Pizza pode se tornar patrimônio da humanidade

0

A campanha para a pizza entrar para a lista da Unesco de Patrimônios Imateriais da Humanidade chegou ao Brasil. Com 600 mil assinaturas, a campanha #PizzaUnesco fez uma apresentação no Complexo Eataly, em São Paulo, na semana passada. O evento também marcou o início da divulgação para a América do Sul.

“Muitas assinaturas estão sendo recolhidas na Ásia (Japão, Tailândia, Coreia), na Europa (Inglaterra, França, Alemanha) e na Austrália. Agora começamos a coleta aqui no Brasil e no dia 5 faremos um evento na Argentina, ou seja, passaremos também por outros países da América do Sul”, conta Alfonso Percoraro Scanio, promotor da campanha e presidente da Fondazione UniVerde.

Em entrevista à ANSA, Alfonso disse que tem a meta de alcançar 1 milhão de assinaturas em 2016. Segundo ele, o alimento é o item italiano mais difundido no mundo, e a comida mais consumida do planeta.

O promotor da campanha conta que entender como a pizza é feita pelos pizzaiolos napolitanos é

“um desafio cultural e, na Itália, também econômico já que ele faz com que o mundo inteiro entenda que é importante aprender como é feita a pizza da maneira tradicional”. Outra coisa importante é que os ingredientes sejam de qualidade. Ou seja, temos que oferecer ao consumidor um produto feito bem, de uma maneira artesanal, mas que a farinha seja a certa, que os tomates sejam os corretos, quando tiver a mozarela que seja, de preferência, a de búfala campana Doc e que o azeite seja extravirgem de oliva. Todas essas são características que formam a pizza napolitana”.

A escolha de São Paulo como cidade para divulgação na América Latina foi destacada pela importância da imigração italiana e, também, pela forma com que a cidade lida com a pizza. Para ter uma ideia, São Paulo possui cinco mil pizzarias em funcionamento, que produzem 450 mil pizzas apenas para a capital, e aproximadamente 800 mil pizzas para todo o estado.

Fonte: Folha de São Paulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

9 + três =