Relação cliente e fornecedor

    0

    Quando pensei em falar sobre a relação cliente e fornecedor, a primeira coisa que me veio à cabeça foi o fato de as pessoas escreverem sobre o tema normalmente da seguinte forma: “cliente X fornecedor”! Ou seja, desde o primeiro momento, se pensa a relação como de antagonismo e não de alinhamento de interesses.
    Fato é que, em food service, raramente as empresas enxergam que toda a cadeia de valor tem como propósito principal o mesmo, ou seja, atrair, conquistar, encantar e reter o consumidor.
    Cada elo da cadeia atua como se ele próprio fosse o começo, meio e fim do negócio, mas não é.
    Enquanto a indústria olhar o distribuidor e este olhar o operador de forma desintegrada e desconfiada, esse tipo de relação certamente continuará produzindo muito mais negociações pontuais e baseadas em oportunidade do que em crescimento tconjunto.
    A experiência tem mostrado que os melhores resultados têm sido alcançados pelas empresas que desenvolvem, acima de tudo, vínculos de confiança e visão de longo prazo.
    Um dos elementos que considero centrais para isso é compartilhar objetivos e informações.
    Antes de negociar preço, condições e volumes, é crítico alinhar quais os objetivos que cada parte tem com o negócio ou a categoria, para, então, “abrir a caixa de ferramentas” e colocar em discussão os termos propriamente ditos.
    Vivemos, hoje, tempos de muita desconfiança, até mesmo inspirados no ambiente político e moral do país; se não dermos a volta por cima e enxergarmos relações positivas, perderemos a oportunidade de fazermos, juntos, algo melhor.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here