Por que investir em sobremesas congeladas?

    0
    Por que investir em sobremesas congeladas?

    Profissionais do setor de alimentação ressaltam fatores positivos como redução de custos e otimização da mão de obra

    As sobremesas congeladas têm ganhado cada vez mais espaço no mercado. O preparo simples e rápido dos produtos incentiva esse crescimento.

    Alta demanda

    Margareth Brandi, diretora comercial da Nova Safra, empresa distribuidora de alimentos e food service, fala sobre os motivos desse aumento na procura pelas sobremesas congeladas, destacando a demanda causada pela pandemia da Covid-19 em estabelecimentos da área de alimentação.

    Por que investir em sobremesas congeladas?
    Margareth Brandi, diretora comercial da Nova Safra, empresa distribuidora de alimentos e food service, fala sobre os motivos desse aumento na procura pelas sobremesas congeladas, destacando a demanda causada pela pandemia da Covid-19 em estabelecimentos da área de alimentação

    “Principalmente neste momento de pandemia, quando as empresas estão preocupadas com a sobrevivência no mercado, administrar com poucos recursos significa, entre outras coisas, reduzir pessoas, processos, reduzir despesas, e trabalhar com o essencial. Isso tem obrigado os donos de restaurantes a buscar alternativas prontas de sobremesas com terceiros, para suprir a falta de um profissional a mais que trabalha com essas pequenas indulgências na alimentação. Mousses, tortas, bolos no pote, brownies, petit gateau, docinhos embalados, açaís, sorvetes em pequenas porções têm impulsionado o setor com a participação de profissionais de economia informal representando o sustento de muitas famílias que tentam buscar uma nova alternativa de ganhos. Além de refletir na sociedade como uma possibilidade de fonte de renda, houve uma demanda exacerbada por embalagens descartáveis, que possibilitam o atendimento compre e leve, ou pedidos via delivery. Infelizmente, as indústrias desses produtos não estavam preparadas para esse avanço nas vendas, deixando o mercado desabastecido e consequentemente gerando uma elevação de preços pela lei de oferta e procura”, diz ela.

    Margareth Brandi cita os pontos positivos de uma empresa de alimentação trabalhar com sobremesas congeladas. “Facilidade na produção em larga escala e na estocagem. Possibilidade de diversificação de portfólio a um custo mais baixo, perda praticamente zerada”, destaca.

    Já sobre os cuidados dos estabelecimentos ao trabalhar com sobremesas congeladas, Margareth Brandi cita diversos fatores de atenção, enfatizando a importância do armazenamento em temperatura adequada e do cuidado na composição do prato final.

    “No caso de consumo no próprio local, o estabelecimento deverá garantir talheres e guardanapos em sachês descartáveis, para garantir a assepsia necessária. No caso de transporte, deverá ser mantida a temperatura mínima ideal para garantir ao consumidor a preservação das características do produto. O congelar e descongelar possibilita aparecimento de problemas como cristalização, decantação de ingredientes e comprometimento da qualidade e shelf life da sobremesa. Em caso de utilização de frutas como decoração ou como recheio, deve-se ficar atento àquelas com maior sensibilidade quando submetidas a baixas temperaturas. Algumas soltam líquidos que comprometem a apresentação de tortas, por exemplo, quando descongeladas. Em caso de tortas decoradas, as embalagens são de fundamental importância, pois os trabalhos decorativos servem para atrair a atenção dos consumidores. Tampas mais altas, mais resistentes, garantem uma melhor apresentação do produto mesmo com a movimentação durante o transporte”, ressalta ela.

    Outras dicas dadas pela diretora comercial da Nova Safra são a de ofertar as sobremesas em porções menores e também buscar embalar os produtos com qualidade.

    “O armazenamento deve respeitar a temperatura mínima exigida, para preservação da qualidade do produto. O mercado de descartáveis oferece alternativas para uma melhor apresentação e conservação das sobremesas. Come-se primeiramente com os olhos. Porções menores, individualizadas, representam custo menor e maior possibilidade de consumo. Diversificação através das alternativas oferecidas pelas indústrias ou pela economia informal. Ambas fontes de fornecimento são viáveis dependendo do tempo disponível para o consumo e do público que se pretende atender. Servir no local de consumo possibilita uma melhor apresentação da sobremesa, agregando mais acompanhamentos. No sistema de delivery, ou pague e leve, a embalagem deve ser apropriada para uma melhor preservação das características da sobremesa”, salienta.

    Praticidade e qualidade

    Enrique Cassinelli, diretor da Cassinelli Alimentos, fala sobre o mercado de sobremesas congeladas, afirmando que estas têm tido alta procura, além de citar alguns dos motivos para o crescimento.

    Por que investir em sobremesas congeladas?
    Vinícius Rojo, da Mama Filó, fala sobre os motivos que, para ele, fazem as sobremesas congeladas fazerem sucesso, destacando a praticidade de produção, consumo e armazenamento

    “Sim, as sobremesas congeladas têm feito muito sucesso. É mais uma opção para clientes de food service que buscam praticidade e alta qualidade. Hoje, contamos com uma tecnologia que nos permite oferecer sobremesas com uma bela apresentação e muito sabor, além de uma grande variedade de produtos. Os benefícios não param por aí. As vendas aumentam ano a ano, já que os clientes percebem que terceirizando as sobremesas, o custo de mão de obra e o tempo de produção são otimizados”, afirma.
    Para Enrique Cassinelli, outro fator que explica esse sucesso é a possibilidade de armazenar e testar opções, visto que os produtos têm maior durabilidade por serem congelados. “Esse tipo de produto significa perda zero. É possível testar várias opções e escolher qual delas se adequa mais aos seus clientes, tendo um controle de qualidade e sobre o custo do produto em si”, diz ele.

    Quando questionado sobre os benefícios dos produtos congelados para comerciantes, Enrique Cassinelli cita fatores como a otimização do tempo de trabalho, diminuição de custos e menor desperdício.

    “São inúmeras. Nossos clientes, por exemplo, perceberam que terceirizando as sobremesas o custo de mão de obra e o tempo de produção foram otimizados”, destaca. “Os custos também são reduzidos, pois é evitado o desperdício ou perda de matéria-prima, já que os produtos estão congelados e têm maior durabilidade. Toda operação é mais ágil. Produtos congelados ficam prontos em segundos”, destaca.

    O diretor da Cassinelli Alimentos ressalta também os cuidados a serem tomados com as sobremesas congeladas, para que o produto final não se altere.
    “O maior cuidado se refere a manter a cadeia de frio sem alterações do produto. Desde a elaboração, transporte até a entrega para o armazenamento no estabelecimento do cliente”, diz.

    Enrique Cassinelli finaliza falando o que é preciso para oferecer sobremesas congeladas de alta qualidade, afirmando ser necessário uma combinação de fatores em todas as fases do processo, desde a produção da receita até a apresentação do produto.
    “É preciso uma combinação de fatores. No preparo, entender que uma boa sobremesa precisa de sabor, e a utilização de insumos de alta qualidade é parte disso. Fazer sobremesas congeladas é um processo extremamente complexo, demanda cuidados muito específicos. O grande desafio é aliar sabor a uma boa apresentação, portanto é preciso desenvolver técnicas que permitam inovar sempre com novos sabores. Precisamos seguir as tendências de um mercado que está cada vez mais exigente. É preciso oferecer o melhor com o preço mais justo. Tradição, qualidade, modernização, eficiência, excelência, muito sabor e apresentação: essa combinação oferece a melhor experiência. Assim, fidelizamos nossos clientes que fidelizam seus clientes e todos se mantêm no mercado”, ressalta.

    Aumento nas vendas

    Vinícius Rojo, da Mama Filó, fala sobre os motivos que, para ele, fazem as sobremesas congeladas fazerem sucesso, destacando a praticidade de produção, consumo e armazenamento.

    “As sobremesas congeladas têm tido considerável aumento nas vendas em função da praticidade em sua produção e principalmente consumo. É possível produzir com antecedência e estocar, pois com a técnica de ultracongelamento/congelamento rápido não cria cristais de água e mantém a mesma qualidade do produto”, destaca.

    Vinícius Rojo cita o que é necessário para oferecer sobremesas congeladas de qualidade, destacando a necessidade de bons insumos e mão de obra qualificada.

    “Ao oferecer uma sobremesa congelada, é muito importante ter uma logística eficiente e com a temperatura adequada. Para oferecer sobremesas diferenciadas e de alta qualidade, é imprescindível a utilização de ótimos ingredientes e mão de obra especializada, afinal para produção de uma sobremesa excepcional exige conhecimento e combinação ideal entre os ingredientes”, afirma ele.

    Nova Safra
    www.novasafra.com.br
    Cassinelli
    cassinelli.com.br
    Mama Filó
    www.instagram.com/mamafilocozinha

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here