Pesquisa revela dados sobre franquias de alimentação

0

A “9ª Pesquisa Setorial das Redes de Franquias de Alimentação 2014” realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), demonstrou que o lucro médio das operações de franquia no Brasil é de 12%.

Juntando todos os gastos com a operação, como água e luz, o lucro que as franquias receberam em 2014 é de 12%. “O sistema está tendo uma queda de margens, assim como o mercado”, afirma João Baptista Jr., do comitê de food service da ABF.

O estudo também quis saber quais os gastos que mais pesam no negócio. O valor médio com a conta de água representa 1,02% no valor do faturamento do negócio. Já a energia elétrica, 3,28% e o gás 1,24%.

O faturamento do setor em 2014 cresceu 12%, chegando a um total de R$21,6 milhões. O valor médio gasto nestes locais também subiu ( 4,9%). “Nós temos poucas áreas, como cafeteria, cervejaria e pizzaria, acima da inflação na variação de ticket. O pessoal não conseguiu repassar todos os custos que teve”, diz Enzo Donna, da ECD Food Service, parceira da ABF na pesquisa.

O estudo mostra que comparado com o ano anterior e o mesmo segmento das lojas pesquisadas, o aumento foi de 5%. A quantidade de lojas também obteve aumento (7,5%), com a entrada de mais 21 mil unidades. A estimativa é que neste ano o faturamento de franquias cresça 10%.

Fonte: Revista PEGN

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

vinte − sete =