Feijão reduz colesterol ruim e risco de doenças cardiacas, aponta estudo

    0

    Por Redação FSN – 8 de abril de 2014

    Uma pesquisa canadense e americana apontou que uma porção diária de feijão, ervilha, grão de bico ou lentilha pode reduzir o colesterol ruim em 5% (LDL) e, consequentemente, o risco de doenças cardiovasculares em até 6%. O estudo foi publicado no “Canadian Medical Association Journal”.

    A pesquisa, que foi conduzida por diversos centros, analisou 26 ensaios clínicos que incluíram 1.037 pessoas e os pesquisadores encontraram uma taxa de redução de 5% na lipoproteína de baixa densidade (LDL) com a ingestão de 130 gramas ou ¾ de xícara de leguminosas não oleaginosas por dia.

    Os níveis de redução de colesterol foram maiores entre os homens, o que, segundo os cientistas, se deve aos altos índices de colesterol ruim encontrados neles.

    “A redução de 5% no colesterol LDL sugere uma redução do risco potencial de 5% a 6% em grandes eventos vasculares”, escreveu John Sievenpiper, do Centro Clínico de Nutrição e Fator de Risco do Hospital St. Michael, em Toronto, no Canadá. Além disso, os pesquisadores acreditam que o consumo de leguminosas também traga benefícios no peso corporal, na pressão arterial e no controle de glicose.

    Apesar disso, alguns participantes da pesquisa relataram problemas estomacais como inchaço, flatulência, diarréia ou constipação.

    Fonte: O GLOBO

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here