Resultados para todo o ano

0

Entre os dias 14 e 17 de setembro, a Equipotel 2015 realizou mais uma edição do evento, que é considerada a maior feira de hospitalidade da América Latina. No total, foram 1.500 marcas apresentadas por 360 expositores, onde 150 eram estreantes.

De acordo com a Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora do evento, estiveram presentes 50.796 visitantes e compradores no Pavilhão Anhembi. Um levantamento feito antes do evento mostra que 15% dessas pessoas tinham o poder de compra de R$100 mil, que juntos somam R$400 milhões de chances de investimento no setor.

Além das oportunidades de contato e negócios, a feira também apresentou uma programação com mais de 160 horas de conteúdo. Foram palestras, workshops e espaços que apoiavam o aumento de conhecimento na área empresarial. Um dos exemplos presentes no evento foram as Ilhas do Conhecimento Food Service e Hotelaria, palestras da Equipotel Conference e inovações com mais de 20 novos projetos.

Em especial atenção ao food service, a Equipotel 2015 apresentou um espaço que mais que dobrou desda a última edição, realizada no ano passado. O Carving Studio foi uma das novidades, mostrando para os visitantes da feira como fazer escultura com alimentos.
“O que pudemos concluir nesta edição é que este é um setor que não parou de crescer, independentemente de fatores externos. Em um cenário mais desafiador, estas são empresas e empreendedores, visitantes e expositores, que vieram até a Equipotel procurar novos fornecedores, mais produtividade, conhecimento e tecnologia para seus trabalhos”, afirma o vice-presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Paulo Octávio Pereira de Almeida.

Indústrias de sorvete em alta

Durante a realização da Equipotel 2015, foi firmado um acordo entre o DIEFS (Distribuidores Especializados em Food Service), ABIH-SP, ABMOTÉIS e a ABIS – Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes. Com esse apoio, as indústrias de sorvetes deverão dar um salto de 2.400 estabelecimentos para 4 mil, com preços mais competitivos. “As empresas ligadas a essas associações terão condições melhores para fornecimento de produtos a partir de janeiro de 2016. Devemos crescer de 2.880 para 4.500 estabelecimentos de hospedagem atendidos a partir desse acordo. Para que esse convênio surgisse, a Equipotel começou muito antes para nós, e aqui dentro da feira assinamos o acordo”, afirma Enzo Donna, diretor da ECD Consultoria e membro do Conselho Consultivo da feira.

Negócios

A Equipotel 2015 ofereceu boas oportunidades para os empresários fecharem negócios. Estima-se que apenas as rodadas DIEFS ((Distribuidores Especializados em Food Service) e ABRACOHR (Associação Brasileira de Compradores para Hotéis e Restaurantes) podem ter gerado R$60 milhões.

Segundo Antônio Xavier, presidente da ABRACOHR, os resultados das Rodadas de Negócios já superam em 20% a edição realizada no ano passado. Em dois dias de feira, foram realizados 480 encontros comerciais com 65 profissionais de compras e do setor hoteleiro. Já Enzo Donna calcula que pelo menos R$ 40 milhões foram movimentados durante o Encontro de Negócios do DIEFS.

A Equipotel 2015 também estimulou novos contatos. Algumas empresas como Sakura, Ferrero, Vigor, Grupo Carino, Arroz Urbano e mais 13 companhias entraram em contato com os distribuidores do DIEFS em estados de toda região Sudeste, Paraná, Pernambuco, Maranhão, Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte, Goiás e no Distrito Federal. Todo esse mercado atende 65 mil clientes, destes 2.800 são hotéis, em meio a 60 mil estabelecimentos de food service. “Foi um resultado parcial muito bom, pois a feira tem abrangência nacional, e esses distribuidores alcançam praticamente metade de todo o território nacional. Daqui podem surgir negócios para todo o ano, movimentando até R$ 500 milhões” explicou Donna.

Equipotel 2016

Mal acabou a edição 2015 da Equipotel, e já estão pensando no futuro. É nesse ritmo que os organizadores do evento planejam a próxima Equipotel, que acontecerá no São Paulo Expo (antigo Centro de Exposições Imigrantes), entre os dias 19 e 22 de setembro de 2016. O novo espaço será o maior centro de exposições, congressos e convenções da América Latina, com 100 mil m² e investimento de R$ 400 milhões.

O espaço está sendo projetado pela GL Events, que prevê a construção, modernização e ampliação do complexo arquitetônico multifuncional, capaz de sediar feiras de negócios e de público, eventos e congressos nacionais e internacionais, eventos sociais, esportivos, culturais, esportivos e de entretenimento.

Neste longo tempo de feira, a Equipotel já esteve em diversos espaços. A feira começou a ser realizada no Anhembi em 1993, mas antes era uma feira itinerante realizada com a Conotel (Congresso Nacional de Hotéis).

Bematech

A Bematech marcou presença durante esta edição da Equipotel. A empresa, que comercializa soluções tecnológicas, levou ao público produtos como o Bematech CMNet e o Bematech Chef.

O Bematech Chef é um software de gestão focado no mercado de food service, pretendendo ampliar o desenvolvimento e a eficiência dos estabelecimentos da área. Já o Bematech CMNet é um software de gestão hoteleira capaz de atender todas as áreas do hotel.

O Vice-Presidente de Operações da Bematech, Bruno Primati, conta que a participação no evento é uma oportunidade de estreitar as relações com grandes empresas de alimentação, hospitalidade e serviços de todo o mundo. “Demonstramos, de forma prática, como as soluções da empresa podem otimizar os processos e integrar as operações dos estabelecimentos, garantindo ainda mais agilidade e eficiência aos negócios”, conta.
Primati também conta que a Equipotel 2015 gerou bons resultados para a empresa. “O evento foi muito positivo. Conseguimos apresentar nossas soluções, trocar experiências, discutir tendências e fazer contatos com clientes interessados em melhorar a gestão de seus estabelecimentos”, ressalta. “A Bematech está presente no segmento de hotelaria atendendo grandes hotéis, redes e estabelecimentos únicos, com condições de endereçar as principais demandas dos clientes, acompanhando as tendências e trazendo novidades para o setor”, afirma.

Para Bruno, a recepção do público foi um dos diferenciais oferecidos na Equipotel. De acordo com ele, participar desse tipo de evento é fundamental para a Bematech. “A Equipotel é o principal evento do setor na América Latina, por isso consideramos de extrema importância nossa participação, uma vez que abrimos novas oportunidades de negócios, fazemos contatos e ampliamos a exposição de nossa marca e portfólio”, finaliza.

Mult-Grill

A Mult-Grill, especialista no mercado de grelhas para cozinhas profissionais, esteve presente durante a realização do evento. De acordo com Cintia Macedo, diretora de marketing da empresa, foram expostos vários produtos que são sucesso entre o público, como móveis de aço, a linha de grelhadores elétricos, além de uma novidade para o setor. “Tivemos o pré-lançamento da Salamandra, que é um gratinador de alimentos. Em breve, teremos o lançamento oficial desse produto para os clientes”, relata.

A diretora conta que os produtos da Mult-Grill são exclusivos para o mercado profissional e auxiliam no serviço dos trabalhadores de cozinhas industriais. “Nossos produtos são específicos para profissionais e podem ser usados por hotéis, motéis, restaurantes, entre outros estabelecimentos. São equipamentos robustos, que aguentam o dia a dia de trabalho”.

Cintia finaliza falando do próximo ano. “Em 2016, participaremos de uma feira em Curitiba, além de muitas novidades”.

Reed Exhibitions

A Reed Exhibitions, organizadora da Equipotel 2015, está feliz com o resultado da feira. De acordo com Lucas Valente, Gerente de Planejamento de Marketing, os números apurados pela empresa mostram a satisfação de expositores e visitantes. “A Equipotel 2015 consolidou-se como a maior feira para o setor de hospitalidade em toda América Latina, proporcionando geração de negócios para visitantes e expositores”, ressalta.

De acordo com Valente, eventos como este movimentam os setores e ajudam no desenvolvimento de novos saberes. “Como o mais tradicional encontro desses setores na América Latina, o evento concentra a maior e mais qualificada audiência de compradores da indústria de Hospitalidade e os coloca em contato com os maiores fornecedores do mercado. Em um cenário mais desafiador, essas são empresas e empreendedores, visitantes e expositores, que vieram até a Equipotel procurar novos fornecedores, mais produtividade, conhecimento e tecnologia para seus trabalhos” ressalta.

A empresa segue otimista para a próxima edição da feira, em 2016. Para Valente, o investimento neste evento será alto, em função do novo espaço que receberá a Equipotel. “Nossas expectativas são muito positivas e prevemos receber um público qualificado superior a 55.000 profissionais e conectá-los a mais de 700 empresas expositoras”, conclui Lucas.

Intellikit

Localizada em São Caetano, ABC Paulista, a Intellikit esteve presente no Pavilhão Anhembi, levando toda sua tecnologia de cocção de alimentos aos visitantes. Um dos equipamentos levados a Equipotel é o Cook & Chill, que congela os alimentos logo após da cocção. A empresa já havia participado da WordSkills, maior competição de profissões técnicas do mundo, e aproveitou para fazer um outlet com os produtos utilizados durante o evento.
De acordo com José Carlos Dias Reis, fundador da Intellikit, a receptividade do público aos produtos expostos foi muito positiva. “Realizamos lançamentos destacados e divulgamos importantes conceitos sobre a cadeia fria”, conta.

Franco e Bachot

Como uma fábrica de móveis focada nos segmentos de hotelaria, shoppings e food service, a Franco e Bachot está no mercado desde 1982. O foco da empresa é oferecer móveis com conforto, durabilidade e valor aos clientes.

De acordo com Anderson Vierne, marketing da empresa, neste ano a feira teve uma ótima organização. Ele chama a atenção para os produtos que levou para o evento. “Levamos como novidade a Cadeira Armenia, que tem estrutura em madeira maciça de Tauari, com concha em madeira multilaminas e revestidas em fórmica. Levamos também a mesa Estella, com base em metal, tampo de mdf também com revestimento em fórmica”, explica.
Vierne conta que a recepção do público foi muito boa aos produtos levados. “A maioria das pessoas gostou muito do que viu. A cadeira Armenia foi muito citada nas conversas, principalmente no quesito design”, ressalta. Ele completa falando sobre a importância da Equipotel, que é referência em hospitalidade e food service. “Estar na Equipotel é excelente, com stand ou em parceria, é a maior feira da América Latina, onde giram muitas novidades e opiniões”, finaliza.

Irmãos Avelino

Atuando no mercado de distribuição para o food service, o Irmãos Avelino marcou presença mais uma vez na Equipotel. A distribuidora atualmente atende 8 mil clientes, entre restaurantes, hospitais, bares e hotéis.

Nesta edição da Equipotel, a empresa levou 20 fornecedores com os quais trabalham, como Nestlé e Unilever. De acordo com Denis Tai, gestor de compras do Irmãos Avelino, a empresa ficou em um espaço de 800 a 1.000 m ², com 20 stands. “A Equipotel 2015 foi excelente, estava acima das nossas expectativas”, conta.

“A feira foi mais para a gente ter um relacionamento melhor com os nossos operadores, onde nossos clientes teriam um contato direto com as indústrias”, finaliza Denis.

Robot Coupe

A Robot Coupe está completando, em 2015, 25 anos de atuação no Brasil. A empresa oferece uma gama de produtos para atender o setor alimentício, oferecendo qualidade e facilidade no manuseio dos itens.

De acordo com Uwe Schmautz, Diretor Comercial da Robot Coupe Brasil, a empresa levou produtos com tradição no mercado de alimentação. “Durante a Equipotel 2015, estivemos com nossos processadores, cutter, centrífugas, entre outros produtos”, relata.
Quanta à expectativa com os resultados da feira, esta continua positiva. “Esperamos muitos contratos e clientes novos”, ressalta Uwe.

Amazon do Brasil

A Amazon do Brasil, com mais de 15 anos de experiência no mercado, esteve presente durante esta edição da Equipotel. A empresa é referência em produtos funcionais, que atendam ao quesito de saudabilidade. Atendendo as principais redes de fast-food, a Amazon do Brasil possui produtos com tradicionalidade, máquinas vending machine, filtros e bebedouros.

De acordo com Octacilio Alves, Diretor Comercial da Amazon do Brasil, a feira trouxe um resultado muito bom para a empresa. “Estivemos expondo a Estação L’amore, que teve uma recepção muito boa por parte dos visitantes. Este é o primeiro produto premium do Brasil para máquinas de vending machine; o nosso objetivo não foi de custo, mas de qualidade. Estamos inovando no mercado por preocuparmos com a qualidade do produto que estamos oferecendo”, ressalta.

Pentair

Outra empresa presente na Equipotel 2015 foi a Pentair, expondo seus equipamentos para piscinas, com foco principalmente nos hotéis. De acordo com Mauro Alexandre, supervisor de marketing da Pentair, a participação no evento foi positiva.
Segundo o supervisor, foram expostos equipamentos para piscina, como robôs que limpam, filtros e motobombas. “O público gostou bastante dos produtos que apresentamos”, finaliza Mauro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

dezoito − 17 =