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Espetinhos adquirem diferentes versões e se expandem em vários mercados, como o de eventos

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O mercado de espetinhos tem visto seus números subirem frequentemente, ainda mais em uma época em que a diversidade desses produtos também têm estado muito presente. Cada vez mais, as pessoas têm procurado esse tipo de alimento, que é bem prático e costuma ser consumido em qualquer dia da semana e quase a qualquer hora do dia. Além de eles estarem presentes em cardápios de diversos estabelecimentos, muitos lugares se especializam na comercialização desse item e conseguem um retorno bastante significativo.

Há alguns anos, esse tipo de alimento era mais encontrado nas ruas, em pequenas banquinhas ou nos famosos carros de lanche. Agora, além de eles serem vistos em diversas lojas físicas pelo país, ainda são vendidos em diferentes versões. Para fazê-los, as empresas usam vários tipos de carnes, além de outros ingredientes como a batata, o palmito, o queijo, entre outros. Há, ainda, as opções doces, que também costumam agradar bastante as pessoas.

Em muitos locais, os acompanhamentos para os espetinhos fazem também parte do cardápio. Um exemplo dessa realidade são o arroz, o vinagrete, a farofa, a salada, entre outros tipos de alimentos, que são bastante queridos pelas pessoas nesses lugares. Aliás, isso vem sendo conhecido, em vários estabelecimentos, como “jantinha”, tendo como público-alvo, inclusive, as pessoas que saem do trabalho à noite e preferem fazer a última refeição do dia fora do lar.

O ambiente onde é comercializado esse tipo de alimento também tem sido bastante pensado para agradar cada vez mais o público-alvo. Em casos de bares nas ruas, muitos deles optam por disponibilizar televisores, principalmente em dias em que há jogos de futebol sendo transmitidos, além de internet grátis para que os consumidores possam ter mais opções de lazer no local.

Entre as várias vantagens oferecidas para quem investe nos espetinhos está o fato de eles serem alimentos que, em geral, possuem um preço mais baixo. Esse é um dos fatores que fazem com que eles alcancem mais pessoas interessadas neles, uma vez que são produtos mais acessíveis. A praticidade também é um fator importante.

Diante dos benefícios que são oferecidos, é também necessário pensar em tudo o que é preciso ter e saber para comercializar os espetinhos. O cuidado está relacionado à escolha da carne, aos temperos que serão utilizados, como prepará-los etc. A qualidade deve sempre ser priorizada em todas as etapas do processo.

Expansão

O Espetto Carioca é uma rede de bares e restaurantes cuja especialidade, como o próprio nome já adianta, são os espetos. A marca tem visto seu número de lojas crescer e já conta com 27 unidades (25 estão localizadas no Rio de Janeiro, uma em Juiz de Fora, Minas Gerais, e uma em Piracicaba, São Paulo). Para se ter uma ideia, somente neste ano, duas lojas já foram inauguradas – uma delas fica no Shopping Nova América, localizado na Rua do Rio, e outra no Madureira Shopping, somando, assim, dez pontos na Zona Norte do Rio de Janeiro.

A rede oferece mais de 50 opções do produto, alcançado vários tipos de gostos e agradando diferentes pessoas. Entre os espetinhos tradicionais, estão o de kafta e o de costela suína. Os premium englobam medalhão de carne, medalhão de frango e camarão. Há também os exóticos, que são o espeto de cordeiro e de pintado. Para os vegetarianos, há a opção de palmito com tomate seco e rúcula e também o de abobrinha com molho de maionese e queijo derretido. Há, ainda, o espetinho doce, que pode ser encontrado no sabor churros com doce de leite. Já o brasileirinho é composto por bolinho de feijoada, com couve e linguiça, acompanhado de geleia de pimenta defumada.

Conforme destaca Leandro Souza, que é sócio-fundador da rede Espetto Carioca, a marca mantém o posicionamento de ser um bar descontraído, que conta com um toque de sofisticação nas lojas, um atendimento despojado e foco na comida de qualidade, no entretenimento, entre outros fatores que realmente chamam a atenção do consumidor e fazem com que o estabelecimento seja diferenciado no mercado.

“Buscamos boas parcerias com fornecedores de alta qualidade, foco em treinamento para atendimento e consultoria de gestão às unidades através da nossa equipe de campo. Essas ações somadas nos destacam no mercado”, avalia ele.

E os investimentos vêm dando certo, conforme os números da rede mostram. Em 2016, a Espetto Carioca inaugurou nove lojas e teve um faturamento de R$ 53 milhões. Para este ano, é esperado um aumento de 30% no faturamento e estão previstas mais 12 inaugurações. Atualmente, a marca conta com 950 colaboradores.

Para Souza, um dos fatores que motivam os investimentos é o fato de os espetinhos serem um produto popular, que agrada a diversos tipos de público. Além disso, as inovações devem sempre ser pensadas e, para o profissional, elas podem vir por meio da própria apresentação dos produtos, dos novos sabores, das adaptações e até mesmo do modo de servir. A variedade, de acordo com o profissional, é outro fator que chama bastante a atenção na rede. “Temos sabores exóticos. Onde já se viu avestruz no espetinho? Ou até mesmo cordeiro no espetinho?”, ressalta ele.

Na hora de pensar o cardápio da marca, características como praticidade para que o franqueador possa operar, padronização, sabor, diversidade (exclusividade) e custo-benefício são levados em consideração. Para este ano, a empresa pretende, ainda, lançar uma grande surpresa, que será um novo sabor de espeto que deverá ser o grande chamariz e o carro-chefe da marca.

História

A rede Espetto Carioca tem cinco anos de história, que foram sendo construídos, ao longo do tempo, com bastante êxito. Tudo começou na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, no condomínio Barra do Sul, depois que Leandro Souza voltou dos Estados Unidos e se reuniu com seus dois sócios e eles apostaram no novo empreendimento. Foi no ano de 2012 que a marca ingressou no sistema de franquias.

Conforme ressalta Souza, apesar de muito se falar em crise atualmente, a marca não quer se prender a isso. “O mercado de alimentação tem muito espaço, pois o consumo de alimentos fora do domicilio é superextenso. O dinheiro gasto está lá; precisamos fazer com que ele seja gasto com a gente”, frisa ele, que avalia que os maiores desafios da área hoje são o controle e a padronização. Já os benefícios, para o profissional, são: “menor sazonalidade econômica; sofre menos com os impactos negativos econômicos, por exemplo”.

Foco

Muitas empresas também têm investido na comercialização de espetinhos para festas, já que são uma boa opção de petiscos para eventos e costumam agradar a diversos convidados. Dessa forma, os empreendimentos que se dedicam à venda do produto para esses fins disponibilizam os produtos já prontos para que eles possam ser assados. Ocasiões como aniversários, casamentos ou mesmo churrascos entre amigos costumam contar com esse tipo de produto atualmente, garantindo um bom retorno para as marcas que investem na venda deles. O fato de o dia a dia de muitas pessoas estar cada vez mais corrido contribui ainda mais para que esse cenário se expanda e as empresas obtenham êxito.

Além disso, quando se fala no oferecimento de espetinhos para festas, há empresas que não somente comercializam o produto, mas oferecem, ainda, o serviço do churrasqueiro, garantindo mais conforto para os consumidores. O profissional, geralmente, costuma ficar seis horas no local, e as empresas fornecem, ainda, muitas vezes, o carvão, a churrasqueira, entre outros itens importantes para que o produto seja feito.

O rodízio de espetinho tem sido outra aposta por parte das empresas. Quando há a opção por oferecê-lo, a variedade deve ser ainda maior. Entre os mais utilizados para essa finalidade estão os de carne bovina, porco, frango, linguiça, salsichão, legumes e peixe, além dos doces, como, por exemplo, o de morango com chocolate.

Geralmente, as bebidas não são incluídas no valor que é pago pelo rodízio de espetinhos, sendo, então, comercializadas à parte. Além dos refrigerantes, há também os sucos, água de coco, entre outras opções.

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