Pit stop – Alimentação em autodromo

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Atualmente, o automobilismo brasileiro é um esporte bastante conhecido no país. De Norte a Sul, de Leste a Oeste, a prática esportiva de várias modalidades tem se intensificado cada vez mais com o passar dos anos, sendo incentivada por governos e empresas privadas. É muito importante e proveitoso o patrocínio do esporte e dos esportistas brasileiros. Isso não é diferente com o automobilismo.

As corridas sempre ocorrem em instalações chamadas de autódromos. É num autódromo que acontece o espetáculo das competições de velocidade e performances em geral de distintos tipos de veículos.

Hoje, existem 14 autódromos homologados no Brasil e que recebem etapas oficiais dos campeonatos do país. Esses autódromos são administrados por governos estaduais ou municipais e alguns recebem incentivos da iniciativa privada para se manterem em total funcionamento.

Como em qualquer outra organização, em um autódromo também é necessário que haja uma eficiente estrutura de atendimento e organização para a recepção do público visitante. O local é composto de circuitos, arquibancadas, áreas de alimentação, entre outros espaços. Cada autódromo possui comércio de alimentos e bebidas, o que será mais detalhado no decorrer desta matéria.

Administração

O Autódromo José Carlos Pace, mais conhecido como Autódromo de Interlagos, é administrado pela São Paulo Turismo (SPTuris), empresa de turismo e eventos da Prefeitura de São Paulo. Para realização dos eventos, como provas de automobilismo, motovelocidade, festivais de música e outros, os espaços do local são locados para promotores e organizadores de eventos.

Estes, por sua vez, são os responsáveis pela contratação de outras empresas para oferecer serviços como ambulâncias, equipes de segurança e alimentação, que não têm interferência da SPTuris para escolha, mas é feito o acompanhamento como montagem das estruturas temporárias.

Com informações da SPTuris, o Autódromo de Interlagos não possui um espaço fixo de alimentação do público. Apenas o Kartódromo Ayrton Senna possui uma lanchonete para receber o público que frequenta o local.

Como foi adiantado, os promotores que realizam atividades no Autódromo podem fazer a montagem do evento com áreas de alimentação e contratar empresas que ofereçam o serviço, mas como são diferentes promotores, o cardápio varia muito de evento para evento.

Pode haver tendas de redes de alimentação conhecidas, ou os food trucks, por exemplo. Cada atividade em Interlagos possui um perfil de público diferente. Durante o GP Brasil de Fórmula 1, que aconteceu de 13 a 15 de novembro passado, o público foi composto por 43% de turistas. A faixa etária predominante é de homens (88%) com idade ente 30 e 39 anos. Há outros eventos realizados no Autódromo que também tiveram perfil de público examinado pelo Observatório de Turismo e Eventos da SPTuris, como o Festival Lollapalooza, que também teve em torno de 43% de turistas na edição deste ano. Segundo a SPTuris, os turistas que participaram desse festival foram responsáveis por mais de R$ 93 milhões e movimentação econômica com gastos na cidade em hospedagem, alimentação e outros.

Eventos

Inaugurado em 28 de julho de 1974, o Autódromo de Goiânia foi palco de importantes eventos do cenário mundial. Sua pista com extensão de 3.820 metros possui um traçado elogiado por vários pilotos de diversas categorias, em razão dos vários pontos de ultrapassagens, curvas de alta e baixa, o tradicional “esse”, além de possuir a maior reta dentre os autódromos do país.

Situado em local de fácil acesso, o Autódromo de Goiânia foi reformado pelo Governo de Goiás por intermédio da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop). As obras, iniciadas em 2012, transformaram o antigo Autódromo em um novo e amplo complexo multiesportivo. A primeira fase se deu com a reinauguração do Autódromo em junho de 2014, após passar por completa reforma, passando a dispor de moderna estrutura física climatizada e mobiliada, ambulatório, sistema de iluminação, cronometragem, sinalização de pista com placas de Led, sistema de monitoramento gerando maior segurança para a população, novo asfalto para a pista, áreas de escape, guard rails com três lâminas, ampliação e demarcação de áreas para estacionamento, passando a contar com mais três mil vagas.

A assessoria de imprensa da Agetop também informa que, no momento, estão em andamento as obras do Parque do Autódromo, já em fase final, com previsão de entrega ainda este ano. O espaço possui área de 55 mil metros quadrados, com pista de skate profissional, pista de caminhada de 1.200 metros, playground, academia, quadras poliesportivas, teatro de arena, além de abrigar extensa área de verde, com rica diversidade de flores e plantas, tornando uma excelente alternativa de lazer e convivência para os goianos.

A exploração de estruturas para a comercialização de alimentos e bebidas foi objeto de procedimento licitatório para a concessão de espaços às lanchonetes. A área próxima aos boxes possui um restaurante/lanchonete para o público interno. E para o externo, próximo a arquibancada, existe outra lanchonete. E, ao longo da área gramada, que praticamente circunda o Autódromo, existem quiosques para atendimento do público em geral, com a comercialização de produtos típicos de lanches rápidos.

Na área em cima dos boxes, foi criado espaço para ampla e moderna cozinha, mobiliada e equipada, para atendimento vip dos camarotes. A Agetop salienta que o cardápio é o mais diversificado possível, sendo fornecido desde os tradicionais lanches rápidos até o almoço, tudo feito com rigoroso padrão de higiene e qualidade. Compete aos detentores de contrato das lanchonetes/restaurante a escolha do cardápio a ser servido.

Com as reformas no complexo esportivo e a mudança da administração, foi proposto maior conforto e segurança para a população que busca o Autódromo de Goiânia para lazer e diversão. Com isso, a participação da população voltou a ser imensa e completa. Em dias de corridas, a Agetop constata todo o tipo de frequentadores: homens, mulheres e crianças. Em dias normais, o espaço é disponibilizado para a prática de ciclismo e caminhada. E com a inauguração do Parque é certo o aumento do número de visitantes, pois serão disponibilizadas várias atividades esportivas. Será expressiva a frequência  em todas as faixas etárias, dado ao espaço arejado, urbanizado, com segurança e com estruturas de entretenimento e lazer.

A LTBA, empresa especializada na realização de eventos e fornecimentos de alimentos para companhias e órgãos públicos é também responsável pela administração da lanchonete principal do Autódromo de Goiânia, bem como dos quiosques mais bem localizados nesse espaço. O cardápio da LTBA é montado, levando-se em conta o perfil do público de cada evento e podendo, ainda, ser preparado de acordo com a solicitação de cada organizador.
Atualmente, o cardápio é composto por pratos executivos, uma variada opção de sanduíches, salgados, espetinhos, snacks, sorvetes, sucos, refrigerantes e guloseimas. Além dos sabores, a empresa se preocupa com a qualidade e a segurança alimentar dos produtos servidos. Por isso, todas as fases do processo de produção são monitoradas pela chef de cozinha Bia Pimentel e pela nutricionista Kamila Gontijo Menezes.

O Autódromo Internacional de Campo Grande (MS), circuito Orlando Moura, foi inaugurado em 5 de Agosto de 2001. Tem 3.433 metros de extensão no sentido anti-horário, e possui três curvas para direita e sete para o lado esquerdo, dispondo de uma das maiores retas do Brasil com 960 metros.

O Autódromo possui capacidade para 35 mil espectadores e cabem quatro mil veículos no estacionamento. A parte de infraestrutura conta com 28 boxes, 25 camarotes e uma sala vip. O local já recebeu a sexta etapa da Fórmula Truck e, atualmente, recebe importantes categorias do automobilismo brasileiro como a Stock Car, Fórmula Truck, Pick Up Racing e Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. A superintendência de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Campo Grande diz que em cada evento é contratado um buffet para alimentação daqueles que trabalham no evento. A alimentação para o público fica a cargo dos trailers cadastrados para vender no evento, que oferecem basicamente lanches, sucos e refrigerantes. Tal como nos outros autódromos, o Orlando Moura também recebe variados eventos, atraindo um público eclético.

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