Retrospectiva 2020

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O ano de 2020 trouxe muitos desafios para diversos setores da economia. Várias matérias da Food Service News no ano passado destacaram a pandemia da Covid-19 e os seus reflexos. Você acompanha aqui algumas das principais notícias das edições anteriores

Mais um ano se inicia! O ano de 2020 foi marcado por vários desafios históricos, que fizeram com que muitos negócios repensassem uma série de ações para se manterem firmes e até mesmo continuarem a crescer no mercado. A pandemia da Covid-19 foi um dos fatos mais marcantes do ano passado.
Como em todos os anos, já há algum tempo, a Food Service News traz a sua tradicional retrospectiva nestas páginas. Acompanhe o que foi abordado em cada edição e alguns dos assuntos que mais se destacaram ao longo de 2020.

Janeiro

Retrospectiva 2020A primeira edição de 2020 trouxe na capa um tema que estava repercutindo bastante no período: a alta do preço da carne. Muitos estabelecimentos passaram a pensar em uma série de alternativas para lidar com esse desafio. Já na editoria “Carreira”, o assunto da vez foi: “Como abrir um restaurante de sucesso?”. Especialistas destacaram a importância de fatores como planejamento e disposição dos empresários. Em “FS Internacional”, por sua vez, foi falado sobre o avanço dos bares que não comercializam bebida alcóolica e por que eles têm obtido tanto êxito nos Estados Unidos e na Europa.

Fevereiro

Retrospectiva 2020“Rastreabilidade no controle”. Esse foi o título da matéria de capa da edição 152 da Food Service News, que mostrou como a aposta em softwares de ponta pode ser uma saída para evitar casos como o da Cervejaria Backer. A editoria “FS Chef”, por sua vez, trouxe uma entrevista com o chef João Diamante, que tem sido apontado como uma das grandes revelações do segmento. A revista de fevereiro também contou com uma matéria acerca da carne 100% vegetal. O conteúdo mostrou dados que dizem que em 2040, carnes provenientes de abate de animais serão minoria.

Março

Retrospectiva 2020Um novo consumidor. Muito se fala dele, mas, afinal, quais são as suas características? Foi sobre isso que a matéria de capa da Food Service News de março tratou. Empresários relataram à publicação como eles estão atendendo a um novo perfil de cliente, mais exigente e com mais acesso à informação. Na editoria “FS Padaria”, foi abordado como esses estabelecimentos têm se modificado, inclusive em relação a investimentos mais intensos voltados para pessoas que têm restrição alimentar. Esta edição também destacou a relevância de as empresas investirem em um bom relacionamento com os clientes.

Abril

Retrospectiva 2020Em abril, um dos meses em que a pandemia da Covid-19 mais se intensificou no País, a Food Service News abordou justamente esse assunto na matéria de capa e trouxe a seguinte pergunta: “Como o setor de alimentação fora do lar deverá sair dessa luta contra o vírus que fechou diversos estabelecimentos e poderá demitir milhões de pessoas?”. A editoria de “Gestão” também trouxe uma pergunta importante: “Turbulência na economia, baixa renda de parte da população, desemprego. Como contornar todos os desafios que rondam o food service atualmente?”.

Maio

Retrospectiva 2020A matéria de capa do mês de maio abordou a expansão dos aplicativos de entrega pelo País. O conteúdo destacou como o serviço, que já vinha crescendo, se intensificou ainda mais nos últimos tempos. A edição 156 também falou sobre a estiagem no Sul do Brasil e os seus efeitos para o mercado. Essa edição contou ainda com uma matéria com o chef Leo Paixão, que falou acerca da relevância de ouvir os clientes. Em “Bem-Estar”, foi mostrado como o mood food traz novas formas de ver a comida, priorizando sensações de alegria e bem-estar.

 

Junho

Retrospectiva 2020A edição de junho contou com uma matéria de capa que tratou acerca da alimentação hospitalar. Foram mencionados os desafios e também os investimentos que têm sido feitos no setor. Já o título da matéria de “Gestão” desta edição foi “Novo Normal”. “Em processo de retomada das atividades em várias regiões do país, estabelecimentos de alimentação vivem desafios, estabelecem novas medidas e investem em inovação”, destacou o conteúdo. Em “FS Agência”, agências ressaltaram a importância da boa comunicação empresarial nas mais diferentes épocas.

 

Julho

Retrospectiva 2020Em julho, a matéria de capa destacou a relevância de investir em projetos sociais. Essa edição também contou com um conteúdo sobre as inaugurações feitas em meio à crise. O material mostrou que na contramão de muitas empresas, marcas investiram em abrir as portas durante a pandemia. Em “FS Chef”, a matéria evidenciou que o personal chef é bastante solicitado não só por famílias, mas também por empresas que buscam aperfeiçoamento dos colaboradores.

 

Agosto

Retrospectiva 2020A matéria de capa de agosto tratou acerca do poder da diversificação. A pandemia da Covid-19 não parou o investimento de diversas empresas, que passaram a focar o aumento do portólio mesmo em meio à crise. A editoria “FS Pesquisa”, por sua vez, trouxe a seguinte questão: “Como agir diante de uma possível diminuição do público nos espaços físicos dos estabelecimentos no pós-pandemia?”. A edição de agosto também mostrou como grandes empresas vêm se engajando socialmente durante a pandemia.

 

Setembro

Retrospectiva 2020A matéria de capa da edição de setembro da Food Service News contou com entrevistas a vários chefs, que falaram sobre os bastidores da profissão. Na editoria “Entrevista”, a edição ressaltou o Gin Vanfall. Combinação entre o clássico e o moderno, o produto nasceu com objetivo de se estabelecer de uma maneira diferenciada no mercado. Um dos sócios da marca, Pedro Junqueira destacou como esse resultado tem sido alcançado. Já a editoria “Carreira” frisou como motivar os colaboradores, em um cenário de incertezas oriundas da pandemia da Covid-19.

 

Outubro

Retrospectiva 2020Em outubro, quem ilustrou a matéria de capa foi Bela Gil. Ela é seguida por milhões de pessoas que admiram seu conceito de cozinha natural, orgânica e de verdade. Em “FS Chef”, a publicação mostrou como os chefs de cozinha têm se reinventado para passar pelos desafios provocados pela pandemia da Covid-19. Em “FS Pesquisa”, foi destacado que um estudo do IBGE revelou que café, arroz e feijão são os alimentos mais consumidos pelos brasileiros. Empresas do segmento destacaram os diferenciais desse mercado. A editoria “Mercado”, por sua vez, evidenciou que o consumo “on the go” é cada vez mais intenso no País.

Novembro

Retrospectiva 2020A edição de novembro abordou em sua matéria de capa o Food Service Summit, evento da Food Service News 100% online e gratuito direcionado às empresas de refeições coletivas. Já a editoria “FS Chef” mostrou que o participante do reality show Mestre do Sabor 2020, da Globo, chef Caio Soter atua de modo a valorizar o pequeno produtor e a sustentabilidade. “Gestão”, por sua vez, tratou da vida pós-trabalho remoto. “Muitas empresas já estão retomando as atividades presenciais, interrompidas na fase mais crítica da pandemia da Covid-19. Nesse momento de flexibilização das medidas de isolamento social, pensar na saúde física e mental dos colaboradores é essencial”, destacou o conteúdo.

Dezembro

Retrospectiva 2020A última edição de 2020 trouxe uma pergunta na matéria de capa: “2021: o que vem por aí?”. Além disso, profissionais que atuam direta ou indiretamente na área de alimentação responderam à seguinte questão: “Quais são as expectativas da empresa para 2021, diante de um cenário tão desafiador como o atual, com a crise provocada pela pandemia da Covid-19?”. Em “Serviços”, foi evidenciado como as cozinhas de hotéis têm lidado com os desafios da pandemia da Covid-19. Na editoria “Tudo a Ver”, por sua vez, foram relatados os ganhos e os desafios dos estabelecimentos temáticos.

 

Food Service News
www.foodservicenews.com.br

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