Preparo e aprimoramento

Ações de bem-estar destinadas aos colaboradores podem atingir ótimo retorno

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Muitas são as ações que podem ser feitas dentro das empresas para motivar ainda mais os colaboradores. Várias são as organizações que focam nesse tipo de iniciativa e garantem conseguir resultados bastante satisfatórios com esse tipo de investimento. São muitas as opções de ações a serem realizadas. A seguir, mostramos exemplos de algumas delas.

Para aumentar a qualidade e manter a produtividade da equipe, a LC Restaurantes realiza uma série de ações para garantir o bem-estar dos colaboradores. Além dos serviços de ouvidoria, a empresa possui oficinas gastronômicas, bibliotecas comunitárias, entre outros
Para aumentar a qualidade e manter a produtividade da equipe, a LC Restaurantes realiza uma série de ações para garantir o bem-estar dos colaboradores. Além dos serviços de ouvidoria, a empresa possui oficinas gastronômicas, bibliotecas comunitárias, entre outros

LC Restaurantes, especializada em refeições corporativas, conta com 3.000 colaboradores. A LC criou uma série de ações e campanhas para aprimorar a capacitação de seus colaboradores, preparando-os no intuito de proteger a empresa da perda de qualidade, da baixa produtividade e da falta de habilidade perante as novas tecnologias e aos novos processos, favorecendo a motivação do profissional e um melhor ambiente de trabalho. São elas:

Programa Ideias Produtivas: criado em outubro de 2005 pela LC, o programa Ideias Produtivas tem transformado as opiniões de colaboradores em projetos efetivos para a empresa. Com o objetivo de incentivá-los na busca de sugestões que tragam inovações nos procedimentos e/ou redução de custos, o programa Ideias Produtivas se tornou um estímulo para que os colaboradores expressem suas opiniões e auxiliem a proporcionar melhorias internas.

O processo de participação do programa Ideias Produtivas consiste em preencher um formulário que é encaminhado ao RH e, posteriormente, direcionado ao respectivo departamento do assunto sugerido para análise, resultando na aprovação (ou não) e no retorno ao colaborador. Caso a ideia seja aprovada, o colaborador recebe uma premiação em dinheiro. Anualmente, os colaboradores que sugerirem as três melhores ideias aprovadas serão premiados com um brinde especial.Desde sua criação, o programa recebeu várias ideias/sugestões que incluem novas receitas e alterações ou implementações em procedimentos operacionais e administrativos.

Programa de Desenvolvimento Contínuo (PDC): criado em parceria com a Insight Academia de Desenvolvimento Pessoal, o PDC consiste em treinamentos focados em temas como Gestão de Tempo; Empreendedorismo; Criatividade e Inovação; Negociação; Gestão de Conflitos; Trabalho em Equipe; Marketing Pessoal; Gestão de Materiais; Atendimento ao Cliente Interno e Externo; entre outros.Pesquisas internas identificaram pontos que deveriam ser trabalhados com mais afinco e auxiliaram na formação do PDC, visando à participação não somente dos gestores, como de seus liderados, supervisores de cozinha, supervisores operacionais, gerentes operacionais e a equipe administrativa.

Além de treinar, o PDC visa encaminhar o profissional a um processo de reeducação, reciclagem e mudança de comportamento, elevando suas habilidades, aumentando sua capacidade intelectual e das técnicas de trabalho. Os eventos são realizados tanto em cozinhas devidamente equipadas como em salas de aula, dependendo do foco da capacitação.

Oficinas Gastronômicas: são capacitações promovidas pela Supervisão de Gastronomia da LC e têm como objetivo aprimorar e padronizar as técnicas culinárias tanto na teoria como na prática. São destinados para equipes operacionais, incluindo gerentes, chefs, cozinheiros, ajudantes de cozinha. Em maio do ano passado, a empresa disponibilizou videoaulas aos seus colaboradores, com demonstrações de diversos procedimentos gastronômicos. As aulas foram apresentadas por Vera Mascarenhas, Gerente Operacional da LC, e proporcionaram facilidades na padronização de receitas e em outros processos importantes.

Na primeira edição, os vídeos apresentaram o preparo de itens básicos, como os sais temperados, tempero padrão de arroz, feijão e cocção de vegetais. O link dos vídeos está à disposição em todas as unidades, ou seja, os colaboradores podem assistir sempre que tiverem dúvidas.

Além dos vídeos, o Departamento Operacional e a área de Treinamento & Desenvolvimento da LC Restaurantes promoveram treinamentos direcionados para seus cozinheiros que desempenham papéis de gestores nas unidades. Os treinamentos contaram com dinâmicas que motivaram a seguinte reflexão: “no papel de líder, o que posso fazer a fim de melhorar o ambiente de trabalho e o nível de desempenho?”.

Já para os ajudantes de cozinha, o treinamento teve como foco ressaltar o significado que tem o trabalho em equipe, por meio de atividades sobre relacionamento interpessoal. O evento faz parte do PDLC – Programa de Desenvolvimento de Líderes de Cozinha e Ajudantes de Cozinha, que acontece uma vez por semestre.

Café com o Colaborador: ação realizada mensalmente, em que cerca de 15 colaboradores das unidades são convidados para um encontro na sede administrativa. Eles têm a oportunidade de conhecer a matriz, a diretoria, além de realizarem dinâmicas de integração.
Biblioteca Comunitária: o projeto consiste em motivar colaboradores a doarem livros que já leram e não usam mais. Os livros ficam disponíveis em uma biblioteca na sede da LC para os colaboradores administrativos.

Programa de parcerias: a LC busca parcerias de descontos e outras facilidades aos colaboradores, em estabelecimentos como instituições de ensino, centros de lazer e parques, por exemplo, abrangendo locais em São Paulo e em outras regiões do Brasil.
Ações de sustentabilidade: o projeto consiste na promoção de uma série de ações direcionadas aos colaboradores, como o Desenvolvimento do Núcleo de Sustentabilidade; Palestras de sensibilização e workshops aos colaboradores, com material de apoio sobre o tema; Cartilha LC Restaurantes de Sustentabilidade; Check-List de indicadores de sustentabilidade para acompanhamento, entre outras.

Além disso, o projeto irá reforçar outras iniciativas que já são praticadas na LC, como os controles de qualidade, o acompanhamento de custos, a reciclagem e o Programa “Menos é Mais”, que visa conscientizar os colaboradores sobre a importância do consumo consciente dos recursos da empresa durante a rotina de trabalho. A diretriz do projeto é educar sobre simples práticas de responsabilidade ambiental, que contribuem para que os serviços da organização gerem cada vez menos impacto ao meio ambiente.

Programa Gestão de Recursos Pessoais: o objetivo é auxiliar a educação financeira pessoal dos colaboradores. A campanha inclui as seguintes dicas: preste atenção aos pequenos gastos, pesquise antes de comprar, procure comprar à vista, evite parcelamentos, antecipe as compras em épocas específicas, como Natal, por exemplo, entre outras sugestões.
Além disso, a LC favorece ações rotineiras que contribuem para a interação da equipe, como comemorações de aniversários, destaque do mês, ginástica laboral e outras. Aliar capacitação profissional a um ambiente descontraído e harmonioso, de forma saudável e responsável, tem se mostrado bastante eficiente para motivar a produtividade dos colaboradores.

A LC encerrou 2014 registrando quase 20% de crescimento e serviu 130.000 refeições por dia. Fechou o ano de 2014 com 254 Unidades Operacionais (90 Lojas Pão de Açúcar, 4 Lojas Carrefour, 10 Plataformas Marítimas e 150 Clientes Institucionais). Foram 18 novos contratos, incluindo clientes como Bausch&Lomb, Dello, Refinaria Abreu e Lima, Moinho Paulista, entre outros, além das Lojas Carrefour (Imigrantes e Pinheiros), Pão de Açúcar (Praça Pan Americana) e uma Plataforma Marítima da Petrobras.

Sobre a LC Restaurantes. Com 25 anos no mercado de refeições corporativas, atuando em projetos especiais e personalizados, a LC Restaurantes se diferencia pela sua excelência em atendimento e serviços para empresas, hospitais, escolas, varejo e hotelaria marítima, estando presente em nove estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Ceará, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. A empresa conta com equipes altamente qualificadas para desenvolver projetos diferenciados, planejando ambientes que proporcionem ganhos de qualidade de vida. Entre seus serviços, destacam-se Sabor Brasil (Sabor do Chefe, Sabor do Cliente e Sabor Saúde), Cozinha & Arte, Prato à La Carte, Prato Light, Grill, LC Conveniência, Cafeteria, e outros.

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