Personalização em alta

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Os bistrôs, que podem ser tanto restaurantes quanto bares que não sejam de grande porte, são muitos comuns em diferentes lugares, mas principalmente na França, país em que eles surgiram e onde costumam fazer bastante sucesso. Muitos desses lugares contam com um menu extremamente pessoal, pois há uma conversa com os consumidores para saber o que eles desejam comer e, assim, os pratos são feitos de acordo com essas preferências que são transmitidas. Geralmente, são os próprios proprietários que comandam as cozinhas desses locais, além de também ajudarem na recepção e manterem contato direto com os clientes, promovendo uma relação intimista. Apesar de algumas pessoas defenderem um ambiente extremamente requintado para esse tipo de negócio, há profissionais que acreditam que um ambiente descontraído e informal também possa ser característico de determinados bistrôs.
Não se sabe, ao certo, como o nome bistrô surgiu. Há profissionais que defendem que o nome bistrô teve início na Rússia e que surgiu no ano de 1815, ocasião em que os russos se apossaram de Paris, na França. Eles teriam entrado nos cafés do local gritando: “bistro”, “bistro” (rápido). Já outros profissionais defendem a ideia de que o nome bistrô é referente a uma bebida que mistura aguardente ao café e que é chamada de bistrouille. Essa bebida era comum nos bistrôs no fim do século XIX.
Quando tiverem início na França, os bistrôs eram locais bastantes simples, que contavam com uma decoração que era uma decoração rústica. Em geral, eles eram comandados por uma família, que já naquela época mantinha contato com os consumidores nos estabelecimentos. Os cardápios não contavam com um grande número de opções para os clientes e eram típicos da culinária local, servidos em porções grandes e que não contavam com um preço alto a ser pago pelos consumidores.
Atualmente, no Brasil, muitos bistrôs servem vários pratos típicos franceses, mas também contam com outros tipos de receitas para atender as pessoas, expandindo as possibilidades nas cozinhas. Como não há muitas mesas presentes nesses locais, o atendimento se torna ainda mais personalizado. Muitos bistrôs, inclusive, contam com um número, de fato, bem pequeno de mesas, às vezes quatro ou cinco. Muitos desses espaços também oferecem para os consumidores a oportunidade de eles fecharem o local para eventos, expandindo a sua forma de atuação. Sendo assim, muitos bistrôs são procurados para a realização de eventos como noivado, aniversários, entre outros tipos de confraternizações.
Outra atitude diferenciada que muitos bistrôs têm tomado é o fato de eles abrirem as suas cozinhas para os próprios consumidores, em determinadas ocasiões. Assim, eles têm a oportunidade de fechar o lugar para seus familiares e amigos e cozinhar para eles.
Além disso, em geral, os bistrôs prezam por ouvir os consumidores não somente em relação ao cardápio que eles desejam, mas também no que diz respeito a diversos outros aspectos dos locais. Sendo assim, modificações podem ser feitas e novidades podem surgir, atendendo àquilo que os clientes desejam e até mesmo fidelizando-os. A relação também é cultivada e, em muitos bistrôs, os consumidores são chamados pelo nome, fazendo, assim, um atendimento mais personalizado e mais diferenciado. A presença do chef de cozinha, em geral, também é bastante marcante nesses locais. Um som ambiente que seja agradável também é pensado por vários bistrôs.
Apesar de não contarem com um número grande de mesas, o espaço dos bistrôs é bastante pensado, pois é necessário que haja boa mobilidade tanto dos colaboradores quanto dos consumidores, além de também dever haver o conforto. Como o estoque de alimentos e de bebidas não é muito grande nesse tipo de estabelecimento, os depósitos costumam ser pequenos.
O investimento para esse tipo de negócio pode variar muito, de acordo com o que ele oferece e com questões como localização, tamanho, os tipos de equipamentos que serão utilizados e também os tipos de móveis que serão escolhidos para que se possa compor o ambiente. Os custos também podem variar bastante, de acordo com cada estabelecimento.

Exterior

Nova York, nos Estados Unidos, é um local que conta com uma série de bistrôs e de restaurantes, muitos deles cujos proprietários são pessoas que nasceram em outros países e que contribuem com comidas típicas desses locais, caracterizando o lugar também pela diversidade gastronômica que é capaz de oferecer a todos.
Um dos estabelecimentos que podem ser visitados por lá é o restaurante/bistrô brasileiro Zebu Grill, localizado em Manhattan, próximo ao Central Park, na 305 E 92nd St, New York, NY 10128. O foco do menu é a comida mineira.
O lugar, que foi inaugurado no ano de 2002, conta, também, com um diferencial bastante atrativo. Conforme destaca a proprietária Tânia Santana, há uma conversa com as pessoas que estão frequentando o lugar, para que se possa saber os seus gostos e fazer as refeições de acordo com eles. Além disso, conforme ela relata, a ideia de abrir o Zebu Grill surgiu por acaso. Antes de inaugurá-lo, Tânia contava com outro restaurante, chamado Circus, bem no centro de Nova York.
“Como moro na parte alta de Manhattan, tivemos a ideia de abrir o bistrô perto de casa pela comodidade e pela facilidade de já conhecer a vizinhança. Para nós, a convivência e as relações pessoais têm tanta importância quanto a qualidade do serviço. No Zebu, conversamos com o cliente, sabendo das suas preferências e preparando a refeição ao seu exato gosto, o que a torna única e extremamente pessoal”, salienta a profissional.
O estabelecimento abre suas portas todos os dias, contando com uma clientela que é de várias nacionalidades. O maior público da casa não é o brasileiro: os norte-americanos e os mexicanos são os que mais frequentam o lugar. Alguns dos itens preferidos por eles são a caipirinha de cachaça, churrasco, tutu a mineira, camarão na moranga e feijoada. Atualmente, a administração da casa fica por conta de Tânia, da filha Samantha Reis, de Rodrigo Chamon, que é marido da filha, e do sobrinho Patryck Shaper.

Experiência

Tânia nasceu na cidade de Belo Horizonte e é de uma família de exímias cozinheiras da região de Morada Nova de Minas. Para ela, o sucesso que o estabelecimento vem fazendo é motivado pela busca, que é constante, pela qualidade dos itens que são disponibilizados no local, importados do Brasil. O atendimento, para ela, é outro destaque do Zebu Grill, acompanhado passo a passo pela proprietária, desde o preparo dos pratos até eles chegarem às mesas dos consumidores.
“Nossos pratos trazem a tradição da receita de família mineira, em que valorizamos muito os temperos e especiarias. Nós nos preocupamos muito com a apresentação dos pratos. No nosso caso, temos aquele twist que faz a apresentação bem agradável aos olhos. Nossos pratos são preparados com produtos da mais alta qualidade, como verduras e legumes orgânicos, temperos especiais e executados com os melhores ingredientes ao alcance. Também usamos produtos orgânicos da época, comprados em uma feirinha que fica a dois quarteirões do restaurante, o que faz grande diferença”.
Sobre os benefícios de investir no bistrô, Tânia destaca “a agilidade e a proximidade com a clientela, que passamos a conhecer de perto, inclusive muitas delas de outras nacionalidades. Além disso, há o fato de podermos introduzir periodicamente novas receitas e ingredientes, como atrativo e diferencial”, diz ela, que também comenta os principais desafios. “Temos sempre de inovar para manter o cardápio atrativo. Estamos sempre pesquisando novos sabores, novas receitas, sempre atentos à qualidade dos nossos produtos. A nossa consistência nesse aspecto tem mantido nossos clientes fiéis e satisfeitos”, afirma.
A respeito dos planos para o local em médio e em longo prazo, Tânia finaliza dizendo: “pretendemos estender nosso horário de funcionamento e ampliar o uso de ingredientes brasileiros nos nossos pratos. Em um futuro próximo, temos a intenção de abrir unidades Zebu Grill no Brasil”, afirma.

Prêmio

O Voilà Bistrot,, localizado em Paraty, no Rio de Janeiro, foi o grande vencedor do prêmio Travelers’ Choice Restaurantes 2016, conforme divulgação do TripAdvisor®, site de planejamento e também de reservas de viagens. O local, caracterizado por oferecer pratos da gastronomia francesa, possui o título desde o ano de 2013, tendo conquistado, ainda, o primeiro lugar no ranking da América do Sul e o oitavo na lista global neste ano.
O Travelers’ Choice Restaurantes tem como o seu principal objetivo o de orientar uma série de pessoas que procuram por lugares especiais para refeições ou, então, que pretendem fazer uma viagem gastronômica.
Zebu Grill
www.facebook.com/zebugrill
Voilà Bistrot
www.pousadacaminhodoouro.com.br

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