Pequenas empresas representam 27% do PIB

    0

    Durante o seminário ” Uma agenda para dinamizar a Exportação de Serviços”, realizado durante a segunda-feira, 15, o diretor-presidente do Sebrae, Luiz Barretto Filho afirmou que as pequenas empresas já representam 27% do PIB brasileiro mas representam 1% das exportações.

    O diretor acredita que a melhor maneira para que esses empresários cheguem ao mercado externo é integrá-las com as cadeias produtivas de grandes empresas. Desta forma, pequenas empresas conseguiriam melhorar sua produtividade e competitividade, estimulando as exportações indiretas.

    Outro ponto ressaltado por Barretto é a importância do Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDS) neste processo. “Ele tem um papel fundamental e precisa continuar cumprindo essa função. É um grande instrumento, poucos países do mundo tem um banco de fomento assim”, explica.

    David Barioni, presidente da Agência Brasileira de Promoções de Exportações e Investimentos (Apex), ressalta a importância dos serviços de engenharia, que já envolvem de 1,5 mil a 2 mil empresas. Barioni afirma que seus nove escritórios espalhados pelo mundo auxiliam as empresas brasileiras em seu desenvolvimento, que envolvem desde a tomada de crédito ao pós venda.

    Fonte: Estadão PME

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here