Pesquisa aponta benefícios de dieta rigorosa na prevenção ao câncer

    0

    Por Redação FSN – 12 de fevereiro de 2014

    Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos indicou que uma dieta rigorosa, composta por nove tipos de vegetais por dia, é uma forma de prevenir vários tipos de câncer. Após testes realizados em animais, que se alimentaram com carne vermelha, o resultado foi o aumento dos riscos de desenvolver a doença. De acordo com a pesquisa, um cardápio variado é capaz de diminuir 30% dos casos de câncer como tumores de boca, laringe, faringe, estômago e intestino.

    A nutróloga da Oncomed Belo Horizonte, Dra. Fernanda Schettino, afirma que a recomendação passada nos consultórios para os pacientes é que, mais importante que o tratamento, é a prevenção. “Evitar alguns alimentos em excesso é essencial. A bebida alcoólica, além dos diversos danos que pode causar, aumenta os ricos do câncer de boca, esôfago, fígado e reto” explica a nutróloga, que prossegue. “Outro aspecto importante é o modo de preparar e conservar os alimentos: alimentos conservados em sal como carne de sol e peixes salgados podem estar associados ao câncer de estômago. Assim como os alimentos ricos em nitritos e nitratos (embutidos e alguns enlatados) podem aumentar o risco de câncer gástrico”, conclui.

    Já é comprovado também que indivíduos que consomem mais vegetais (fibras, vitaminas e sais minerais) apresentam menor probabilidade de desenvolver o câncer, principalmente o de intestino. Segundo a nutróloga, determinados nutrientes apresentam um papel protetor quanto ao câncer de um modo geral (licopenos, betacarotenos, entre outros). “Esses nutrientes estão presentes nas frutas, nos vegetais e também na versão integral do pão, do arroz e da farinha de trigo”, afirma a Dra. Fernanda.

    Segundo ela, ingerir cerca de três frutas diferentes ao longo do dia, comer um vegetal verde-escuro pelo menos uma vez ao dia, comer menos carne vermelha e acrescentar peixe ao seu cardápio duas vezes na semana, além de reduzir o consumo de refrigerantes e sucos açucarados, dando preferência para sucos naturais, são algumas das recomendações para uma dieta saudável, que minimiza os riscos de desenvolver um câncer.

    Além disso, a prática de exercícios físicos regularmente é outra atitude que pode ser tomada para trazer melhorias ao corpo. O exercício, além de baixar níveis do colesterol ruim, aumentar o bom colesterol e controlar o excesso de peso, também está associado a mais disposição e bom humor.

    Fonte: Assessoria de Imprensa/ Oncomed BH

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here