Sanduíche de sorvete, um sucesso!

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Sobremesa de origem americana faz o maior sucesso no mercado nacional, sendo o carro-chefe de alguns negócios food service

Atualmente, conforme a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), o Brasil ocupa o 11º lugar no consumo mundial de sorvete e o 10º em relação à produção do produto.
Nesse cenário de expansão, o chamado sanduíche de sorvete se destaca. A diferente sobremesa, como seu próprio nome já explica, nada mais é do que a junção de dois biscoitos recheados com uma camada de sorvete, geralmente, no sabor de baunilha.
O doce, conforme o livro ‘Açúcar e neve: a história da produção do sorvete’, em tradução livre, de Jeri Quinzo, teria sido criado em 1899 por um vendedor ambulante em Nova York, nos Estados Unidos.

“Ainda há muito espaço para o crescimento do setor e esse tipo de novidade tem ajudado a impulsionar essa onda”, diz Ricardo Campagnoli, fundador e diretor geral da Cookie’n Ice

Porém, fez tanto sucesso que, até hoje, é uma febre entre os americanos e em vários países latinos, onde é conhecido como ‘Alfajor de Helado’. No Brasil, o sanduíche de sorvete chegou há pouco tempo, mas já conquistou o paladar dos brasileiros.
De olho nessa nova paixão nacional, Ricardo Campagnoli, fundador e diretor geral da Cookie’n Ice, fundou a empresa em 2014, em São Paulo, capital.
“A Cookie’n Ice foi fundada em abril de 2014, após um longo processo de pesquisa, desenvolvimento de receitas e modelagem do negócio. Pelo fato de sermos os pioneiros no segmento de sanduíche de sorvete no país, foi necessário muito estudo e planejamento para trazer essa nova categoria ao mercado nacional. O Ice Cream Sandwich, como é conhecido fora do Brasil, nasceu nos Estados Unidos, mais precisamente na região da Califórnia. Os cookies fazem parte da rotina dos americanos e a junção com o sorvete trouxe um novo significado ao produto. Hoje, além de ser muito consumido por lá, também faz sucesso em outros países como Nova Zelândia, Japão e Israel, e, agora, também no Brasil. A Cookie’n Ice vem há mais de cinco anos desenvolvendo esse mercado no Brasil. Nesse período, já fizemos diversos testes de modelos de negócio e de produtos até conseguirmos chegar nas versões atuais”, diz.
“Em 2019, trouxemos a linha de sanduíches na caixinha, uma versão congelada do sanduíche que já vem pronta para consumo e estamos trabalhando a introdução desse produto em pontos de vendas”, conta.
Segundo Campagnoli, “apesar do volume expressivo do mercado de sorvetes no Brasil, o consumo per capta ainda é baixo se comparado a outros países
europeus, por exemplo. Ainda há muito espaço para o crescimento do setor e esse tipo de novidade tem ajudado a impulsionar essa onda. Acredito que a perenidade do produto esteja atrelada a dois fatores principais, manutenção da qualidade e do sabor, mas, principalmente, a uma constante inovação e renovação do produto em si, seja com novas texturas, novos sabores, novos formatos e maneiras diferentes de entregar essa experiência ao cliente. Não apenas no nosso segmento, mas no varejo de uma forma geral, a inovação faz a roda girar e traz longevidade para as marcas e os produtos. Os brasileiros são grandes consumidores de sorvete e a mistura tem agradado muito ao paladar nacional. Os cookies ainda não são muito familiares e difundidos no mercado brasileiro, mas acredito que as imagens do produto falem por si só. Quando os clientes veem o sanduíche já ficam com água na boca e depois de provarem acabam adorando a novidade”, afirma.
Ainda de acordo com fundador e diretor geral da Cookie’n Ice, “em 2017, produzimos cerca de 600.000 cookies e 90.000 litros de sorvete. Em 2018, chegamos a mais de 1 milhão de cookies e 140.000 litros de sorvete”, afirma.
“A qualidade certamente é o ponto alto do nosso produto. Nossos cookies são preparados artesanalmente, seguindo a tradicional receita americana e utilizando ingredientes de alto padrão, como as gotas de chocolate belga, por exemplo. O sorvete segue o mesmo caminho, o que garante uma textura e sabor bem diferenciado ao nosso produto. Outro ponto que vale destacar nesse aspecto é a vocação inovadora da Cookie’n Ice”, ressalta.

Cabana Burger

O sanduíche de sorvete também é a grande aposta do Cabana Burger, casa com lojas em São Paulo e Rio de Janeiro.
“Trabalhamos com sanduíche de sorvete desde a inauguração, em 2016. O nosso Cookie Sandwich custa R$ 21 e é feito com dois cookies recheados com Nutella e custard de baunilha cobertos com calda quente de chocolate. O custard é um sorvete mais cremoso e consistente. É uma sobremesa tradicional do ‘Ted Drewes Custard Shop’, aberta desde 1929 em St Louis, no estado de Missouri, nos Estados Unidos”, diz Géssica Romanini, gerente de marketing da marca.
Romanini acredita que o diferencial do sanduíche de sorvete do Cabana Burger “é que tudo o que produzimos é artesanal, com receitas próprias e feito com os melhores ingredientes. É uma sobremesa que une duas coisas muito saborosas, que é o geladinho do sorvete com o doce e macio cookie, além da calda quente de chocolate que incluímos na nossa receita. Ninguém resiste! É uma tendência que veio para ficar realmente. O nosso público gosta bastante”, garante.

Cookie’n Ice
www.cookienice.com.br
Cabana Burger
www.cabanaburger.com.br

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