Práticos e prontos para saborear

    0

    No inverno ou no verão, quente ou frio, eles são sempre uma ótima opção para aquecer ou refrescar. Caseiros ou industrializados, os chás são sempre uma boa escolha para qualquer momento do dia ou da noite. E, hoje, o mercado oferece uma ampla variedade dessa bebida, que desde os primórdios da humanidade está presente na alimentação do homem.
    Com sabores diversificados, práticos para o preparo ou prontos para beber, o portfólio de chás da Leão é vasto, e ela vem sendo a líder no mercado de chás e da indústria brasileira. A empresa de industrialização da erva-mate no Paraná, a Leão, fundada em 1901, pelo Sr. Agostinho Ermelindo de Leão Júnior, vem marcando novos capítulos na história do beneficiamento da erva-mate.

    São mais de 100 anos de história e a Leão é uma das empresas que bem entende de chás no Brasil, e a qualidade de seus produtos a torna líder nesse mercado.
    De acordo com Axel de Meeûs, diretor geral da Leão Alimentos e Bebidas, a posição de liderança da Leão no mercado brasileiro a levou, no ano de 2008, a ser adquirida pela Coca-Cola Brasil, e a partir dessa aquisição, “a Leão teve a oportunidade de vivenciar toda a expertise de negócios de uma empresa com atuação mundial”, ressalta o diretor.
    A partir dessa nova fase, a Leão passa a viver um novo momento, que foi prontamente refletido nas suas embalagens. Sob a nova marca Leão Fuze, o mate pronto para beber e a granel chegaram aos mercados em todo o país em 2014, com traços e logotipos renovados, em mais de 30 sabores.

    A embalagem muda, mas o sabor inconfundível de Matte Leão permanece, e também foram mantidos os símbolos tradicionais da Marca, que são o rosto do Leão, o selo que remete um sachê de chá e a cor laranja ocupam novas posições na embalagem, com imagens de folhas da erva-matte reforçam a naturalidade e o sabor do produto.

    As peças e campanhas publicitárias para o lançamento da Leão Fuze trouxeram o conceito “Você é o que você vive. Você é o que você bebe”, frase que marcou a premissa que a fusão de tudo aquilo que escolhem, aprendem e questionam ao longo da vida é o que torna as pessoas mais interessantes. “Procuramos unir o que já havia de melhor no Brasil com a marca global de chás da Coca-Cola, trazendo a nova família Leão Fuze” explica Meeûs.
    A linha Leão Fuze oferece um portfólio completo de chás: chá mate, chás pretos, verde e branco, além de chás mistos de frutas e flores, entre outras ervas. O consumidor pode encontrar nas garrafas PET ou em versões para preparar como preferir.

    A produção hoje

    Desde a chegada da matéria-prima até a distribuição para os clientes, a Leão Alimentos e Bebidas demonstra uma grande preocupação com a qualidade de seus produtos.

    “Trabalhamos com um processo de homologação e validação de nossos fornecedores, o que garante uma matéria-prima de alta qualidade e dentro das especificações exigidas. No entanto, o grande diferencial é a dedicação, carinho e a paixão com que nossos funcionários produzem cada sachê e caixa de chá”, afirma Meeûr.
    A produção dos chás da Leão Alimentos e Bebidas acontece em diversos locais do Brasil, como: a fazenda Rio Grande(PR), Fernandes Pinheiro(PR), Curitiba(PR), Linhares(ES) e Rio de Janeiro(RJ).

    “A unidade de Fernandes Pinheiros (PR) recebe a erva-mate pré-beneficiada de diversas cooperativas e produtores rurais. Lá é realizado o seu beneficiamento final, que envolve a separação da matéria-prima e a torrefação, sempre perseguindo a excelência na qualidade” contou Meeûs.

    No seu processo de produção, a erva-mate é torrada e moída e enviada para a fábrica da Fazenda Rio Grande (PR), por onde passa pelos processos industriais e de controle de qualidade até ser envasada e pronta para ser enviada ao mercado. Outra parte da matéria-prima passa por um processo de infusão, em que é extraído o concentrado para a produção do chá Leão Fuze e Matte Leão pronto para beber, que será beneficiado em Linhares (ES), Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR).

    No caso dos demais chás do portfólio, as ervinhas de frutas e flores são compradas de fornecedores especializados e passam na unidade da Fazenda Rio Grande (PR) por um rigoroso controle de qualidade até o envase em embalagens especialmente desenvolvidas para preservar o melhor do sabor e aroma dos chás.

    Aroma, sabor e comprometimento

    Na fabricação de seus chás, a Leão exige um rigoroso processo chamado de painel sensorial, e que é necessário que funcionários previamente treinados degustem os chás para poder garantir um melhor padrão de qualidade e sabor. A degustação é feita todos os dias para cada tipo de chá que é produzido, e o produto só é liberado para a distribuição após a aprovação.

    Em seus 114 anos de dedicação exclusiva ao universo dos chás, a Leão busca trazer o que há de melhor na natureza para os seus produtos proporcionarem uma experiência única a cada sabor, fator que faz um estreitamento no relacionamento com o consumidor e possibilita o lançamento de novos, de modo a respeitar a natureza que é a sua principal fonte de matéria-prima.

    O mercado e a consciência ambiental

    De acordo com o diretor geral da Leão Alimentos e Bebidas, Axel Meeûr, são produzidos em torno de 6 milhões de quilos de chá por ano, e hoje a empresa responde por aproximadamente 70% do volume no Brasil.

    axelA produção de chás abastece todos os estados brasileiros, e a economia da erva-mate movimenta milhões de reais nas regiões fornecedoras da Leão Alimentos e Bebidas no Brasil (direta e indiretamente). O plantio de erva-mate também está aquecido; o preço da muda subiu na mesma proporção da cotação da arroba de erva-mate.

    Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Paraná é o maior estado produtor, seguido de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. No Brasil, o consumo de chá por pessoa chega a 9,7 xícaras ao ano. De acordo com a consultoria Euromonitor, especializada em pesquisas de mercado, as vendas de chá no varejo no Brasil ultrapassaram a marca de R$1 bilhão em 2013. E a expectativa é crescer 50% até 2018.
    A fábrica da Leão Alimentos e Bebidas, na Fazenda Rio Grande (PR), é a responsável pela produção de chás solúveis e para infusão da Matte Leão e Leão Fuze, gerando cerca de 400 empregos diretos, além de aproximadamente outros 100 empregos diretos na unidade de Fernandes Pinheiro (PR), que é a primeira fábrica no Brasil a receber a certificação de liderança em Energia e Design Ambiental- (LEED), cedida pela Organização não Governamental U.S Green Building Council.

    A certificação é um reconhecimento de que a fábrica, inaugurada em 2009, atingiu a rígida meta normatizada pelo conselho no que diz respeito a padrões sustentáveis de construção civil, além de outros diferenciais, como a qualidade ambiental interna e externa.
    Outro diferencial da unidade em Fazenda Rio Grande é o telhado “verde”, considerado o maior da América Latina. Composto por vegetação adaptada da região, ele cobre as áreas não industriais da fábrica, como portaria, escritórios, vestiários e refeitórios. Sua funcionalidade é a melhoria do conforto térmico tanto das áreas internas como externas, onde contribui para reduzir o efeito ilha de calor, o que evita ainda o consumo de ar-condicionado, mais um ponto que reflete eficiência energética.

    A empresa possui uma segunda unidade paranaense, localizada em Fernandes Pinheiro/PR, que é responsável pelo recebimento de matéria-prima (erva-mate), beneficiamento e torrefação de ervas utilizadas na fabricação de chás secos e preparação dos concentrados para a linha líquida de chás. Inaugurada em 1942, a unidade iniciou suas atividades com as operações de secagem de erva, que vinha de suas próprias plantações. Desde a década de 1970, ela passou a operar com o processamento da erva. Hoje, essa unidade gera mais de 90 empregos diretos.

    Já em Linhares, norte do Espírito Santo, a produção é voltada para os chás prontos para beber em garrafas PET, com adição de suco da fruta e sem conservantes. Em Curitiba e Rio de Janeiro, ocorre o envase do produto pronto para beber em copo, nas versões Matte Leão e Guaraná Power.

    No ponto de vista de Axel de Meeûs, infraestrutura e qualidade fazem da Leão Matte de Alimentos e Bebidas umas das líderes no mercado brasileiro, de modo que ela sempre busca o bem-estar e a naturalidade de bebidas leves e saborosas, que são produzidas por diferentes ervas e com o que existe de mais inovador.

     

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here