Produtos com selo de origem se valorizam

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O selo de origem estão valorizam produtos nacionais. Com início em 2002, o registro de Indicações Geográficas (IG) levam o consumidor a atestarem não só a qualidade, mas a localização do produto comprado. A lista envolve 43 produtos, 27 deles são alimentos.

O selo de origem é uma estratégia para pequenos produtores, que têm maior visibilidade e competitividade ao adquirirem o registro. O Sebrae aposta na diferenciação desse setor e por isso lidera o Movimento Compre do Pequeno Negócio, que incentiva o consumo de produtos de menor porte.

O consumidor ganha a possibilidade de conhecer produtos genuinamente de um determinado local e contribuem para a sustentabilidade rural. O programa do Sebrae será lançado do dia 5 de outubro. Luciano Carvalho de Machado está há 30 anos produzindo queijo mineiro. Ele é um dos personagens do documentário O mineiro e o queijo, de Helvécio Ratton, e acredita que a IG conseguida em 2012 deu maior visibilidade ao seu trabalho. “Agora, os compradores têm a certeza de que o produto é original da Serra da Canastra”, afirma Luciano.

Fonte: Revista PEGN

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