Produto: Conveniência e praticidade

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Essas características das lasanhas fazem com que vendas aumentem e empresas invistam em novas versões da tradicional receita

O Brasil é o terceiro maior consumidor de macarrão no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e para a Itália, de acordo com um estudo da Nielsen encomendado pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI).

A pesquisa revelou que, considerando todas as regiões do país, 9 em cada 10 pessoas comem massa com frequência. Já em relação ao modo de preparo, a tendência descoberta pelo mesmo levantamento é de que os brasileiros preferem tipos de macarrão comuns e receitas tradicionais, como a lasanha, para agradar toda a família.

Investimentos

Sendo assim, várias marcas investem nas lasanhas. A Sadia, que está no mercado há 75 anos, é uma delas. A empresa começou a produzir o item em 1995.
“A Sadia é reconhecida por seu potencial de inovação e segue atenta às necessidades do consumidor em diferentes momentos de consumo. Assim, oferecemos uma ampla variedade de pratos prontos com destaque à linha de lasanhas, que possui um portfólio amplo com mais de dez variações de sabor e tamanho de porções, que entregam praticidade e qualidade”, afirma Luzia Goldbeck, gerente executiva de marketing de Congelados da BRF, em conteúdo enviado para a imprensa.
Por questões estratégicas, a Sadia não divulga números de produção e venda de seus produtos, inclusive, das lasanhas congeladas.

Outra empresa que fabrica e vende lasanha congelada há um bom tempo é a Pif Paf. Este ano, a marca completa 16 anos que trabalha com o produto. “Nas regiões onde atuamos, o mercado sinaliza com um crescimento de demanda e a Pif Paf se destaca entre as marcas líderes da categoria”, afirma Nirlei Galvão de Souza, gerente industrial de unidade da empresa.
“Todos os ingredientes são selecionados com padrão de qualidade superior e a elaboração, que é feita como se fosse para as famílias de quem as produz, o que resulta em produtos com características de preparação caseira. Porém, os principais diferenciais estão na textura e nos temperos exclusivos desenvolvidos pela própria empresa, que realçam o sabor de cada lasanha”, ressalta o gerente industrial de unidade, que também avalia o atual mercado de lasanha congelada no Brasil como promissor.
“A tendência de manutenção do crescimento do mercado interno é positiva, demonstrando que as lasanhas estão alinhadas ao hábito crescente de consumo de pratos saborosos e de fácil preparo”.

A Aurora é mais uma forte atuante no mercado brasileiro de lasanhas congeladas. Ricardo Marques de Oliveira é gerente de marketing da marca e considera que, no Brasil, “os pratos prontos congelados mostram um grande potencial a ser explorado, não só para lasanhas, mas para a categoria no geral”.
A Aurora entrou na categoria de lasanhas congeladas em 2007 e, desde então, também vem ganhando expressivo espaço na mesa do brasileiro. “Além de qualidade percebida e confiança nos produtos, os consumidores estão em busca de marcas com valores verdadeiros e humanos”, destaca Oliveira.
Mais uma empresa que fabrica e vende lasanhas congeladas desde 2007 é a Seara Alimentos.

Conforme destaca Rafael Palmer, diretor de marketing de industrializados da companhia, “vários estudos de tendências de consumo na área de alimentação, como o Brasil Food Trends 2020, têm apontado que pratos prontos para micro-ondas têm ganhado, cada vez mais, espaço na geladeira dos brasileiros, que buscam conveniência e praticidade para se alimentar”.

Sucesso

Por qual razão as lasanhas congeladas fazem tanto sucesso entre os brasileiros?
Souza, da Pif Paf, acredita que “a lasanha é um prato tradicional na mesa do brasileiro e, quando uma opção proporciona praticidade e, principalmente, sabor, a resposta de consumo é potencializada. A relação custo-benefício oferecida pelas lasanhas congeladas também deve ser considerada, pois é mais um atrativo para os consumidores. O resultado disso é o produto, cada vez mais, presente na escolha de quem deseja uma refeição saborosa, rápida e com um custo interessante”, argumenta.
Ricardo Marques de Oliveira, da Aurora, também aponta os fatores conveniência e praticidade como justificativa para o grande sucesso das lasanhas congeladas. “Lasanha é um dos pratos preferidos dos brasileiros e, na categoria de pratos prontos congelados, vem ganhando espaço devido ao aumento da procura por produtos que trazem conveniência e praticidade. As mudanças de hábitos e preferências de consumo estão relacionadas a rotinas mais intensas, principalmente, nos grandes centros urbanos. A diminuição no número de integrantes nas famílias e a crescente presença da mulher no mercado de trabalho, demandando, assim, alimentos mais práticos e convenientes para o dia a dia. Porém, sem abrir mão do sabor e da saudabilidade”.
Palmer, da Seara, tem opinião semelhante a de Oliveira. “Entre os fatores que apontamos como positivos para o sucesso das lasanhas entre os brasileiros, estão a praticidade e o sabor. A categoria de lasanhas congeladas agrega praticidade ao dia a dia, oferecendo rapidez no preparo de uma refeição e variedade nos sabores para atender aos mais diversos paladares”.

Origem

E qual é a origem dessa receita de tanto destaque?
Conforme Maurizio Gallo, chef de cozinha do restaurante Italiano Maurizio Gallo, localizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, a lasanha foi criada na época da Roma antiga.
“É óbvio que, naquele período, ela não era igual a que nós a conhecemos agora. Porém, consistia em umas fatias de massa, divididas em quadrados, cozidos em uma panela e consumidos com legumes e queijo. Durante vários séculos, a lasanha continuou sendo preparada dessa maneira e era chamada pelo povo romano de ‘lasana’ ou ‘lasanum’, que, em latim, representa ‘vaso, recipiente’. Isso durou mais ou menos até o século XIV. Já no século XIX, o italiano Francesco Zambrini descobriu receitas de lasanhas antigas nas quais ela era posta em tiras ou poderia ser permanecida intacta, tendo várias camadas recheadas de queijo. Após essa invenção, Zambrini publicou a receita em um livro de pratos de comidas e, graças a ele, desde então, a lasanha foi feita sempre conforme conhecemos hoje, em camadas. Com o passar do tempo, a lasanha transformou-se em um prato bastante famoso e amado no mundo todo. Grande parte dessa fama se deve a diversos bares de Bolonha, que produziam a popular lasanha à bolonhesa e passaram a servir aos clientes no começo do século XX. Entretanto, a glorificação veio só em 1935, assim como o jornalista Paolo Monelli cita a comida no seu livro ‘Il ghiottone errante’ que, em porquês, significa ‘O glutão errante'”, esclarece o chef.
“Minhas lasanhas têm uma massa fina, feita com uma receita secreta e antiga. Essa receita existe há mais de 150 anos”, diz o profissional. “Priorizo ingredientes selecionados e de qualidade para ter um sabor inigualável”, destaca.

BRF
www.brf-global.com
Sadia
www.sadia.com.br
Pif Paf
www.pifpaf.com.br
Aurora Alimentos
www.auroraalimentos.com.br
Seara
www.seara.com.br
Restaurante Maurizio Gallo
www.restaurantemauriziogallo.com.br

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