Pequenas empresas geram empregos

    0

    No período de janeiro a novembro deste ano, as micro e pequenas empresas geraram um saldo de 56.240 empregos. Esse quadro mostra um cenário bem diferente das empresas de médio e grande porte, que fecharam 1.010.939 empregos no mesmo período. Os dados são de um estudo mensal feito pelo Sebrae, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.

    Em novembro deste ano, as micro e pequenas empresas fecharam 20,2 mil vagas de emprego. Já as empresas de médio de grande porte foram responsáveis por 108,2 mil demissões no período. “Apesar da queda acentuada da economia neste ano, os pequenos negócios continuam sendo o segmento que gera novos postos de trabalho”, conta o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

    De acordo com o presidente do Sebrae, um dos principais motivos para a redução de vagas é às restrições de crédito. “O quadro econômico atual tem provocado elevação dos custos das empresas e a consequente redução de suas receitas. Isso dificulta a ampliação das vagas de empregos”, destaca.

    Para Domigos, uma das soluções está na redução de depósitos compulsórios – recursos recolhidos que não podem ser emprestados pelas instituições financeiras. O presidente do Sebrae acredita que se o Banco Central reduzir os depósitos compulsórios em 20%, poderiam ser liberados até R$ 40 bilhões para empréstimos às pequenas empresas.

    Fonte: Agência do Sebrae

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here