Principais acidentes em cozinha é apontado em pesquisa

0

Uma pesquisa desenvolvida pela Revista Brasileira de Saúde Ocupacional mostra que cortes e acidentes de trajeto são os que ocorrem com maior frequência em cozinhas industriais. O estudo foi realizado pelas professoras do curso de Fisioterapia, Raquel Aparecida Casarotto e Luciante Frizo Mendes.

Esse levantamento mostra um conjunto de características que podem causar os principais acidentes de trabalho. Alguns dos motivos estão relacionados ao desenvolvimento de uma tarefa, como cortes e queimaduras.Outros, a falta de manutenção de equipamentos, como é o caso de choques elétricos, preensões e amputações.

Cerca de 8% dos pacientes atendidos em centros de queimaduras são trabalhadores de cozinhas, e grande parte tem os tornozelos e pés atingidos. Isso se deve também às condições ambientais inadequadas como, por exemplo, excesso de água no chão e sistema de drenagem ineficiente.

Liderando o número de ocorrências, os acidentes de trajeto ocorrem devido ao grande fluxo de pessoas nas cozinhas, causando escorregões e tombos nos funcionários. O maior risco nesses acidentes é dado pelos produtos que estão são carregados, como panelas quentes e facas.

Para minimizar o número de acidentes em restaurantes, é importante realizar treinamento de funcionários alertando sobre os riscos. Além disso, o uso de EPI’s ( equipamentos de proteção individual) é fundamental para a realização de tarefas.

Fonte: Gestão de Restaurantes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

3 × 5 =