente. No país, diversas lojas e marcas de alimentação saudável oferecem produtos que se encaixam na dieta climatarian.

Novidades

Saudável para todos
“Estou sempre em busca de novas descobertas, e através de pesquisas de campo e estudos, transmito nos pratos a importância da sustentabilidade para viver em harmonia com o meio ambiente e com os animais”, afirma a chef Tati Lund, do .Org Bistrô

O .Org Bistrô é um restaurante para quem busca uma alimentação saudável e saborosa com novidades todos os dias à mesa. Somente ingredientes 100% orgânicos, locais, sazonais, frescos e não processados entram na cozinha da chef Tati Lund, proprietária do espaço localizado no Jardim Oceânico, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, desde 2011.
“O nosso objetivo é ter uma base de alimentação que pensa no planeta. Fazemos uma comida limpa e para todos”, diz a chef Tati.
O .Org é um restaurante vegetariano e cada detalhe das receitas é feito pela chef. “Estou sempre em busca de novas descobertas, e através de pesquisas de campo e estudos, transmito nos pratos a importância da sustentabilidade para viver em harmonia com o meio ambiente e com os animais, utilizando combinações únicas de vegetais, grãos, castanhas, ervas e especiarias. O respeito pelo alimento vem desde o cultivo, que é feito por agricultores locais, nossos parceiros fiéis, fomentando a economia regional e de forma natural, sem a utilização de agrotóxicos”.
Os benefícios são diversos. “Desde a melhora da imunidade, redução de doenças, além de contribuir para o bem do planeta”, diz Tati.
Desde que abriram o .Org, a equipe da chef não trabalha com produtos de origem animal, pensando no menor impacto ao meio ambiente. Tati conta que o bistrô serve a todos sem restrições. “Apesar de servir somente pratos vegetarianos/veganos, temos um público muito eclético e até carnívoros em busca de opções mais saudáveis”.

Opções

Saudável para todos
“A DuPont possui um amplo portfólio de ingredientes e soluções para a produção de alimentos feitos a partir de vegetais, também conhecidos por sua nomenclatura em língua inglesa: Plant Based”, diz Glauco Ramos Pinto, líder de marketing da unidade para a América do Sul

Muito mais que uma marca, um estilo de vida. Adotando esse lema, a Casa Graviola, restaurante com foco em alimentação saudável, que conta com unidades em alguns estados da federação, busca oferecer aos clientes saúde em forma de alimento através de um ambiente receptivo e acolhedor.
Abner Lopes, sócio-fundador da Casa Graviola, apresenta que, além de priorizar alimentos orgânicos, incluindo o frango, para uma dieta climatarian “priorizamos os produtores locais. Temos diversas opções vegetarianas e veganas em nosso cardápio e no nosso menu executivo sempre temos uma opção vegana. Destaco a lasanha de vegetais e o nhoque de raízes que são sempre muito procurados”.
Desde que começaram, lá atrás, ainda como food truck, o estabelecimento já era preocupado com o meio ambiente. Para Abner, a comida se transformou em uma maneira de autoexpressão, de afirmar quem você é e no que acredita. E cada vez mais as pessoas estão tomando consciência do que estão ingerindo e do lixo que estão produzindo.
“Isso nos leva a origem de cada prato, que nos leva ao produtor. Utilizamos alimentos frescos, priorizamos os orgânicos e damos preferência aos produtores locais. Dessa forma, servimos amor em forma de prato, levamos saúde e bem-estar aos nossos clientes. A alimentação saudável é o presente e também será o nosso futuro. Na medida em que combinamos saúde e sabor, conseguimos mudar hábitos e, consequentemente, vidas”.
Essa evolução pode ser observada, por exemplo, como diz o sócio-fundador, desde o início da vida pela maneira como a criança irá se relacionar com a alimentação. “A gente acredita que o incentivo para uma alimentação saudável e equilibrada se inicia a partir do momento em que os pais estimulam esse hábito, por exemplo”, completa.

Inovação

Saudável para todosA DuPont Nutrition & Biosciences é a unidade de nutrição e biociências da DuPont, multinacional com mais de 200 anos de experiência em trazer soluções inovadoras para o mundo.
Para os consumidores que optam por incluir mais frutas e vegetais na alimentação e, ao mesmo tempo, querem reduzir o consumo de proteínas animais, a DuPont, por meio de Glauco Ramos Pinto, líder de marketing da unidade para a América do Sul, diz que tem um amplo portfólio de soluções para a alimentação à base de vegetais que a indústria de alimentos e bebidas queira desenvolver.
“Para os consumidores que buscam se alimentar de maneira mais saudável e ao mesmo tempo consumir alimentos que, ao serem produzidos, geram menor
emissão de gases de feito estufa, a DuPont possui um amplo portfólio de ingredientes e soluções para a produção de alimentos feitos a partir de vegetais, também conhecidos por sua nomenclatura em língua inglesa: Plant Based”.
Glauco continua: “Somos capazes de oferecer um portfólio inigualável de ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas por diversos fatores, entre eles nosso investimento em pesquisa, nossa capilaridade de cientistas pelo mundo, nosso know-how de mercado nos mais variados setores e nossa paixão por fazer cada dia melhor”.
O líder também apresenta que a nova linha de produtos DuPont™ GRINDSTED® PLANT-TEX é uma linha de soluções desenvolvida especialmente de alimentos e bebidas à base de plantas, com versões específicas para alimentos substitutos de carne (imitam produtos de carne, mas feitos com ingredientes vegetais) e para bebidas vegetais (como alternativas ao leite ou fermentadas).
“A fim de otimizar estabilização, suspensão e textura de bebidas, DuPont™ GRINDSTED® Gellan VEG 200 (goma gelana), é um ingrediente altamente funcional, eficiente e versátil, desenvolvido especialmente para bebidas vegetais. É clean label (sem corantes, conservantes ou adoçantes artificiais), vegano, natural e sustentável”, explica.
Já a linha de culturas Danisco® VEGE, inovação lançada na América do Sul em fevereiro de 2019, permite a produção de alimentos e bebidas fermentadas à base de vegetais.

Consumo

Érica Ventura, nutricionista do supermercado e padaria Verdemar, rede que conta com 15 unidades em Belo Horizonte e região metropolitana, reforça que a dieta climatarian não se restringe ao veganismo, afinal, trata-se de uma alimentação que se dedica ao consumo consciente e um propósito de não prejudicar o meio ambiente.
“Há muitos itens nas lojas Verdemar que se encaixam nessa dieta. Destacamos as frutas da estação, porque quando cultivadas em seu período natural, esses produtos absorvem mais os nutrientes do solo e garantem uma boa economia, já que o uso de técnicas de produção agrícola e maior uso de pesticidas e fertilizantes não é usado em larga escala. Como consequência, temos um produto mais saudável, barato e um dano menor ao meio ambiente. Outro exemplo é a granola Grano Square, que tem uma embalagem reutilizável, para reduzir o impacto dos produtos na natureza”.

.ORG BISTRÔ
www.orgbistro.com.br
CASA GRAVIOLA
www.casagraviola.com.br
DUPONT NUTRITION & BIOSCIENCES
www.dupont.com.br
VERDEMAR
www.superverdemar.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

cinco × 3 =