Qualidade e sofisticação

    0

    Praticidade, durabilidade e beleza estética. Essas são apenas algumas das vantagens do aço inoxidável, material que cada vez mais está sendo utilizado na fabricação de móveis e equipamentos para uso no food service.

    O inox, como é popularmente conhecido, é a junção de um percentual de cromo ao aço carbono, que resulta em um aço de extremo brilho e beleza, de superfície lisa e de fácil limpeza, o que auxilia muito nas atividades de manipulação de produtos e alimentos sobre sua superfície. Com uma proteção contra oxidação e uma forte resistência a temperaturas baixas, elevadas, às mudanças bruscas de temperatura e a grandes impactos, comprovadamente superior em comparação a outros metais, permitem que os móveis em aço inox sejam utilizados em ambientes internos e externos com uma longa durabilidade assegurada.

    Outra vantagem é a variação de acabamentos que o inox permite, resultando numa maior qualidade estética aos produtos, conferindo modernidade ao ambiente, deixando-o mais agradável e elegante. É a melhor opção para substituir o acabamento cromado que, além de causar maior impacto ao meio ambiente, tem vida útil breve.

    Embora o investimento inicial do aço inox seja mais elevado quanto comparado a outros materiais, suas muitas vantagens garantem economia a médio e longo prazo. As empresas ainda garantem a baixa manutenção dos produtos após a instalação.

    Tendência no food service

    A Mult-Grill Express do Brasil, empresa que há 13 anos fabrica e comercializa grelhadores elétricos, investiu no material e lançou recentemente a linha Strong, que oferece produtos com excelência em aço inox.

    “Toda linha Strong, fabricada em aço inox 304 e que inclui balcões, armários, gabinetes, mesas e prateleiras, é utilizada no setor de food service. São móveis especialmente projetados para atender clientes exigentes”, destaca Cintia Macedo, diretora de Marketing da Mult-Grill.

    Ao optar por produtos em aço inox para preparação, cocção, acondicionamento ou distribuição de alimentos, a diretora destaca diversas vantagens para os estabelecimentos, como a manutenção da saúde, já que a utilização de um material isento de toxinas não desprende resíduos nos alimentos e é de fácil higienização. “O material é nobre, altamente sofisticado, confere requinte aos espaços”, diz. O inox também é ecológico, sendo um material 100% reciclável, que não agride a natureza. “Além da durabilidade, sendo que aço inoxidável é resistente à água, temperaturas altas e criogênicas (abaixo de 0ºC), à corrosão e ainda não quebra, sendo a melhor relação custo x benefício do mercado”, completa.

    Cíntia afirma que os produtos em inox são tendência no setor de food service. “O mercado para esse tipo de móveis vem crescendo a cada dia porque, além da beleza e durabilidade, eles atendem na íntegra as normas e exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”.

    Por esse motivo, a empresa está aumentando seu mix de produtos, e este ano criou mesas de apoio, armário vertical e gabinetes com uma ou duas cubas feitos em inox. “A linha Strong possui design moderno, qualidade, acabamento, robustez, valor, condição de pagamento e uma beleza sem igual. Vale à pena investir”, aposta a diretora.

    Ampliando o mix

    A Bluminox – Metalúrgica Blumenauense desde 1964 produz artigos de aço inox para cozinhas industriais, hotéis, restaurantes, shopping center, fast food, hospitais, laboratórios, indústrias e residências. Hoje atende todo o território nacional, trabalhando o aço inox em suas mais variadas formas.

    “Os produtos Bluminox são fabricados somente nas linhas AISI 304 e AISI 316, que possuem alta qualidade e durabilidade, tipos de materiais exigidos pelos órgãos governamentais. Possuem, também, reforços que garantem maior capacidade de carga e durabilidade. A Bluminox trabalha um padrão fino, de alta qualidade no acabamento, com peças sem soldas aparentes e cuidadosamente bem acabadas”, explica Paulo Henrique Guimarães de Souza, responsável pelo Marketing da empresa.

    Entre suas especialidades estão módulo térmico, tampos e prateleiras, porta-talheres, módulos refrigerado, carros para transporte e distribuição, estantes especiais, recipientes isotérmicos e cubas. Para cozinhas industriais são produzidos balcões, tampos, mesas e cubas em tamanho padrão ou especial, com estrutura em aço inoxidável ou concretados para assentamentos em muretas de alvenaria. Para sistemas self-service e convencional, a Bluminox possui estantes, prateleiras lisas ou gradeadas, módulos térmicos, refrigerados, de apoio e para bandejas e talheres, carros com planos, plataformas para detritos e cereais, panelas térmicas, cafeteiras, estufas e utensílios em aço inoxidável.

    “Os produtos em aço inox AISI 304 têm uma durabilidade muito grande, dependendo da situação de manuseio, ficará novo por muitos anos. A Bluminox possui peças com mais de 40 anos de existência em cozinhas industriais sem nenhuma manutenção. Além da alta durabilidade, os itens em aço inox AISI 304 possuem alto índice de higienização e todos podem ser desinfetados facilmente com auxilio de álcool”, explica Paulo Henrique.

    De acordo com ele, houve um crescimento tímido nas vendas em relação há outros anos. “A crise financeira no exterior influencia no valor do inox, o que acaba encarecendo o produto final no mercado nacional, além de a procura ter diminuindo devido ao mesmo motivo”, diz.

    Para o ano de 2013, a Bluminox buscou parcerias e está ampliando seu mix de produtos, atendendo outras linhas como instalação de coifas e dutos, máquinas lava-louças, entre outros itens essenciais para uma cozinha industrial.

    Investimento em design

    A beleza, o requinte e o prestígio são algumas das características mais nobres que o aço inox apresenta. E é exatamente focada nessas qualidades que a Alezzia / Palmetal Metalúrgica exerce sua arte de transformar o aço inox em produtos de alto padrão. “A empresa possui uma vasta experiência no desenvolvimento de produtos de alto padrão e, com isso, estamos aptos a oferecer produtos que unem design moderno, funcionalidade e ergonomia”, informa Priscila Miguelete de Oliveira, analista de Marketing.

    O diferencial da Alezzia / Palmetal está no design. “Nossa empresa se diferencia radicalmente das outras similares no mercado graças ao seu forte investimento em design. Nossos produtos possuem um desenho que varia do moderno ao contemporâneo, sempre visando a funcionalidade e a ergonomia. Além disso, nossa equipe de design está sempre atenta às tendências do mercado”, destaca a analista.

    Entre os produtos estão cadeiras de diferentes modelos, bancadas e mesas fabricados em aço inox AISI 304. “Nossos produtos apresentam uma estrutura elegante e resistente. As características desse material proporcionam uma limpeza perfeita e resistência à corrosão, o que praticamente impede danos e riscos, deixando o móvel conservado e com uma aparência de novo por muitos anos”, diz.

    De acordo com a analista, o mercado em 2013 ainda se encontra igual ao do ano passado, embora haja uma tendência de crescimento a longo prazo.  Como novidade para alavancar este mercado, a empresa investe numa nova linha. “A Alezzia / Palmetal venceu o Edital de Apoio ao Design da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e está desenvolvendo uma linha de móveis em aço inox com ecodesign para hotéis e áreas externas”, conclui.

     

    Mult Grill
    www.multgrill.com.br

    Bluminox
    www.bluminox.com.br

    Alezzia / Palmetal
    www.alezzia.com.br

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here