PIB encolhe no primeiro trimestre de 2016

Alguns fatores podem restabelecer o crescimento econômico

0

O Produto Interno Bruto (PIB) teve redução de 0,3% no primeiro trimestre de 2016, movido principalmente pela taxa de desemprego. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), que mede a atividade nacional trimestralmente.

A agropecuária apresentou queda de 0,3% no primeiro trimestre do ano, após o crescimento registrado no último período apurado de 2015 (2,9%). O setor de comércio também teve queda de 1% no período, com o quinto resultado negativo consecutivo.

Enquanto isso, a exportação de produtos brasileiros comemora os bons números no período, influenciado principalmente pela desvalorização do real frente as outras moedas, como o dólar. O setor de exportação teve alta de 6,5%, com o quinto crescimento consecutivo. Já a importação registrou queda de 5,6%.

O setor industrial mostra uma queda de 1,2%. De acordo com o professor Francisco Cassano, professor de Relações Internacionais da Universidade Presbiteriana Mackenzie, a competitividade brasileira deixou de apresentar bons números para enfrentar o mercado global.

“A intensificação da integração econômica com países mais desenvolvidos; a redução da carga tributária e dos encargos trabalhistas para desonerar a produção; o estímulo à inovação tecnológica, com redução do imposto de renda para as empresas que produzirem com mais competitividade”, explica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

2 × 4 =