Refrigeração inadequada causa desperdício de 1/3 dos alimentos

0

Por Redação FSN – 28 de janeiro de 2014

De acordo com o Programa das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), cerca de um terço dos alimentos produzidos mundialmente (1,3 bilhão de toneladas) é desperdiçado durante o transporte.

Esse processo de desperdício começa no campo, passando pelo transporte, armazenamento, comercialização e, por fim, na cozinha do consumidor.

A solução para reduzir a perda de produtos está na refrigeração adequada. Segundo Rufino Fernando Flores Cantillano, pesquisador da Embrapa Clima Temperado, a temperatura durante o transporte é responsável por aproximadamente 70% de uma conservação eficiente, sendo que variações de apenas 2ºC acima ou abaixo do recomendado pode prejudicar a qualidade de frutas e hortaliças.

Já de acordo com Marcelo Nicioli, gerente de produto Truck & Trailer para América Latina, os cuidados devem ser tomados antes mesmo de carregar o veículo, realizando o processo de pré-resfriamento do baú, durante o transporte, mantendo a carga bem distribuída, e no momento da entrega, quando a porta deve permanecer aberta o mínimo de tempo possível e com o veículo desligado para evitar a troca de temperaturas.

Produtos ainda frescos devem ser transportados em embalagens que possibilitem a circulação de ar, de preferência, com ventilação lateral e embalagens a prova de deformação.

Para José Roberto Prado, presidente Itaueira Agropecuária, responsável pelo transporte anual de 60 mil melões, o transporte refrigerado é o que garante a preservação das características naturais do alimento. “Todos os nossos produtos, independente de terem destino nacional ou internacional, são transportados em veículos refrigerados. Dentro do Brasil trabalhamos com carretas frigoríficas e nossa exportação é via marítima em contêineres frigoríficos. Não é possível fazer de outra maneira”, explica.

Fonte: Assessoria de Imprensa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

17 + 3 =