Redução de custos? Nós temos a resposta

    0

    Como as auditorias e as consultorias podem gerar uma economia milionária

    Duas ações importantes para a boa gestão de uma empresa são as auditorias e as consultorias. A contratação e a utilização constante dessas atividades podem gerar tranquilidade, eficiência e outros resultados positivos para as empresas.
    Não é novidade que as soluções de negócios já são realidade em grandes organizações brasileiras. Seguindo essa crescente tendência, pequenos e médios negócios também têm se conscientizado da importância dessas práticas. Auditoria e consultoria possuem suas diferenças e peculiaridades, apesar de ambas trabalharem a fim de identificar e solucionar falhas de um determinado empreendimento.
    O consultor auxilia o contratante jurídico na tomada de algumas decisões. Identifica pontos fortes e fracos, propõe soluções para as falhas, realiza palestras motivacionais, entre outros aspectos. A consultoria é um serviço de apoio. No entanto, é necessário que ela esteja presente, mesmo que esporadicamente, e mesmo que a empresa esteja em boas condições, pois ela evita que a companhia entre na rota do fracasso.
    A auditoria é uma avaliação feita de forma técnica e sistemática. Seu objetivo é averiguar se as atividades pré-estabelecidas estão sendo realizadas em conformidade com as diretrizes da empresa e se a meta traçada está sendo alcançada. Resumindo: o erro é identificado em um desempenho mal sucedido de alguma operação e consertado a fim de obter os resultados esperados.

    Foco
    A RRA foi fundada em 2013, utilizando as iniciais de seus sócios fundadores, e atualmente conta com mais de 60 colaboradores, divididos em dois escritórios, localizados nas cidades de Campinas e de São Paulo. “Somos um escritório focado na prestação de serviços de contabilidade, auditoria e consultoria. Nós oferecemos soluções financeiras completas para que nossos clientes possam se concentrar no core business de suas empresas. Nossa equipe é formada por jovens talentos do mercado de auditoria e consultoria, contando com experiência internacional e vivência nas melhores práticas de mercado”, inicia Renato Hayashi Yamanouchi, um dos sócios da RRA.
    Esses profissionais possuem um perfil proativo e são orientados a aplicar as melhores práticas contábeis, tributárias e trabalhistas em seus procedimentos de auditoria, garantindo a integridade das informações financeiras de seus clientes, evitando eventuais erros ou fraudes financeiras.
    “Entre os principais serviços prestados pela RRA, destacamos: serviços de auditoria e pré-auditoria; realização de inventário físico de ativo fixo e inventário de estoques; consultorias financeiras, tributárias e trabalhistas, entre outros”, diz Yamanouchi.
    O profissional continua explicando que as ações de auditoria e consultoria são trabalhadas de acordo com as normas e procedimentos técnicos internacionais de contabilidade, sendo sempre executadas por profissionais com comprovada experiência e devidamente registrados no CRC (Conselho Regional de Contabilidade).
    “A RRA utiliza técnicas e procedimentos de auditoria desenhados de acordo com a finalidade do trabalho contratado”, complementa. São destacados, principalmente, os seguintes: auditoria das demonstrações financeiras: execução de procedimentos substantivos para validação do saldo contábil; auditoria de fraudes: procedimentos específicos para detecção de fraudes financeiras e evasão fiscal; inventários físicos: realização de inventário físico de ativo imobilizado e de estoques; consultoria financeira: análise do fluxo de caixa da empresa e consultoria para maximização da geração de caixa e redução de custos; consultoria tributária: redução da carga tributária de forma lícita e recuperação de créditos fiscais com base em procedimentos técnicos específicos; consultoria de cumprimento das obrigações tributárias e redução do risco de erro fiscal; consultoria trabalhista: redução da carga previdenciária e recuperação de créditos; adequação ao eSocial e verificação dos procedimentos de conformidade trabalhista.
    “Nosso escritório conta com profissionais que ocuparam altas posições executivas em empresas multinacionais e referência de mercado, possuindo larga experiência na execução dos serviços e vivenciado as melhores práticas de mercados”, destaca Yamanouchi.
    Todas as empresas são potenciais clientes da RRA, independentemente do porte ou segmento de atuação. Os seus serviços apresentam uma geração imediata de valor para os clientes, seja através da reestruturação de processos e definição de controles internos robustos ou através de procedimentos para identificação de fraudes ou erros. Seus procedimentos de consultoria podem gerar caixa imediato para os clientes, seja através da redução de carga tributária, trabalhista ou mesmo pela organização financeira e gestão do fluxo de caixa. A empresa tem a capacidade de negociar as dívidas às taxas reduzidas que viabilizam o aspecto financeiro de seus clientes.
    “As empresas de alimentação possuem uma margem apertada de lucro e muitas vezes precisam negociar o prazo médio de pagamento para suportar o caixa da organização. Dessa forma, geralmente, costumam contratar nossos serviços visando aumentar sua lucratividade e, consequentemente, incrementar o valor de remuneração para seus acionistas”, pondera o sócio sobre esse setor.
    O mercado empresarial vem se recuperando de uma grande recessão econômica global e tem sido percebida uma atitude positiva e grande expectativa para mudança de cenário em 2018. Através de medidas como a reforma trabalhista, é esperado um aumento nos investimentos e em abertura de novas empresas, principalmente no ramo alimentício.
    “Temos visto grandes redes americanas iniciando suas operações em nosso país, como Taco Bell, Wendy’s e KFC, que devem alavancar o mercado e aproveitarão o reaquecimento da economia para se estruturarem nos grandes centros comerciais”. Yamanouchi orgulha-se de contar um dos casos de êxito da RRA. “Obtivemos sucesso na obtenção de créditos tributários de um grande laticínio, através do benefício da inovação tecnológica, que permite que as empresas recuperem parte dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento por meio de créditos de impostos. Este trabalho gerou um ganho de aproximadamente R$ 2,9 milhões para a empresa”, ressalta.

    Identificação
    A AUDIT Consult | Auditores & Consultores é uma prestadora de serviços de auditoria, impostos, consultoria contábil, assessoria tributária, perícia contábil, implantação do ERP Microsiga, com enfoque em empresas de pequeno, médio e grande porte nas mais diversas áreas. “Somos especialistas em prestadores de serviços e comércio em geral. Na auditoria, focamos a busca de desvios, erros nas informações contábeis, planejamento tributário e busca de redução financeira por identificação de possíveis falhas nas apurações mensais dos impostos”, esclarece Paulo Henrique Souza, auditor independente e diretor dos escritórios nas cidades de São Paulo e Sorocaba.
    O auditor ainda explica que a vantagem de ter uma boa consultoria tributária é, logo de cara, fazer um pente-fino que possa identificar algum pagamento indevido ou maior de impostos. “Isso é comum devido a nossa complicada legislação”, conta. O foco da Audit são prestadores de serviços, locadoras de veículos, comércio em geral e até clubes de futebol. O sucesso do escritório se dá em levantarem falhas em apurações de impostos que resultam em economias grandes. “Em alguns casos, até enxergamos a inviabilidade dos negócios quando identificamos problemas na formação de preços dos produtos por desconhecimento na inclusão e reflexos da carga tributária”, diz o auditor.

    Meta
    O Grupo Dr. Hebert Tadeu, com escritório localizado em Belo Horizonte (MG), tem como meta gerenciar soluções empresariais. Com formação em direito e especializações nas áreas de inteligência empresarial, o diretor Hebert Tadeu lidera uma equipe de especialistas – e ele mesmo faz questão de assumir grande parte dos serviços executados pela organização.
    “Possuo habilidades multidisciplinares e muito especificas, além disso, conto com uma equipe, que chamo de Vip, de associados especialistas estrategicamente posicionados por todo o Brasil e em alguns outros países”, diz.
    O grupo atua com obtenção de conjunto probatório para fins judiciais, políticos, profissionais e/ou pessoais, consultoria e assessoria inteligente, prevenção e solução de crises e conflitos em geral, gestão de problemas de difícil solução, obtenção e gerenciamento de informações confidenciais, entre outros, sempre propiciando soluções. O objetivo é avaliar os riscos antes de fazer investimentos ou negócios. “Contar com uma equipe entendida do assunto é o melhor a se fazer em circunstâncias adversas e até de calmaria, mas sempre prevenidos do futuro incerto”, finaliza Hebert.

    RRA CONTÁBIL
    www.rracontabil.com.br
    AUDIT CONSULT
    www.auditconsult.com.br
    GRUPO DR. HEBERT TADEU
    www.heberttadeu.com.br

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here