Projeto promete aumentar venda de vinhos brasileiros em bares e restaurantes

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Por Redação FSN – dia 24 de abril de 2014

Informação e qualificação são foram as ferramentas escolhidas para valorizar e aumentar em 15%, nos próximos dois anos, as vendas do vinho brasileiro em território nacional. A parceria entre o Sebrae e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) promete sensibilizar e capacitar mais de mil estabelecimentos de alimentação fora do lar. O convênio será lançado esta semana, no estande Vinhos do Brasil, no 18º Expovinis Brasil, em São Paulo. A inicitaiva também conta com apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, a Abrasel.

A maior exposição dos vinhos brasileiros irá beneficiar principalmente os pequenos produtores do setor, que representam cerca de 90% dos vinicultores. “Diferentemente das grandes empresas da área, que possuem canais próprios de distribuição, as pequenas vinícolas têm mais dificuldade em chegar a um grande número de estabelecimentos. Esse convênio tem o objetivo de preencher essa lacuna, ampliando a capilaridade das vendas”, explica Enio Queijada, gerente de Agronegócio do Sebrae Nacional. Apenas no Rio Grande do Sul, estado responsável por mais de 90% da elaboração de vinhos no país, concentram-se 650 micro e pequenas vinícolas. Outro ponto do projeto será instrumentalizar as vinícolas para que participem de feiras e outros eventos.

O programa prevê também orientar bares e restaurantes sobre como trabalhar a comercialização de vinhos, sucos e espumantes, com grande chance de haver um aumento direto na rentabilidade dos empreendimentos. De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Abrasel Nacional, Pedro Hoffman, o papel da associação será o de estimular a participação dos bares e restaurantes em todo o país. “É importante que esse trabalho para que os colaboradores tenham conhecimento sobre as castas que são vinificadas no Brasil, sobre a qualidade dos produtos vitivinícolas brasileiros e que também possam estar aptos a sugerir variedades e rótulos que harmonizem com os pratos e que atendem ao gosto dos clientes”, adianta.

Fonte: Embalaweb

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