Busca cada vez maior por alimentação saudável tem resultado em bons frutos e ótimas expectativas para estabelecimentos que investem em saladas
O mercado de saladerias está em constante ascensão. A Food Service News conversou com marcas do setor, que falaram mais acerca do segmento e seus diferenciais.
Visibilidade
Na Leve Saladeria, as saladas são o carro-chefe. “Acreditamos que o mercado saudável vem ganhando bastante visibilidade. Vimos um potencial de mercado em nossa cidade e uma possível demanda por esses produtos e decidimos investir nisso. Queríamos algo em que o cliente pudesse pedir e em poucos minutos o seu pedido estivesse pronto e superfresco. Vimos que a salada podia nos entregar isso e apostamos nela. Saborosa, natural e prática”, conta Isabela Martins Silveira, sócia e cofundadora da Leve Saladeria que está na cidade de Unaí, interior de Minas Gerais.
No estabelecimento, o cliente escolhe o tamanho da salada, molho, base, complementos e a monta conforme o seu gosto. São indicadas para comer no almoço, no lanche da tarde ou no jantar. Para aqueles dias corridos em que a pessoa não tem tempo nem de pensar no que quer comer, Isabela Silveira sugere as opções das Saladas Temáticas da Leve. “Uma opção por dia para que o consumidor desfrute de diferentes sensações ao longo da semana”. O produto é embalado em tamanhos diferentes de acordo com a opção desejada, e por praticidade, o cliente pode comer até na própria embalagem.
Para a cofundadora, as saladas da Leve chegaram ao mercado para acabar com o mito de que salada é tudo igual e, principalmente, sem sabor. “Além disso, os nossos clientes conseguem investir em sua saúde, deixando de lado a desculpa que não conseguem seguir uma dieta saudável por não terem tempo de ficar na cozinha”, salienta.
Na montagem das saladas, a empresa oferece diversas opções de proteínas, carboidratos e fibras. “Sobre esse setor, entendo que está ganhando muita valorização, principalmente nos tempos de hoje em que as pessoas começaram a se atentar mais com os cuidados relacionados a uma boa alimentação e saúde. São produtos que ganham cada vez mais atenção dos consumidores por ser natural e refletir em todos os aspectos de uma boa qualidade de vida e saúde”, diz ela.
A Leve Saladeria funciona atualmente apenas com o serviço de retirada e delivery, mas tem planos de expansão para uma loja de consumo presencial.
Crescimento
O Pandas Saladeria, no mercado desde abril de 2019, tem o objetivo de levar comida saudável para a região da Savassi, localizada em Belo Horizonte (MG). “Trabalhamos com mais de 60 itens para criar a salada do jeito do cliente”, diz Ayrton Borges, um dos proprietários do Pandas.
A salada é o principal produto do estabelecimento. Ayrton Borges reforça que é um setor que está crescendo muito e com um potencial imenso. Os principais benefícios de investir na comercialização desse produto, de acordo com o empresário, é a baixa concorrência e como as pessoas agregam valor a um produto saudável. “É um produto de custo alto e exige muito cuidado no processamento desses alimentos”, pontua.
De acordo com Ayrton Borges, “a aceitação foi imensa, homens e mulheres de todas as idades, crianças de 5 anos que adoram as saladas e pessoas de mais idade que as comem quase todos os dias. Muitas pessoas gostam de almoçar na nossa loja para ter um dia mais produtivo, pois ficam satisfeitas ao comer saladas, mas não se sentem ‘pesadas’ e com aquela preguiça pós-almoço, dessa forma eles produzem mais no trabalho”, relata.
Foco no clean food
Criado em 2016, o Salad Bowl surgiu da vontade de oferecer um produto rápido, prático e saudável.
“Temos um extenso cardápio de opções, incluindo grandes sucessos como wrap e poke, mas a salada ainda é o nosso principal produto. Acredito que as constantes mudanças de comportamento dos brasileiros em busca de saúde contribuem, e muito, para o consumo de salada, e para encontrar e cativar esse cliente, deixamos o produto mais sedutor e atraente. Nossa ideia sempre foi redesenhar o antigo conceito da saladinha simples de alface, tomate, palmito…”, diz Enozor Pinto de Souza Jr., sócio-proprietário da marca.
O Salad Bowl está nas cidades de São Paulo e Brasília com serviço presencial e delivery.
Rápida e saudável expansão
Felipe Amorim, CEO da rede de restaurantes de alimentação saudável Saladices, criada em 2016, salienta que acompanha bem de perto o setor de alimentação saudável e observa que está entre os três principais que mais crescerão nos próximos dez anos. “E estamos ansiosos para acompanhar e crescer ainda mais”, afirma ele.
Felipe Amorim costuma dizer que todo o produto é lucrativo se souber trabalhar bem. “Minha formação é contabilidade, portanto a busca por controle, melhoria de custos, redução de desperdícios e uma ficha técnica bem ajustada, consequentemente, nos traz um CMV (custo de mercadoria vendida), bem atrativo. Trabalhando um CMV baixo com uma otimização da mão de obra e um CTO (custo total de ocupação) dentro da realidade. O mercado de alimentação saudável se torna extremamente lucrativo. Criar e avaliar constantemente indicadores faz com que os ajustes se tornem quase que preditivos”, explica.
As saladas representam 65% do faturamento das unidades da rede. Na Saladices, o cardápio atende da criança ao idoso. Sobre as saladas da marca, o CEO conta que o grande diferencial são as variedades de proteínas. “Temos 11 à disposição do cliente”, destaca.
As unidades atendem no balcão e por delivery. Em 2018, a Saladices virou franquia, chegando em 18 meses de expansão a 15 unidades nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
LEVE SALADERIA
Instagram: @levesaladerias
PANDAS SALADERIA
Instagram: @saladeriapandas
SALAD BOWL
Instagram: @saladbowlbr
SALADICES
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