Que bar é esse?

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Que bar é esse?

Gastrobar oferece pratos muito bem elaborados em um ambiente só seu: descontraído, informal e animado

Gastronomia mais requintada em um bar? Características de um restaurante chique em um bar? Sim, temos. Mais comum no exterior, mas ganhando muito espaço no Brasil a cada ano que passa, os gastrobares nada mais são que bares que oferecem comida de restaurante a preços mais acessíveis, em ambiente de bar, mais descontraído e informal.

A Food Service News conversou com cinco estabelecimentos que aderiram a esse conceito de gastrobar e têm agradado muitos frequentadores ao redor do Brasil.

Mínimo de industrialização e mais identidade

Da paixão pela produção de cervejas e o estudo sobre diferentes técnicas de fermentação surgiu a Fermentaria Jandira.

Inaugurada no fim de 2021 no Butantã, bairro da capital paulista, a casa é especializada em pães de fermentação natural, cervejas artesanais e vinhos orgânicos, administrada pelo chef Felipe Vilas Boas e pelo restaurateur Vinicius Rioli.

No cardápio da casa há opções como sanduíche (pão com fermentação natural) com costela suína, folhas e Kimchi (fermentado de acelga) e o sanduíche também de pão com fermentação natural, com linguiça blumenal (artesanal) e vinagrete de chucrute (fermentado do repolho). E para beber, os drinques como o Negroni fermentado e o Lillet Kombucha (chá fermentado).

“A Fermentaria Jandira já existia como um local para fazer cervejas e pães. Durante a pandemia percebemos que poderíamos incrementar ainda mais o nosso cardápio de fermentados incluindo uma série de novas experiências gastronômicas para os nossos visitantes. O nosso gastrobar é um local onde, além de fazer a sua própria bebida, também faz toda sua comida. A prioridade é a venda de comida e bebida feita no próprio local”, apresenta o restaurateur Vinicius Rioli.

Para Rioli, o cliente que exige produtos de qualidade deve ser o público-alvo de um gastrobar. “O conceito de gastrobar deve se solidificar e se tornar um ponto de visita frequente do dia a dia do paulistano”, afirma.

Além disso, o restaurateur diz que é um negócio rentável e lucrativo, pois consegue atender tanto na parte de bebidas alcoólicas quanto na alimentação autoral.

Tudo no mesmo ambiente

A QT Pizza Bar está localizada no Jardins, na cidade de São Paulo, e a ideia de criar um gastrobar surgiu porque a equipe estava cansada de ter que ou ir a um bar, ou ir a um restaurante para apreciar bons drinks ou boa comida.

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Matheus Ramos, da QT Pizza Bar, diz que o perfil de cliente de gastrobar quer tudo no mesmo ambiente

“Queríamos algo que misturasse os dois. Isso é o meu gastrobar. Tem comida boa, drinks bons e ambiente legal”, afirma Matheus Ramos, responsável pela QT Pizza Bar.

Da mesma forma que Ramos estava cansado de ter de escolher dois lugares para ter duas experiências diferentes, ele considera que os demais clientes também estão cansados de ter que escolher um ou outro.

“Esse perfil de cliente quer tudo no mesmo ambiente. Ele é exigente, mas ao mesmo tempo extremamente fiel ao local”, diz ele.

O primeiro contato é mais difícil, de acordo com o responsável da QT. “Foge do que é o costume da pessoa. Mas depois que vem, ele se apaixona. Eu considero, sim, uma tendência que veio para ficar”, avalia.

Sobre o investimento, Ramos explica: “A vantagem do gastrobar é ganhar em cima do ticket médio. O cliente geralmente fica mais tempo e acaba consumindo mais, o que torna o negócio mais rentável sobre cada cliente que passa, não precisando de um alto giro”, afirma ele.

Muito além de petiscos

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“Nossos grandes clientes são os vizinhos da casa. Mas o sucesso do local é tamanho que atrai pessoas de toda São Paulo”, diz Ipe Moraes, da Taberna 474

A Taberna 474, também na capital paulista, situada no bairro Jardim Paulistano, é comandada por Ipe Moraes.

“A ideia do nosso gastrobar é a de servir pratos saborosos, repletos de clássicos portugueses, como sardinhas portuguesas na brasa, mas também outros tanto com uma pitada de identidade do chef, como a casquinha de bacalhau, em um ambiente acolhedor, informal, com bons drinks, uma supercarta de vinhos e boa música”, afirma ele. “Nossos grandes clientes são os vizinhos da casa. Mas o sucesso do local é tamanho que atrai pessoas de toda São Paulo. Virou um lugar de destino para quem quer viver essa experiência que oferecemos”, complementa.

A Taberna 474 está desde 2011 crescendo ano após ano e com planos de expansão para a marca.

Reunião

O The Blue Pub, localizado no Bela Vista, bairro de São Paulo, é um pub inglês que reúne amante de esportes, cervejas de vários tipos e países, dez torres de chope, culinária diversificada e rock and roll.

Janne Castro, gerente geral do The Blue Pub, conta que o conceito do local é reunir estrangeiros e brasileiros no mesmo lugar.

“Foi o motivo pelo qual o The Blue Pub nasceu. Desde janeiro de 2008, vem unindo pessoas através da boas ‘geladas’, além de inovar com um cardápio cheio de sabor e cultura. Quem já teve a oportunidade de visitar sabe que as experiências vividas aqui são momentos únicos”, garante.

O amplo cardápio do pub contempla cervejas vindas de diversos países. Também há muitos tipos de whiskies, bem como variedades de gin, rum, vodka, coquetéis e drinks. “Mas, não basta apenas beber bem, por isso o cardápio de comida é bem elaborado e variado, com porções, lanches e pratos”, relata Janne.

No pub, por exemplo, além dos pratos brasileiros, o Fish and Chips e Picadilly, tradicionais da Inglaterra, são especialmente servidos no local.

“Nossos clientes apreciam bastante essa diversificação do cardápio. Um dos carros-chefes das nossas porções é o Chili Fries que se trata de batatas fritas cobertas de chili (com carne) e queijo prato gratinado”, diz.

Para o The Blue Pub, o negócio tem dado certo. “São 14 anos de sucesso e com certeza acreditamos nesse nicho, tanto que abrimos uma segunda unidade no ano passado no bairro Itaim Bibi”, conta a gerente.

Experiente em oferecer boa comida e bebida

Bernardo Baggio, sócio do Vino! São Paulo (Pinheiros), afirma que o estabelecimento conta com um ambiente intimista e descontraído, sempre acompanhado de boa gastronomia, música e uma linguagem descomplicada sobre vinhos.

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Bernardo Baggio, do Vino! São Paulo (Pinheiros), diz que o gastrobar inverte a lógica comum da gastronomia

“Para nós, um gastrobar oferece uma grande vantagem por ser um lugar democrático, ideal para aquela pessoa que busca uma boa gastronomia, mas não quer necessariamente ir a um restaurante com um ambiente formal e monótono. O gastrobar inverte a lógica comum da gastronomia. Nossas casas, por exemplo, oferecem vinhos e pratos excepcionais por um preço justo, além disso, também eliminamos aqueles ambientes formais com discursos rebuscados que giram em torno dos restaurantes clássicos. A ordem conosco é diversão, alto astral e simplificação, com ambientes alegres, músicas animadas e bons momentos, tudo acompanhado de uma ótima gastronomia”, afirma.

O sócio acredita que a grande vantagem para o empresário que investe em um gastrobar é o fato de ser um negócio muito dinâmico. Por ser um lugar extremamente democrático, ele será capaz de atender uma variedade maior de público.

“A operação, portanto, não será muito segmentada e dependente somente de uma faixa específica do mercado consumidor. Essa característica traz mais segurança ao negócio para sobreviver às eventuais turbulências ou mudanças repentinas de mercado”, afirma.


FERMENTARIA JANDIRA
Instagram: @fermentariajandira
QT PIZZA BAR
www.qtpizzabar.com.br
Instagram: @qtpizzabar
TABERNA 474
www.taberna474.com.br
Instagram: @taberna474
THE BLUE PUB
www.thebluepub.com.br
Instagram: @thebluepub
VINO! SÃO PAULO (Pinheiros)
Instagram: @vinopinheiros

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