Pequenas empresas no rumo da exportação

    Programa capacita empresas de SP

    0

    Com o objetivo de incentivar a exportação de produtos nas empresas brasileiras, a Apex Brasil lançou o núcleo SP Export, que vai oferecer consultoria gratuita a pequenas e médias empresas que desejam exportar.

    O SP Export faz parte do Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex) criado pela Apex-Brasil em 2009, dando suporte a mais de oito mil empresas em 14 estados. A Peiex em São Paulo aconterá através do SP Export, com administração da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (Investe SP).

    O núcleo tem a vigência de 30 meses e prevê realizar quatro mil atendimentos a empreendedores da região metropolitana de São Paulo. A capacitação é gratuita e tem como único requisito que as empresas abram dados sobre seus indicadores, financeiros e produtivos, para verificação.

    De acordo com a Apex-Brasil, as empresas que realizam exportações mas não são amparadas pelo programa tiveram um desempenho negativo de 15,1% nas vendas para o exterior em 2015. Já as empresas participantes do programa tiveram queda de 0,8%. “Com certeza, muitas das pequenas empresas que recebem os profissionais não podem pagar por um atendimento tão especializado. Então, acreditamos que esse trabalho aumenta a rentabilidade e a competitividade das empresas, o que é essencial para o período de crise”, diz David Barioni, presidente da Apex-Brasil.

    O Brasil ocupa o 20° lugar no ranking mundial de exportação. “Nosso país tem 16 milhões de empresas, mas apenas 16 mil exportam, o que representa apenas 0,1%. Temos muito trabalho a fazer se quisermos diminuir essa diferença”, conta Barioni.

    Fonte: Revista PEGN

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here