O ano de 2015 foi um ano importante para o food service. Empresas do setor passaram por um momento em que precisavam mostrar habilidade para administrar as contas e continuar crescendo. O desafio enfrentado não foi motivo para desanimar os empresários. Além disso, o Brasil passou por uma das piores crises hídricas da história, tendo que controlar o uso de água para o negócio funcionar. Todo esse conteúdo foi publicado pela Food Service News, que também abordou dicas e dados exclusivos de produtos para os empresários.
O setor de panificação, por exemplo, mostrava crescimento em relação ao ano anterior e lucros maiores. Além disso, tendências como a gourmetização de produtos e as paletas mexicanas ilustraram nossas páginas. Empreendedores investiram em lançamentos e produtos mostrados nos principais eventos de alimentação do país, como a Fispal, a Fipan e o Congresso Internacional de Food Service.
Além disso, a revista comemorou 100 edições e preparou uma surpresa especial para os seus leitores. Foram mais de 40 empresários em nossas páginas, contando suas experiências sobre vários assuntos, e 180 páginas dedicadas a levar conhecimento aos leitores. Reveja os principais destaques de 2015, abordados pela FSN.
Janeiro: A publicação falou a respeito da polêmica do fim do chocolate, devido a uma grande seca afetando a África, principal produtora de cacau. Além disso, uma praga se alastrou no local e as possibilidades de faltar matéria-prima só aumentaram. Especialistas previam a extinção do cacau em 2020. A revista foi atrás de especialistas no assunto, como o Ministério da Agricultura. Nessa edição, os leitores puderam conferir, ainda, uma matéria completa sobre segurança e as principais dicas para proteger o seu negócio. Quem levou a edição 92 para casa conferiu dados importantes sobre a pimenta, usada por boa parte dos estabelecimentos de alimentação fora do lar e na indústria.

Fevereiro: Após a Copa do Mundo no Brasil, no ano de 2014, a Food Service News mostrou um balanço completo sobre o que as empresas conseguiram depois do evento. Bares, restaurantes e hotéis foram pesquisados, além de dados importantes para o setor terem sido abordados. A revista também mostrou uma das bebidas mais queridas no Brasil e no mundo, o milkshake: desde a escolha do sabor à demanda foram abordados. Além disso, foram ressaltados a importância e os desafios no pagamento eletrônico, que vem crescendo a cada dia. A matéria abordou as taxas pagas pelo setor para oferecer esse serviço, a quantidade de pessoas que já utilizavam esse meio de pagamento e empresas importantes prestadoras desse serviço.
Março: No mês de março foi abordada a crise hídrica no Brasil, fazendo com que várias empresas aderissem a mudanças para enfrentar o problema. Os reflexos desse cenário atingiram diretamente diversos restaurantes, que precisam de água para fornecer os serviços aos seus clientes. A edição também mostrou a febre de paletas mexicanas, uma das principais tendências alimentícias. Empreendedores investiram no negócio e garantiram grandes lucros para o setor. Ainda nesta edição, o iogurte ganhou vez. Grandes marcas do segmento mostraram como é o processo de produção e de distribuição da bebida.
Abril: O “gourmet” invadiu as mesas, as ruas e virou tendência na alimentação. Pratos tradicionais ganharam releituras mais elaboradas. Foi assim que o Pão com Linguiça ganhou uma versão gourmet, feita para os clientes da The Meatpack House. A edição de abril, contou, ainda, com uma entrevista com Isaac Azar, do Paris 6. Também foram abordadas as carnes, ingrediente importante em vários comércios de alimentação fora do lar. O item fez ainda mais sucesso na TV, com propagandas próprias para o setor e um novo investimento.
Maio: Empresários do setor de alimentação focaram cidades de interior para investir. A ideia é levar essas empresas para as ruas em vez de ficarem apenas em shopping centers e, assim, atrair um novo público consumidor. Marcas reconhecidas, como Bob’s e Vivenda do Camarão, também focaram seus investimentos nesses locais. Cozinhas profissionais ilustraram uma matéria com informações sobre itens importantes para o food service. O presunto de parma também foi destaque de uma matéria; ele está presente em pratos mais elaborados. Com origem italiana, esse produto costuma demorar até 15 meses para ficar pronto.
Junho: A panificação é um dos setores que mais ganham destaque dentro do setor de alimentação fora do lar. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Panificação, o segmento movimentou R$82,5 milhões em 2014, com crescimento de 8,02%, em comparação ao ano anterior. A FSN também mostrou a importância dos produtos zero lactose. Os deliverys ganharam mais destaque com o uso de aplicativos. Muitas empresas aderiram à tendência, como é o caso da Domino’s.
Julho: Um levantamento feito pelo Serasa Experian mostrou um dado alarmante: as empresas estão cada vez mais endividadas. Os motivos são vários, que variam desde compras excessivas com o cartão até a desorganização. Todos esses fatores se agravaram, também, devido à crise econômica sofrida pelo país e pelo grande número de empréstimos feitos por empresários. A edição de julho da FSN também mostrou o grande prestígio do bacon, levando as redes de fast-food a investirem no produto. O momento foi importante para fazer um balanço da Fispal Food Sevice, principal feira de alimentação fora do lar do país. Foram abordados expositores e organizadores do evento.
Agosto: Na edição de agosto, foi abordada a Geração Y, o principal público consumidor de várias marcas e produtos. A reportagem, que foi estampada na capa, mostrou dicas para conseguir atrair esse público e também a experiência de empresas de renome no mercado. Os leitores também tiveram acesso aos detalhes sobre a Fipan, importante feira do setor de panificação, com as principais novidades e expositores. Na seção de entrevistas, Dalton Rangel mostrou toda a simpatia de um dos chefs mais conceituados no momento, tanto na telinha quanto na cozinha.
Setembro: A edição n°100 contou com o depoimento dos principais empresários do setor, mostrando toda a experiência deles em temas como mercado e serviços, além de dicas para driblar a crise econômica. Foram mais de 40 artigos dos maiores nomes dentro do food service. Além disso, os leitores puderam contemplar informações importantes sobre os molhos de tomate. A edição também ficou marcada por duas novas editorias: a FS Chef e a FS Nutricionista, com entrevistas com os mais importantes profissionais.
Outubro: A capa ficou por conta de uma das apresentadoras mais querida da televisão brasileira, que fez a sua fama também pelo talento que possui na cozinha: Ana Maria Braga. A apresentadora concedeu uma entrevista para a Food Service News e contou sobre o sucesso nas telinhas, a trajetória profissional e o talento para a cozinha, além de indicar caminhos importantes para quem investe na área de alimentação fora do lar.
Novembro: A edição de novembro abriu os olhos dos leitores para o futuro, com as principais tendências da Expo Milano 2015. Hambúrgueres de alga, embalagens inovadoras e comidas feitas com larvas foram algumas das inovações expostas. Outro destaque foram as food bikes, que conquistaram as ruas com os mais variados tipos de refeições, como café e brigadeiro. Já no FS Nutricionista, Cynthia Antonaccio, uma das profissionais mais reconhecidas na área, concedeu uma entrevista. Ela é dona da Equilibrium, clínica especializada em nutrição, que atua há 13 anos no mercado.
Dezembro: Para fechar o ano com chave de ouro, a FSN mostrou o que os principais empresários do setor de alimentação prepararam para 2016, inclusive nossa capa contou com a presença do diretor de marketing da Unilever Food Solutions, Rodrigo Bertoncini. A revista também conversou com especialistas que cuidam da alimentação dentro de academias e mostrou as principais tendências para investir neste setor. A última edição do ano contou com uma entrevista inspiradora com o Diretor de food service da BRF, Fernando Erne. Ele falou sobre suas experiências na empresa, onde começou como estagiário.