Salsicha. Em qualquer lugar

0

Um dos lanches mais famosos do mundo leva um tipo de carne que agrada diferentes faixas etárias. O cachorro-quente é um dos lanches mais consumidos em vários países, inclusive no Brasil. Nos Estados Unidos, é tradição de décadas comer essa iguaria, sendo considerada uma comida típica americana. Aqui também não é muito diferente. Não é difícil achar um carrinho de hot dog ou uma lanchonete que tenha o alimento. De fácil preparo e com um preço acessível, o principal ingrediente do cachorro-quente é a salsicha. Porém, não é só nessa comida que ela aparece. Como se trata de uma carne saborosa, a salsicha tem lugar em vários pratos da culinária brasileira e mundial.

Ela combina muito bem em salgados, molhos, massas, petiscos, tortas, suflês, entre outras receitas. A união da praticidade, qualidade e custo baixo faz do processado um querido alimento nos cardápios dos brasileiros. Seja em casa, no preparo caseiro, ou fora do lar, a salsicha está presente quase que diariamente nos cardápios de restaurantes, lanchonetes, hamburguerias, feiras, food trucks etc. Grandes marcas fabricam vários tipos e sabores de salsichas.

Definição

“Apaixonados por comida.” Essa é a definição da BRF Food Services. É a paixão que os move a produzir com excelência para que empreendedores do ramo conquistem mais clientes.
O grupo alimentício detém duas das principais marcas de relevância nacional no segmento de processados: Perdigão e Sadia. A linha food service da BRF possui um completo mix de produtos profissionais para atender a demanda de qualquer negócio da área. São serviços e ingredientes oferecidos para compor as receitas de cada profissional.

Além disso, o grupo oferece treinamentos, auxílio no desenvolvimento de cardápios, consultoria de equipamentos, apoio às promoções e o que for necessário. O sucesso da BRF Food Services só é pleno quando também existe o sucesso de seus clientes. A Perdigão, desde 1934, leva sabor e qualidade para a mesa dos brasileiros. O portfólio dos produtos Perdigão já faz parte da tradição de milhões de famílias. A linha de salsichas para estabelecimentos comerciais é preparada com carnes selecionadas e temperadas com condimentos naturais. Isso deixa o processado com textura macia e uniforme.

A Perdigão possui as Salsicha de Frango, tipo Viena, Hot Dog e Hot Dog Sem Corante. A Sadia tem a Salsicha de Frango em embalagens de 500g para quem gosta de cachorro-quente, mas opta por uma carne branca e nutritiva. Ela é feita com frango selecionado e condimentos naturais, tendo textura fina e sabor leve. Não contém corantes. Elaborada com carnes de coxa e peito de peru, a Salsicha de Peru Sadia é de 500g. É temperada na medida certa e levemente defumada para acentuar o sabor. A Salsicha Hot Dog Sadia é temperada com condimentos naturais e levemente defumada. Sua carne é finamente moída para garantir textura macia e uniformidade. Essa pode ser encontrada em duas versões: pacotes de 10 unidades (500g) e de 3kg para venda a granel.

Reunião

A Aurora Alimentos nasceu em 1969 da reunião de oito cooperativas de produção agrícola que perceberam a importância estratégica da conjugação de esforços, em grau superior, para superar a condição de fornecedor de matéria-prima a que estavam destinados os produtores rurais.

As fábricas da Aurora trazem tecnologia, geram empregos e movimentam o mercado. É um conglomerado agroindustrial sediado em Chapecó (SC), que pertence a 13 cooperativas agropecuárias, sustenta 25.000 empregos diretos e tem uma capacidade de abate de 18 mil suínos/dia, 1 milhão de aves/dia e um processamento de 1,5 milhão de litros de leite/dia.
Mantém 42 estabelecimentos: oito unidades industriais de suínos, sete unidades industriais de aves, seis fábricas de ração, 13 unidades de ativos biológicos (incluindo granjas, incubatórios e unidade de disseminação de gens), oito unidades de vendas e a sede central (matriz).

salsicha
A Aurora tem um mix variado (Tradicional, Hot Dog e Frango) e opções de embalagens adequadas para o food service

A cooperativa tem um compromisso permanente com o produtor, colaborador e o meio ambiente, por isso, investe em programas que melhoram a qualidade de vida, as comunidades onde atua e garantem um futuro melhor. A Aurora investiu 250 milhões de reais, em 2014, na modernização das plantas industriais, visando o aumento da produção para atender as demandas do mercado.

Um dos principais investimentos (R$ 86 milhões) foi a reabertura do frigorífico Aurora de Joaçaba, que teve sua capacidade de produção triplicada. “Atualmente, temos diferentes produtos elaborados com a garantia de qualidade Aurora e que se diferenciam, basicamente, em relação às suas características de tamanho, embalagem e forma de conservação para atender as diferentes necessidades do consumidor”, explica Lisiane das Neves Barbosa, coordenadora de P&D – Produtos da cooperativa.

Entre os produtos comercializados com a marca Aurora há a Salsicha Aurora (elaborada a base de carne suína e de frango) e a Salsicha de Frango Aurora (elaborada apenas a partir de carne de frango). A Salsicha de Frango é comercializada em um único formato, pacotes de 500g resfriado. Já a Salsicha Aurora é comercializada em diferentes formatos, com algumas diferenciações em suas características.

A Salsicha Hot Dog Aurora pode ser encontrada em três formatos, sendo eles os pacotes de 3kg resfriado, pacote de 500g resfriado e pacotes de 3kg vendido na forma congelada. Já a Salsicha Aurora é mais fininha e é comercializada em pacotes de 500g, contendo 16 unidades/cada pacote, na forma resfriada.

“Dessa maneira, conseguimos atender as diferentes necessidades do nosso consumidor, ofertando um produto saboroso e de qualidade”, complementa a coordenadora. A salsicha é um produto de alta penetração econômica e social. As pessoas que consomem o embutido são de todas as idades e classes sociais. Lisiane ainda reforça dizendo que a vantagem da Aurora em fabricar esse produto é oferecer salsichas adequadas ao mercado, que atendam as necessidades e os desejos dos consumidores. “Para os revendedores, temos um mix variado (Tradicional, Hot Dog e Frango) e opções de embalagens adequadas para diferentes canais e públicos (consumidor, food service, comerciante).”

Mix

A Pif Paf Alimentos é uma das dez maiores empresas brasileiras no setor de processamento de aves, suínos, massas e vegetais. Seu mix de produtos contempla mais de 300 itens, entre eles elaborados de carnes, pizzas, lasanhas, pães de queijo e embutidos.

Há 47 anos no mercado, a empresa, hoje, conta com quase 8.500 empregados diretos e 80 mil clientes. Atua nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e também no Sul da Bahia, além de exportar para diversos países. Com sede corporativa em Belo Horizonte (MG), a empresa possui cinco unidades industriais e doze unidades produtivas.

Cláudio Faria, gerente corporativo de Relações Institucionais do Grupo Pif Paf, conta que são o principal player da área (MG, interior do RJ e ES), segundo a agência Nielsen, da categoria de salsichas e um dos três maiores fabricantes de salsicha do Brasil. Estão sendo desenvolvidas, ao longo dos anos, variações de formulações, adaptadas às necessidades dos mercados, tanto nacional quanto internacional. “Possuímos formulações que utilizam variedades de carnes e outras com somente carnes de frangos. Os formatos também são variados, para o Nordeste, por exemplo, temos um produto com comprimento maior. Existem regiões que preferem sem corante. Para exportação, temos o produto 100% frango e congelado. Ou seja, existem vários mercados  que a empresa identificou e explora comercialmente. Temos facilidade de adaptar rapidamente às necessidades desses mercados com agilidade e com capacidade produtiva.”

Existem, ainda, embalagens para o consumidor final, termoformadas de 450g e 225g, pacotes institucionais de 1kg, 3kg, 3,3kg e em conservação resfriada e congelada. O mercado de salsicha desempenha um papel importante dentro do setor de industrializados e para a Pif Paf não é diferente. Segundo Cláudio, trata-se de um dos produtos industrializados mais democráticos em termos de preço, pois quaisquer pessoas, independentemente da classe econômica, têm condições de compra.

O gerente corporativo também afirma que as salsichas são muito bem aceitas nos mais diversos tipos de mesa, sendo consumidas no café da manhã, almoço, lanche e jantar. “Muitos brincam que a salsicha é o melhor amigo para o cozinheiro prático”, comenta. Cláudio termina falando sobre o retorno da lucratividade do alimento: “Trata-se de um produto de alto giro para o supermercadista e a marca Pif Paf é reconhecida como sendo de alta qualidade e com preço justo”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

2 × 2 =